Alunos da FAESF reclamam da forma de avaliação adotada pela Faculdade

Notícia Geral

Leitores do blog que são acadêmicos da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) entraram em contato com a redação, em face ao descontentamento que esses estudantes  têm demonstrado em relação ao “novo método de avaliação” aplicado nas provas da instituição.

Segundo informações desses  alunos, há cerca de dois meses, as questões das provas objetivas estão sendo formuladas de maneira que os acadêmicos, além de marcar a opção que corresponde a alternativa correta, ainda têm de justificar a sua resposta, tornando o processo de avaliação bem mais rigoroso. 

Os alunos alegam que essa método de avaliar empregado pela FAESF de Pedreiras não acontece nas grandes instituições de ensino brasileiras, como Fuvest, USP ou Cespe. Um grande número de alunos assinaram um abaixo-assinado solicitando a abolição das justificativas nas questões de múltiplas escolhas formuladas pela FAESF. O documento foi entregue para a Coordenação de Ensino da Instituição, porém, as avaliações seguem da mesma forma. “Entregamos o abaixo-assinado para a Direção da Faculdade e eles não levaram em conta o desejo de seus acadêmicos. Estamos preocupados com essa forma rigorosa de avaliar, podemos ficar reprovados em algumas cadeiras por conta disso e mais tempo na Faculdade, pagando mensalidades. Eu acho uma coisa completamente fora do normal”, opinou um aluno de Enfermagem. 

Resposta da faculdade

Sobre a presente queixa dos alunos, o blog esteve na FAESF e conversou com o diretor-geral da Faculdade, Habni Carvalho. Inicialmente, ele afirmou que o modelo de justificar respostas não é uma modalidade nova, está expresso no estatuto da Faculdade de 2010 e tem sido utilizado todos esses anos. Habni afirmou que o processo será mantido. 

“A Lei de Diretrizes e Bases do MEC garante a todas as instituições do país, a autonomia nas avaliações, não existe regra e nem legislação que regule isso. Achamos inválida solicitação do aluno, de que diminuamos a dificuldade e, consequentemente, a qualidade da prova. Se ele não for treinado aqui dentro, teremos um profissional medíocre lá fora.” 

Habni Carvalho, diretor geral da FAESF de Pedreiras 

“As dificuldades é que fazem os grandes profissionais crescerem e na Faesf não colocamos facilidade para os alunos. Aqui eles precisam aprender, praticar e mostrar que aprenderam. Se o aluno não consegue justificar o que responde, ele nunca será um profissional de fato. De qualquer forma, esse tipo de comentário de que apenas nós fazemos esse tipo de avaliação acaba sendo benéfico para nossa instituição. Avaliamos com rigor nossos alunos em virtude de acreditar na capacidade deles e na qualidade do que é ensinado na FAESF”, pontuou Habni Carvalho, diretor geral.

Avaliação com justificativa da FAESF 

Cópia do Estatuto da FAESF sobre os critérios de avaliação aprovado em 2010 

No Estatuto de 2010, apresentado pela Direção ao blog, consta a exigência de justificar as respostas 

Do Blog do Carlinhos