Connect with us
Hora

Notícia Geral

Afastados policiais militares que agrediram pessoas durante abordagem no interior do Maranhão

Publicado

em

O vídeo que vem viralizando desde ontem, segunda-feira (30), mostra cenas chocantes das agressões por policiais militares praticadas contra pessoas que estavam em um bar na madrugada de domingo (29), na cidade de Rosário. A OAB reagiu e condenou o ato selvagem (veja a nota abaixo) e o governador Flávio Dino tomou medidas imediatas, pedindo a apuração do caso e mandou afastar os militares de suas funções nas ruas. 

Confira abaixo o vídeo das agressões:

 

A OAB Maranhão recebeu na tarde desta segunda-feira (30/11), através de redes sociais, denúncia de crime de abuso de autoridade supostamente ocorrido na cidade de Rosário-MA. As imagens do circuito de monitoramento mostram policiais ameaçando e intimidando um grupo de moradores e agredindo inicialmente um jovem sem motivo aparente e sem apresentar nenhuma resistência ou perigo a guarnição. Em ato contínuo, um outro policial efetua disparos contra um indivíduo que tentava registar os atos de abuso de autoridade.

A Polícia Militar, como órgão do Estado Democrático de Direito, subordinada aos valores fundamentais da Constituição Federal e da Constituição do Estado do Maranhão, precisa se posicionar claramente a serviço da cidadania e dos direitos e garantias individuais, e contra tais violências e arbitrariedades, que não podem, sob nenhuma justificativa, encontrar abrigo em suas fileiras.

Cobra-se das forças policiais práticas democráticas de forma a garantir a segurança da coletividade e o direito de ir e vir de todos. A violência policial acaba por invalidar o sistema democrático constitucional e impede a plena e a livre convivência social. Atropela a promessa da cidadania, causando sérios danos no seio da sociedade.

Considerando a gravidade dos fatos apresentados no vídeo, a OAB-Maranhão, entidade com assento constitucional, exige do Poder Público que sejam tomadas todas as providências necessárias para a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis, tanto na esfera administrativa, como na esfera criminal.

A OAB/MA, através das comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública e Cidadania, tomará as providências cabíveis para apurar e acompanhar o caso.

Por fim, a OAB Maranhão reitera seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, na medida em que serve, exatamente, para coibir os arbítrios e abusos praticados pelas mais diversas autoridades.

São Luís (MA), 30 de novembro de 2020.

Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA

Comissão de Segurança Pública e Cidadania da OAB/MA

Continuar Lendo

Notícia Geral

EM ESPERANTINÓPOLIS, POLÍCIA PRENDE SEGUNDO SUSPEITO DE ASSASSINAR O CASAL

Publicado

em

Por

O segundo suspeito do duplo homicídio que aconteceu na madrugada de sábado (16), no povoado Palmeiral município de Esperantinópolis foi preso pela Polícia.

O primeiro suspeito foi preso  pela manhã, e encaminhado para a 14ª Delegacia Regional de Pedreiras, e graças a Polícia Militar de Esperantinópolis com o apoio da Polícia Civil de Pedreiras o segundo suspeito de cometer o crime já encontra preso.

Vítimas

Segundo informações, o suspeito também é morador do povoado Palmeiral, conhecido como Fernando do Didi, o mesmo foi encontrado em sua residência e entrou em luta corporal com o tenente José Antônio ao tentar fugir  do local, e acabou levando um tiro de raspão em uma das mãos.

De acordo com polícia, Fernando, foi levado ao Hospital Municipal para cuidar do ferimento e logo em seguida será encaminhado para 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Pedreiras.

Informações: Carlos Barroso
Continuar Lendo

Notícia Geral

EM ESPERANTINÓPOLIS, POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE ASSASSINAR CASAL

A polícia civil juntamente com a polícia militar de Esperantinópolis,  prendeu um suspeito dos assassinatos do casal Geovane e Lenir.

Publicado

em

Por

casal

A polícia civil juntamente com a polícia militar de Esperantinópolis,  prendeu um suspeito dos assassinatos do casal Geovane e Lenir. Entenda a história no link abaixo.

EM ESPERANTINÓPOLIS-MA, CASAL É MORTO COM 11 FACADAS

Ambos foram encontrados mortos com perfuração na altura do peito, feitos por arma branca, nesta manhã (16), em sua residência localizada no povoado Palmeiral, zona rural do município.

De acordo com o Delegado regional de Pedreiras, Dr. Diego Maciel Ferreira, um delegado e um investigador foram disponibilizados e deslocados até Esperantinópolis, para que fossem colhidos todos os informativos possíveis de modo imediato para que se chegasse aos autores dos crimes.

Vítimas
Com a agilidade nas investigações da equipe da 14ª Delegacia Regional de Pedreiras e da equipe local, a polícia conseguiu deter o primeiro suspeito desse crime brutal, que deixou toda a população abalada.

O suspeito foi levado a Delegacia de polícia Civil de Esperantinópolis e por está aparentemente drogado, o mesmo foi encaminhado para à 14ª Delegacia de Polícia Civil de Pedreiras para o devido interrogatório. Fonte: Carlos Barroso

Continuar Lendo

Notícia Geral

BMS RENDE HOMENAGEM A CHICO MIGUEL, EX-VICE-PREFEITO DE PERITORÓ, ANIVERSARIANTE DO DIA

Publicado

em

Por

Neste  sábado, 16 de janeiro,  é um dia especial para o ex-vice-prefeito e atual secretário de finança,  Chico Miguel, Chico,  completa mais um ano de vida.  O editor deste blog parabeniza  ex-vice- prefeito de Peritoró-MA, pela a passagem de seu aniversário. 

Chico, nasceu em Riachão, zona rural de Aldeias Altas-MA, chegou em Peritoró com cinco anos de idade, onde vive até hoje.

Continuar Lendo

Destaques da Semana