Connect with us

Educação

Aluna peritoroense recebe menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado

em

A estudante peritoroense  Cinthya Kayllane, recebeu menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Cinthya Kayllane e Gerson, professor de Matemática

Cinthya Kayllane, tem 14 anos, é filha de Cícero Silva e Antônia Salazar, ambos são moradores  de Livramento, povoado pertencente ao município de Peritoró-MA.

Cinthya Kayllane e seu pai

Cinthya, recebeu o certificado de menção honrosa em 2016 e 2017, quando ainda estudava na Escola Municipal Benedito Santana, pois hoje ela estuda em outra Escola do setor privado. 

A Escola Municipal Benedito Santana, organizou uma cerimônia para entregar à estudante o certificado de menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática do ano de 2017. 

A cerimônia aconteceu na tarde de segunda-feira, 4 de Junho, ás 16h, no auditório da Escola Municipal Benedito Santana. Cerca de duzentos alunos do 6° ao 9° ano, e todo corpo docente da escola, estiveram presente.

Cinthya Kayllane, foi a única aluna do município a receber o certificado menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática até hoje.

Cinthya Kayllane e professores

Continuar Lendo

Educação

Aulas da rede publica estadual serão retomadas na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira (10), as escolas da rede pública estadual de ensino retomarão as atividades pedagógicas não presenciais.

Publicado

em

Por

Aulas da rede publica estadual serão retomadas na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira (10), as escolas da rede pública estadual de ensino retomarão as atividades pedagógicas não presenciais com novidades para estudantes e professores. Além dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, professores do ‘terceirão’ da rede, no Maranhão, também receberão chips de internet para auxílio na realização de seus trabalhos. Já aos alunos de primeira e segunda séries do Ensino Médio será distribuído material impresso. 
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou essas e outras medidas que foram anunciadas pelo governador Flávio Dino nesta sexta-feira (7), dentre elas a disponibilização de chips de internet por parte da Seduc a professores dos terceiros anos da rede estadual do Maranhão.
Além dessas ações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, recentemente, Portaria sobre as diretrizes para realização de atividades pedagógicas não presenciais em escolas da Rede. A Portaria nº 817, de 31 de julho de 2020, também trata da suspensão, por tempo indeterminado, das aulas presenciais nas escolas da Rede, incluindo unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
Conforme o documento, o retorno às atividades pedagógicas em caráter não presencial, seguirá as seguintes etapas: retorno da equipe pedagógica e administrativa dos centros de ensino, que ocorreu a partir do último dia 3, e a retomada e/ou início das atividades não presenciais em todas as escolas de rede estadual de ensino do Maranhão, a partir do próximo dia 10 de agosto (segunda-feira).
Continuar Lendo

Educação

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir de hoje

As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. 

Publicado

em

Por

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir de hoje
De hoje até esta sexta-feira (31) estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto.
As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. 
Lista de espera
Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente. 
A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.
Requisitos
Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos.
O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Programa
O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.
Continuar Lendo

Denúncia

OBRAS INACABADAS MARCAM O GOVERNO DE PE. JOZIAS

Publicado

em

Por

A cidade de Peritoró-MA, fica a 287 quilômetros da capital maranhense, tem como prefeito o ex- Padre Jozias Lima de Oliveira, popularmente  conhecido como Pe. Jozias. O ex-padre está governando o município por 12 anos, durante todo esse tempo,  o prefeito vem colecionando obras inacabadas, notadamente na educação e no esporte.

Peritoró-MA: Ginásio poliesportivo, mais uma obra inacabada do governo Pe. Jozias

 

EDUCAÇÃO

Livramento, bairro de Peritoró, tem uma creche que está a mais de dois anos em construção, nesse momento as obras estão abandonadas. Os Livramentense alimenta o sonho de ter um um local para deixarem os seus filhos para poderem ir trabalhar. 

Para uma mãe, deixar seu filho em uma creche é muito difícil. No entanto, muitas precisam fazê-lo por várias razões, como o trabalho ou a ausência de um membro da família que possa cuidar dos pequenos. No entanto, é importante conhecer os benefícios para as crianças quando ficam nesses lugares.

Benefícios da creche para bebês e crianças

As creches de bebês e crianças não são simplesmente lugares para cuidar dos nossos filhos. Elas também oferecem muitos benefícios, entre os quais:

Desenvolvimento físico

Como elas brincam quase o tempo todo, isso as ajuda a gastar energia. Em momentos de lazer, as crianças correm de lá para cá, o que as ajuda a estimular os sentidos e melhorar o equilíbrio. Além disso, elas mantêm uma boa dieta, descansam o suficiente e aprendem hábitos de higiene.

Conhecimento do meio ambiente

A creche é um novo ambiente para as crianças, o que é muito benéfico, pois começam a descobrir e explorar um lugar que era desconhecido. Além disso, elas descobrem novos objetos e pessoas.

Desenvolvimento de capacidades intelectuais

Através de brincadeiras, movimentos e todos os materiais encontrados na creche, as crianças começam a desenvolver suas capacidades intelectuais. Por outro lado, através de representações mentais e jogos livres, estimulam a criatividade, o que lhes permite inventar e criar novas ideias.

Esses são os benefícios que a creche de Livramento pode dá as crianças, mais para isso acontecer é necessário que o Prefeito da cidade tenha o compromisso de concluir a obra e entregar ao povo daquele bairro.

Creche de Livramento

Na zona rural também tem obras inacabadas, no Povoado São Benedito, que fica às marges da Br 316, no sentindo da capital do Piauí, tem uma Escola que está cheia de mato, a Escola tem uma estrutura boa, o que indica que poderá ser uma Escola polo, porém, está jogada a própria sorte,  essa obra também está em construção há mais de dois anos.

Escola com obras inacabadas no Povoado São Benedito, zona rural de Peritoró-MA

Agora veja os vídeos abaixo:

 

Continuar Lendo

Destaques da Semana