Connect with us
Hora

Peritoró e Região

AÇÃO DA PREFEITURA ATENDE 168 PACIENTES NO MUTIRÃO DO GLAUCOMA

Das 168 pessoas atendidas, 81 foram diagnosticadas com glaucoma.

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Peritoró-MA, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou na sexta-feira, 14 de janeiro, o primeiro  mutirão de atendimento de combate e prevenção ao glaucoma.

Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença, e aos casos necessários, encaminhamento para cirurgia.

Os atendimentos ocorreram no  Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças e do Bom Caminho, 168 pessoas foram atendidas, onde os pacientes passaram por uma triagem e em seguida foram chamados para a realização de testes, que foram  realizados por enfermeiros. Das 168 pessoas atendidas, 81 foram diagnosticadas com glaucoma.

Os pacientes receberam gratuitamente os colírios adequados para a continuidade de seus tratamentos.  

O objetivo da ação foi fazer um diagnóstico precoce da doença e encaminhar o paciente o quanto antes para tratamento apropriado.

O mutirão foi realizado obedecendo os protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, onde foi exigido o uso de máscara, álcool em gel, além de outras medidas de distanciamento.

O que é o glaucoma:

O glaucoma é uma degradação do nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho). Há, porém, casos de pessoas com pressão ocular normal que podem ter glaucoma.

O nervo óptico é responsável por captar as informações que enxergamos e transmiti-las ao cérebro. Quando o glaucoma afeta essas fibras nervosas, elas morrem gradualmente, podendo resultar na perda total da visão.

Geralmente essa degradação acontece em razão do aumento da pressão intraocular, causada por alteração no fluxo de produção e no escoamento do humor aquoso (líquido que preenche parte do olho).

O secretário Municipal de Saúde de Peritoró-MA, Valderson Carvalho, disse que a maior preocupação da atual gestão é propiciar comodidade, eficiência, humanização e agilidade nos atendimentos, razão pela qual, promoveu o mutirão.

“A recomendação do nosso prefeito Dr. Júnior,  é que a saúde chegue o mais perto possível do cidadão e no caso do mutirão  do glaucoma, é fundamental para o diagnostico precoce da doença que uma vez o paciente diagnosticado com a doença, logo recebe o tratamento adequado, aqueles que precisam de cirurgia serão encaminhados para a mesma, e os que apenas precisam do colírio, esse medicamento foi entreguem durante os atendimentos, frisou o secretário de saúde 

Peritoró e Região

PREFEITA PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES DE 15 ANOS DA APAE DE ALTO ALEGRE-MA

Publicado

em

Por

A prefeita Nilsilene do Liorne participou na tarde desta quarta-feira, 25 de Maio, do aniversário das comemorações pelo aniversário de 15  anos da Associação de Pais e Amigos-APAE do município de Alto Alegre-MA.

A Apae é serve  de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla. A associação  tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos desse grupo e representar o movimento, tendo em vista a melhoria da qualidade dos serviços na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

A Apae atende centenas de alunos, ela fica localiza na rua Setúba.  A prefeita Nilsilene do Liorne ainda fez doação de cem cestas básicas para as famílias da Apae.

Ainda estiveram presentes no evento, Denise Pacheco, presidente da APae, secretários municipais, a vice-prefeita Teca Jansen e sociedade organizada.

A prefeita Nilseline destacou a importância da APae.

 

Não poderia deixar de participar do aniversário desses 15 anos que é muito importante para o município e para os filhos de vocês. Nossa missão é sempre proporcionar um ambiente adequado e com todos os profissionais necessários para os filhos de vocês recebam toda assistência, quero agradecer a Denise e toda sua equipe pelo o empenho e dedicação, aqui se respira o ar do carinho, do respeito e do amor ao próximo”, disse Nilsilene do Liorne.

