Bancos reabrem as portas só às 12h da Quarta-feira de Cinzas

Notícia Geral

Febraban sugere a utilização de canais eletrônicos como alternativa para pagamentos; contas poderão ser pagas sem acréscimo na quarta-feira

Bancos reabrem as portas só às 12h da Quarta-feira de Cinzas

Por conta do carnaval, as agências bancárias de todo o País permanecem fechadas para atendimento ao público até a Quarta-feira de Cinzas (1º) às 12h. A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é para que os consumidores utilizam os canais eletrônicos e correspondentes como alternativa para o pagamento das contas nos bancos.

“Os bancos possuem ferramentas que possibilitam ao cliente agendar pagamentos e acompanhar os lançamentos na conta-corrente pelo aplicativo do banco no celular”, declara o diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria. Os tributos que têm código de barras podem ter o pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking ou no atendimento telefônico.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos por meio de Débito Direto Autorizado. Segundo a Febraban, contas de consumo, como água, energia, telefone e carnês que tiverem os dias 27 ou 28 de fevereiro poderão ser pagas sem acréscimo na próxima quarta-feira.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento”, informou, em nota, a entidade.

Para os clientes que vão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, a recomendação é consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o link www.buscabanco.com.br e fazer a busca de acordo com o estado e município desejado.

Boletos vencidos

O pagamento de boletos vencidos será facilitado nos próximos meses. A Febraban anunciou, recentemente, uma plataforma de cobrança que será implantada a partir de julho. No novo modelo, os boletos que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em todos os bancos. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 10 de julho. Em dezembro, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor.

 

Fonte: 24h News