O poder de voto de Jânio Balé

Política

_Todos que são apoiados pelo líder político tem ampla maioria de votos. _

A última eleição em Trizidela do Vale mostrou o que todo mundo já sabe. Quem se alia a Jânio Balé vence as eleições no município. Jânio Balé é extremamente amado pela população e agora seu filho segue a passos largos os caminhos traçados pelo pai. O apoio dado ao agora Deputado Estadual eleito Francisco Nagib em cima das eleições mostra a força da Família Balé em Trizidela e até sua influência na cidade vizinha Pedreiras. Às vésperas das eleições a Família Balé decidiu não continuar com Fred Maia, rompendo assim um longo período vitorioso. Fred optou por ter como aliado aquele que ele sempre disse combater. Era de se esperar que os Balés não permaneceriam em seu projeto político.

A força de Jânio e de sua família foi manifestada, mais uma vez, através dos votos. Foram 4.675 votos para Francisco Nagib, um candidato que não era conhecido da população trizidelense, mas que desde os primeiros dias da gestão Deibson Balé mostrou a que veio e sempre trouxe obras e ações para o município. Fred Maia, duas vezes vice-prefeito, prefeito por dois mandatos amargou uma derrota vexatória na cidade, 3.385 votos. Para quem recém saiu do mandato, é muito pouco. O fator Jânio Balé foi decisivo para a não eleição de Fred Maia. Outro destaque foi a expressiva votação dada ao Deputado Federal Juscelino Filho. Foram 5.026 votos dados a ele contra 1.414 votos para o segundo colocado Pedro Lucas Fernandes. Pedro Lucas foi apoiado na região por ex-prefeito, vereadores, ex-vereadores, líderes políticos, inclusive corre a boca pequena que o próprio Fred Maia apoiou Pedro Lucas em Trizidela do Vale, sabotando assim o aliado Juscelino para minar a campanha de Deibson. Mas isso, é uma outra história. De qualquer forma, Juscelino venceu de forma expressiva em Trizidela do Vale.

Jânio Balé rompeu com um longo período de truculência no município e iniciou um governo marcado pela atenção aos mais pobres. As inúmeras benfeitorias, obras e a ações fizeram com que Jânio não saísse mais das mentes das pessoas. Em todo canto que passa, é saudado, festejado, abraçado e até beijado em praça pública. Algo difícil de ver em um político fora do mandado eletivo. Mas isso, ocorre com Jânio Balé. Além dos dois triunfos sobre Paulo Maratá, Jânio ajudou, o até então aliado, Fred Maia em suas duas eleições. O fazendo prefeito por dois mandatos.

Ao romper com a forma de fazer política de Fred Maia, Jânio e o Grupo Balé impuseram a ele uma derrota massacrante em Trizidela do Vale. O destaque dessa derrota vai para o fato de Jânio declarar apoio a Francisco Nagib a apenas 30 dias da eleição. O resultado já foi contado no início da matéria. Além de Nagib, Juscelino Filho teve 5026 votos a maior votação para um deputado federal. Flávio Dino massacrou o segundo colocado com 7354 votos. Weverton obteve 5358 votos. Vale relembrar a derrota imposta por Deibson Balé a Vinicius Louro. O filho de Jânio Balé obteve 8.205 votos contra 4.532 votos de Vinicius Louro. A maior votação já obtida por um candidato em Trizidela do Vale.

Voltando as eleições deste ano. Todos os candidatos apoiados por Jânio Balé e seu grupo tiveram a maior votação em suas disputas e isso não é mera coincidência. Fruto de uma política que preza pelo bem de todas as camadas da sociedade.