AGRICULTURA FAMILIAR: ADELMO SOARES MEDEIA DIÁLOGO DO CEDRUS COM O PODER LEGISLATIVO MARANHENSE

Notícia Geral

A Assembleia Legislativa do Maranhão sediou a reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (26), pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Maranhão (CEDRUS). O evento, mediado pelo deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão, assinada por 22 deputados da Casa, apresentou a atuação do CEDRUS para os parlamentares, visando demonstrar o trabalho desenvolvido em prol da agricultura familiar no Maranhão.

Do primeiro momento da reunião, participaram os deputados estaduais Ciro Neto (PP), Daniella Tema (DEM), Helena Duailibe (Solidariedade), Zé Gentil (PRB), Ariston (Avante) e Zito Rolim (PDT), além do presidente do CEDRUS, Joaquim Alves; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão (FETAEMA), Francisco Sales; do superintendente de Articulação Política de Codó, Pedro Belo, e representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Já no segundo momento da reunião, que aconteceu à tarde, o CEDRUS reuniu-se para debater as seguintes pautas: “REDD+” (Redução de missões decorrentes de desmatamento e degradação de floretas); Parecer Técnico da Câmara Setorial do Crédito Fundiário; Seminário Temático: Mudanças Climáticas, Agrobiodiversidade e Meio Ambiente; Atualização de Projeto Mais Sustentabilidade CAR/SAF; e o Programa Garantia Safra.

Em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Estado do Maranhão, o deputado estadual Adelmo Soares aproveitou o momento para frisar a parceria do CEDRUS com a Frente Parlamentar: “É muito bom poder estar aqui hoje ao lado de bons companheiros que lutam diariamente pelo avanço deste setor tão importante para o nosso Maranhão, que é a agricultura familiar. Estamos aqui para apresentar o CEDRUS aos meus colegas parlamentares e deixar clara a sua relevância no debate sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em nosso estado. O objetivo é integrar as ações e trabalharmos na perspectiva de uma parceria onde o nosso parlamento possa ajudar ainda o Conselho na instituição de políticas públicas que possam ajudar o nosso estado a partir dos nossos agricultores e agricultoras maranhenses”, contou o parlamentar.

Joaquim Alves, presidente do CEDRUS, também enalteceu a boa relação com o deputado Adelmo Soares, manifestando sua boa visão sobre a parceria com o parlamento legislativo: “Saúdo todos os deputados e deputadas aqui presentes nesta reunião e ressalvo o grande papel que o meu amigo deputado Adelmo Soares tem feito em prol de nós agricultores e agricultoras familiares. É importante que tratemos da agricultura familiar como ela deve ser tratada, pois o Maranhão é o estado com a maior produção do Brasil. Porém, nós não vemos um planejamento orçamentário para desenvolver esse setor. É por isso que ressalvo a importância da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Estado do Maranhão como uma conexão com a Assembleia Legislativa e com os deputados. São novas portas que se abrem para nós”, reforçou o agricultor.