ALTO ALEGRE DO MARANHÃO-MA; Morreu o Ex-prefeito de Alto Alegre do Maranhão, Ditinho

Peritoró e Região

Benedito Ferreira Pires Segundo nasceu em 09 de abril de 1935 na cidade de Rosário, filho de João Mamedes Pires e Raimunda Ferreira Pires, era casado com Alice Carvalho Pires com quem teve três filhos: João Mamede Pires Neto, Luís Fernando Carvalho Pires e Sergio Luís Carvalho Pires.
Ditinho assim como era conhecido em Alto Alegre do Maranhão, foi vereador pelo município de Coroatá em 1992. Em 1994 Ditinho assumiu o cargo de vice prefeito de Coroatá – MA e presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
Em 10 de novembro de 1994 foi apresentado a Assembléia Legislativa do Estado, a emancipação política e administrativa de Alto Alegre, o que abriu caminho para sua candidatura no município. Em 03 de outubro 1996, Ditinho venceu as eleições para prefeito de Alto Alegre. Foi o responsável pela organização institucional do município; abertura de ruas e avenidas; implantação de programas, construção de escolas, postos de saúde, praça Lindalva Marão e a barragem do rio Tapuio.
Por ter sido o primeiro prefeito do município, muitas responsabilidades foram atribuídas a Ditinho, o Rosariense adotado como filho de Alto Alegre do Maranhão, tinha uma forte veia artística, é de autoria dele o hino do município. Em um dos trechos, Ditinho fez questão de ressaltar a beleza do rio Tapuio. Outra tradição que permanece até hoje implantada por ele, é o desfile cívico do 07 de setembro e as tradicionais marchinhas de carnaval que retratam os fatos da política Altoalegrense.
Na segunda eleição de história política de Alto Alegre do Maranhão (2000), Ditinho disputou novamente o cargo de prefeito ao lado da senhora Joaninha, e foi reeleito para o mandato que terminou em 2004. Após anos de vida dedicada a política, parecia que o velho guerreiro sairia de cena, mas voltou em 2012 ao lado do prefeito Maninho de Alto Alegre, após a vitória de Maninho na sessão de abertura dos legislativos de 2013, ele classificou o momento como uma utopia.
O prefeito Maninho de Alto Alegre, decretou luto oficial de 03 dias no município, e lamentou a morte do amigo destacou a figura de Ditinho como essencial para a formação do município de Alto Alegre do Maranhão e para política.
“O respeito sempre prevaleceu entre mim e o ex Ditinho, na política e na vida aprendemos um com o outro. Enquanto fui presidente da Câmara Municipal no meu primeiro mandato vereador em 1997, trocamos experiências, tivemos as mesmas lutas, pois estávamos unidos numa única sintonia: trabalhar por Alto Alegre do Maranhão. Hoje nos resta a gratidão. Gratidão pelo seu trabalho, pelo seu exemplo de bondade, mansidão, humildade, respeito e serenidade para com todos. Descanse em paz velho amigo”, disse Maninho de Alto Alegre.

Do Blog do Garreto