Estamos aqui na Apae comemorando os 15 anos , esse é um momento muito importante, quero parabenizar a nossa prefeita que está a todo momento empenhada em melhorar cada vez mais a Apae, parabenizar os funcionários, hoje a Apae conta com uma equipe Multidisciplinar, verbalizou a vice-prefeita. 

É uma grande emoção está comemorando esses 15 anos da Apae, estamos muito felizes, a nossa prefeita está nos ajudando muito, ela é as mãozinhas da Apai, hoje temos uma estrutura nunca vista no município, graças a prefeita a Apai conta com vários funcionários que estão a disposição das crianças,  externou Denise Pacheco, presidente da Apae.

Continuar Lendo

Peritoró e Região

LIMA CAMPOS-MA: PREFEITURA EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO ENTREGA CARTÕES DO PROGRAMA MINHA CASA MELHOR

“O objetivo do programa é levar dignidade às famílias e gerar renda no município,

Publicado

em

Por

“O objetivo do programa é levar dignidade às famílias e gerar renda no município,

O projeto Minha Casa Melhor, integrante do Programa Cheque Minha Casa, visa garantir o acesso a móveis e eletrodomésticos a maranhenses integrantes do CadÚnico e apoiar o comércio local.

O Minha Casa Melhor é destinado a todas as famílias cadastradas no CadÚnico, que serão beneficiadas mediante sorteio. Além disso, lojas cuja atividade comercial seja de varejo de móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos serão contempladas para se credenciar no projeto como estabelecimentos parceiros.

O benefício do Projeto Minha Casa Melhor tem valor unitário de R$ 600,00, que é entregue a cada beneficiário através de um cartão de débito, que pode ser usado por 90 dias a contar da entrega. 

A prefeitura de Lima Campos-MA, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania  em parceria com o governo do Estado, realizou na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, a entrega do cartão do projeto Minha Casa Melhor,  às  famílias sorteadas pelo seu  NIS (número de inscrição do cidadão no CADASTRO ÚNICO do governo federal).
“O objetivo do programa é levar dignidade às famílias e gerar renda no município, pois os sorteados farão suas  compras nas lojas credenciadas de Lima Campos, já que a metodologia do programa é a compra de utensílios domésticos”, acrescentou Jeane Lima,   secretária de Assistência Social e Cidadania.
Continuar Lendo

Peritoró e Região

EM SÃO MATEUS-MA, JOÃO PEDRO PACÍFICO PARTICIPA DA ENTREGA DO CARTÃO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

O programa beneficia jovens que fazem diariamente um percurso superior a 100km, somando ida e volta.

Publicado

em

Por

Na manhã desta terça-feira, 24 de maio, aconteceu no auditório CVT da cidade de São Mateus, a entrega do Cartão Universitário. 

O objetivo é ampliar o acesso de estudantes a educação, auxiliando-os em seu deslocamento no município onde moram para o município onde está localizado sua instituição de ensino. O programa beneficia jovens que fazem diariamente um percurso superior a 100km, somando ida e volta. 

O município de Peritoró-MA, estava representado pelo o secretário municipal de Juventude de Peritoró-MA, João Pedro Pacífico. O Cartão Transporte Universitário, é um programa  que é realizado em Parceria com a Secretaria  de Juventude do Estado, programa no qual 15 estudantes peritoroenses  foram contemplados.

Estiveram  presentes na solenidade de entrega simbólica;  a secretaria estadual de juventude, Tatiana Pereira, o  ex-prefeito Miltinho Aragão, o secretário de Juventude de São Mateus,  professor Francisco Barata, e a secretaria de Juventude de Alto Alegre do Maranhão,  Diulia Evanny.

Promover políticas públicas para a juventude peritoroenses é uma determinação do nosso prefeito Dr. Júnior. Esse cartão vai contribuir no deslocamento dos nossos estudantes que buscam conhecimento e qualificação fora do município, disse João Pedro Pacífico, secretário de Juventude de Peritoró.

Continuar Lendo

Destaques da Semana