“A Seduc está à disposição para apoiar iniciativas que dão oportunidades aos jovens”, diz secretário Felipe Camarão, durante aulão na Alemanha

Notícia Geral
Um curso pré-vestibular gratuito, visando a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), iniciou suas atividades em São Luís com um aulão inaugural, na quinta-feira (12). O evento ocorreu na Quadra Poliesportiva do bairro da Alemanha e foi promovido pela Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Maranhão. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, prestigiou o evento e destacou a importância da ação para o fortalecimento da Educação no Estado.
O secretário ainda declarou que o Governo do Estado está à disposição para contribuir com iniciativas que valorizam os estudantes. “Muita honra de ter participado da aula inaugural de preparatório para o Enem, promovida pela Fundação Leonel Brizola, aqui na quadra do bairro da Alemanha, que fica em frente a nossa escola Margarida Pires Leal. O Governo do Estado apoia todas as iniciativas que têm por objetivo melhorar a vida das pessoas, por meio da educação. Eu gostaria de parabenizar a iniciativa da Fundação e ressaltar que a Secretaria de Estado da Educação está à disposição, para apoiar todas as iniciativas que possibilitem aos nossos jovens oportunidade de emprego e renda”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.
Os aulões também ocorrerão em mais dois bairros de São Luís, sempre aos sábados, das 8h às 10h. Na Vila Embratel, o evento ocorrerá na escola Dayse Galvão, no dia 28 de agosto; o bairro Alemanha receberá um novo encontro no dia 28 de agosto, mas o espaço ainda não foi definido.
As aulas ministradas no curso ficam disponíveis na Plataforma da Fundação, entidade parceira da Universidade Aberta Leonel Brizola, para que estudantes tenham acesso a qualquer momento. A vice-presidente da Fundação Leonel Brizola, Jacimara Maciel, convocou a população a se fazer presente nas aulas do curso preparatório para o Enem e elogiou as iniciativas do governo, na valorização da educação do Maranhão, possibilitando o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes.
“Eu quero aqui deixar um convite a todos os jovens da grande São Luís e adjacências, que venham participar do Curso Preparatório para o Enem. É muito importante para os nossos jovens conquistarem uma vaga na faculdade. Então, eu convido vocês para conhecerem o projeto. Também quero fazer um agradecimento ao secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, não apenas pela excelente gestão, mas também pelo cuidado que tem com a educação e por acreditar em nossos jovens”, afirmou.
Desde 2017, a Fundação Lionel Brizola oferece aulas gratuitas para preparar estudantes maranhenses a ingressar em uma universidade. A ação, iniciada no bairro da Alemanha, logrou êxito com aprovação de diversos estudantes em vestibulares. Em 2018, as aulas do curso preparatório da Fundação foram ofertadas para estudantes de outros municípios do estado. Em 2019, a aula de revisão final aconteceu em São Luís, durante a Feira do Livro, e reuniu mais de 500 estudantes. Em 2020, o evento não aconteceu por conta da pandemia da Covid-19. Este ano voltou com força total.