Agricultura Familiar do Maranhão estará no Globo Rural deste domingo

Notícia Geral

A Agricultura Familiar do Maranhão cada vez mais, ganha visibilidade e conquista seu espaço, sempre colhendo os frutos férteis das ideias que foram plantadas desde a criação da Secretaria de Agricultura Familiar do Maranhão (SAF) até os dias de hoje. Como ex-secretário de Agricultura Familiar, me orgulho de ter dado início à jornada de construção, trilhada hoje pelo atual secretário Júlio Mendonça, que permitiu o desenvolvimento desse setor que continua crescendo no Maranhão, no Nordeste e no Brasil. Reflexo também de uma gestão atuante e comprometido como tem sido a do governador Flávio Dino, que com garra e coragem tem feito do Palácio dos Leões o verdadeiro palácio do povo e para o povo. 

Um dos vários feitos em nome da Agricultura Familiar foi a criação do Sisteminha, programa que constitui em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários. O elemento central da solução tecnológica é a criação de peixes em um tanque com sistema de recirculação e filtragem, além do baixo custo de investimento inicial, atua como uma solução integrada que pode ser facilmente adaptada às necessidades, experiência, preferências do produtor, condições geográficas e ao mercado local.

O Sisteminha é uma tecnologia social desenvolvida pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), localizada no estado do Piauí, que foi adotada pelo Governo do Maranhão já atende cerca de 9 mil famílias de agricultores por meio do Plano Mais IDH. 

Neste domingo o Maranhão estará sendo apresentado para o Brasil por meio da reportagem do Globo Rural, celebrando a vitória dos agricultores e agricultoras familiares graças ao desenvolvimento que será levado a várias cidades do Maranhão, principalmente as mais pobres, com o Sisteminha. É o Maranhão da Transformação!