AÇÃO DA PREFEITURA ATENDE 168 PACIENTES NO MUTIRÃO DO GLAUCOMA

Peritoró e Região

A Prefeitura Municipal de Peritoró-MA, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou na sexta-feira, 14 de janeiro, o primeiro  mutirão de atendimento de combate e prevenção ao glaucoma.

Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença, e aos casos necessários, encaminhamento para cirurgia.

Os atendimentos ocorreram no  Centro de Saúde Nossa Senhora das Graças e do Bom Caminho, 168 pessoas foram atendidas, onde os pacientes passaram por uma triagem e em seguida foram chamados para a realização de testes, que foram  realizados por enfermeiros. Das 168 pessoas atendidas, 81 foram diagnosticadas com glaucoma.

Os pacientes receberam gratuitamente os colírios adequados para a continuidade de seus tratamentos.  

O objetivo da ação foi fazer um diagnóstico precoce da doença e encaminhar o paciente o quanto antes para tratamento apropriado.

O mutirão foi realizado obedecendo os protocolos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, onde foi exigido o uso de máscara, álcool em gel, além de outras medidas de distanciamento.

O que é o glaucoma:

O glaucoma é uma degradação do nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho). Há, porém, casos de pessoas com pressão ocular normal que podem ter glaucoma.

O nervo óptico é responsável por captar as informações que enxergamos e transmiti-las ao cérebro. Quando o glaucoma afeta essas fibras nervosas, elas morrem gradualmente, podendo resultar na perda total da visão.

Geralmente essa degradação acontece em razão do aumento da pressão intraocular, causada por alteração no fluxo de produção e no escoamento do humor aquoso (líquido que preenche parte do olho).

O secretário Municipal de Saúde de Peritoró-MA, Valderson Carvalho, disse que a maior preocupação da atual gestão é propiciar comodidade, eficiência, humanização e agilidade nos atendimentos, razão pela qual, promoveu o mutirão.

“A recomendação do nosso prefeito Dr. Júnior,  é que a saúde chegue o mais perto possível do cidadão e no caso do mutirão  do glaucoma, é fundamental para o diagnostico precoce da doença que uma vez o paciente diagnosticado com a doença, logo recebe o tratamento adequado, aqueles que precisam de cirurgia serão encaminhados para a mesma, e os que apenas precisam do colírio, esse medicamento foi entreguem durante os atendimentos, frisou o secretário de saúde