ALTO ALEGRE-MA: SEMUS REALIZA DIA D DE CONCIENTIZAÇÃO E PREVEÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Notícia Geral

A Prefeitura de Alto Alegre do Maranhão, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 21 de outubro o dia D de conscientização e prevenção contra os cânceres de mama e colo de útero.

 

A programação contou com Exames preventivos e palestras sobre o assunto , a ação foi realizada  na Praça Lindalva Marão.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

“O câncer de colo de útero é o que mais mata mulheres infelizmente no nosso país, como o de mama também, então Alto Alegre não pode estar de fora, então mais uma vez a gente vem pra praça pública conscientizar as pessoas com nossos técnicos de enfermagem, nossos profissionais de saúde e dizer que estamos sempre de portas abertas nas UBS’s, porque o nosso lema, da nossa prefeita é cuidar da nossa gente”, comentou o secretário adjunto de Saúde, Messias Menezes.

“É uma preocupação da prefeita Nilsilene do Liorne, tá sempre trazendo essas ações cuidar da saúde do nosso povo, já que o slogan da nossa gestão é cuidando da nossa gente e realmente é uma preocupação da prefeita em estar sempre em questão de saúde se preocupando bastante, ela tá sempre dando ideias e buscando coisas na área da saúde pra cuidar do nosso povo”, disse Vera Alice, coordenadora de Atenção Básica.