Josimar de Maranhãozinho e sua sinuca de bico. Entenda

Política

Que o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, presidente estadual do PL, não será candidato ao governo do Maranhão não é segredo para mais ninguém. Inclusive, aliados já foram informados pelo deputado liberal da decisão de declinar da disputa pelo Palácio dos Leões.

Como o Blog do Domingos Costa antecipou, Josimar e sua esposa Detinha serão candidatos a deputados federais juntos nestas eleições.

E quem Josimar apoiará para o governo? Três fatores pesam nessa decisão, vejamos:

Primeiro, Josimar é do mesmo partido do presidente da República e embora tenha “moral” com o dono nacional do sigla – o mensaleiro Valdemar Costa Neto – Maranhãozinho foi “aconselhado” não selar aliança que tenha o ex-governador Flávio Dino no palanque [arqui-inimigo de Jair Bolsonaro].

Segundo, é o fato de que o presidente da Câmara Federal, Artur Lira, se movimentou e mandou o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar instaurar nesta quarta-feira (4) processos disciplinares contra nove deputados, entre esses, Josimar de Maranhãozinho. Lira é aliado de Weverton por influência do advogado brasiliense Willer Tomaz, e a “ordem” já foi dada a Josimar: se não apoiar o pedetista para o governo, seu processo irá para o Plenário julgar a cassação do parlamentar o mais breve possível. A propósito, há quem diga que Maranhãozinho está “amarrado” pelos “beiços” por conta do seu processo no Conselho de Ética.

Por último, pesa também a vontade dos quase 50 prefeitos aliados de Maranhãozinho. Cerca de 80% dos gestores defendem que o parlamentar declare apoio ao governador Carlos Brandão, pois caso contrário, terão seus adversários municipais fortalecidos com as ações do governo em suas cidades. Aliás, diversos prefeitos do PL já informaram Josimar que têm compromisso com ele para o Governo, mas não irão acompanhá-lo caso o candidato escolhido para apoiar seja Weverton Rocha (PDT).

Uma “coisa” é certa, Josimar irá se definir ainda esta semana. Os próprios aliados já não aguentam mais tanta indecisão e quase que todo dia uma nova especulação sobre o futuro do PL no Maranhão.

Ah, e antes que esqueça, o deputado reunirá nos próximos dias com o Governador Brandão para anunciar aliança ou despachar o socialista…

Domingos Costa