Connect with us
Hora

Notícia Geral

Caravana Governo de Todos leva serviços de saúde e cidadania à Lima Campos, Peritoró e Alto Alegre do MA

Publicado

em

Além de ofertar serviços de identificação, saúde e assistência social, Caravana também um momento de prestar contas do que está sendo realizado pelo governo estadual. Foto: Nael Reis/Secap

Em mais uma edição da ‘Caravana Governo de Todos’, a população dos municípios de Peritoró, Lima Campos e Alto Alegre do Maranhão receberam serviços e ações nesta sexta-feira (23). Vários secretários de Estado acompanharam o evento, para ouvir a população e apresentar os principais investimentos do Governo do Estado nos municípios por onde passa. A Caravana ainda estará, no sábado (24), em Cantanhede, Matões do Norte e Pirapemas.

Além de ofertar serviços importantes de identificação, saúde e assistência social, o evento é também um momento de prestar contas do que está sendo realizado, de apresentar programas e investimentos do Governo do Estado e de diálogo com população, ouvindo demandas e pleitos. “São ações importantes, serviços importantes para a população acontecendo e o Governo Flávio Dino prestando contas do que tem feito e do que fará pela cidade e pelo estado do Maranhão, mostrando que vamos continuar avançando como tem sido feito desde o primeiro dia de Governo”, destacou o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, que comandou as atividades no município de Lima Campos.

Além de ofertar serviços de identificação, saúde e assistência social, Caravana também um momento de prestar contas do que está sendo realizado pelo governo estadual. Foto: Nael Reis/Secap

 

Entre a gama de ações desenvolvidas durante o evento, a carreta da mulher e o mamógrafo móvel, esteve em Peritoró, levados pela Secretaria de Estado da Mulher, que também oferece orientação sobre a Lei Maria da Penha. “Estamos mais uma vez cuidado tanto da saúde da mulher, como também no combate à violência, para que nesse trabalho de cooperação entre Estado e Município possamos garantir qualidade de vida para as pessoas, que é a centralidade do Governo”, explicou a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto. O serviço atendeu gente como a dona Maria José, que aos 52 anos, nunca tinha feito mamografia. Segundo ela, apesar de reconhecer a importância do exame, não tinha condições financeiras e oportunidade de fazer antes.

Na saúde, a Caravana leva à população consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sifilis e hepatite, orientação e exame de hanseniase, além de vacinação, atenção à saúde bucal, atendimento com fonoaudiólogo e educação nutricional. Em Alto Alegre a lavradora Naide Alberto dos Santos, 52 anos, aproveitou a chegada da Caravana em Alto Alegre para fazer o preventivo. “Há muito tempo preciso fazer esse exame e a saúde da mulher é muito importante, não podia perder essa oportunidade. Aqui está maravilhoso, vem os documentos, vem a saúde, vem de tudo o que a gente precisa um pouco”, contou.

Na passagem da Caravana por Lima Campos, entre os serviços oferecidos, também foram realizados cadastros no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizada a emissão da carteira de trabalho. O secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Julião Amim, destacou a importância de agregar estes serviços ao evento: “É um iniciativa louvável em que o Governo do Estado traz para conhecimento da população diversos serviços sociais. Na nossa secretaria temos serviços importantes, como a intermediação de mão de obra, qualificação profissional e emissão de documentos, que somamos aqui”.

Além de ofertar serviços de identificação, saúde e assistência social, Caravana também um momento de prestar contas do que está sendo realizado pelo governo estadual. Foto: Nael Reis/Secap

 

Nas cidades por onde passou, o Viva marcou presença com emissão de RG, para fazer inscrição e consulta ao CPF e emitir certidão de antecedentes criminais. A comunidade também pôde contar com o Ônibus da Cidadania, da Secretaria de Estado de Fazenda, assegurando parcelamento do IPVA, ICMS, DIEF, EFD, certidões e orientações tributárias. Também realizou serviços como ouvidoria, com coleta de sugestões e pleitos; atendimento ao agricultor familiar.

Educação
Ainda como parte da Caravana, em Peritoró foi entregue a reforma do C.E. João Mohana. A unidade passou por amplo reparos, desde a troca dos pisos, parte elétrica e hidráulica, mobiliário, pintura de paredes, entre outros. De acordo com o gestor geral da escola, Neto Cazuza, a escola foi construída na década de 60, então é uma escola bastante antiga, depois disso passou por duas reformas, para então chegar a esta que foi a mais importante e que resolveu um antigo problema. “As águas invadiam as salas quando choviam, e agora passou por drenagem e resolveu. Além de outros trabalhos de revitalização, que garantem condições melhores de aprendizes para os alunos”, explicou.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, inaugurou mais esta unidade ressaltando a importância do programa Escola Digna para Peritoró e o Maranhão: “Nesta semana, terceira escola entregue em Peritoró e a quarta no Maranhão e ao final de oito dias, serão oito escolas entregues pelo governador dentro do Programa Escola Digna, maior programa de investimento na educação na história do Maranhão, que pressupõe a reestruturação da rede estadual de ensino, mas que também tem parceria com os municípios”.

Sobre a Caravana
A Caravana é articulada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), em parceria com outras pastas do Estado e acontecerá regularmente até o fim do ano, alcançando todas as regiões do Maranhão.

Além de ofertar serviços de identificação, saúde e assistência social, Caravana também um momento de prestar contas do que está sendo realizado pelo governo estadual. Foto: Nael Reis/Secap

 

Continuar Lendo

Notícia Geral

No interior do Maranhão, jovem de 14 anos morre por Covid-19

Jovem de apenas 14 anos de idade, morre de Covid-19 em Lima Campos.

Publicado

em

Por

O caso ocorreu nesta sexta-feira (26), trata-se da jovem Edinielly Alves dos Santos, de apenas 14 anos de idade, faleceu por volta das 12hrs no HM de Lima Campos com sintomas da Covid-19.
Segundo amigos e familiares, ela começou a apresentar sintomas do vírus. “Os médicos fizeram de tudo, realizaram vários exames e ela já tinha sofrido 4 convulsões, e na 5º ela não resistiu”, contou uma pessoa ligada a família.
Edinielly estava morando na cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão com a sua mãe. O pai dela reside no povoado Supapinho zona rural de Lima Campos.
Ainda segundo parentes, a jovem poderia ter tido uma bronquite mal curada, e com a Covid ela só se agravou.
Segundo a Secretária de saúde do município de Lima Campos, Lidiane Curvina, foi categórica em afirmar o seguinte sobre o caso dessa jovem:
“O exame de sangue deu negativo mas outros exames sugestivos”, disse a secretária de saúde.
O corpo da jovem foi enterrado na ala da Covid-19, no Cemitério Municipal Jardim das Acácias em Lima Campos.
Nossos sentimentos de pesar a toda família!
Informações Blog do Marcos Limma

Continuar Lendo

Notícia Geral

PERITORÓ CONTABILIZA DEZ MORTES POR COVID-19, DIZ SECRETARIA DE SAÚDE

Boletim epidemiológico, tem data do dia 25/02/2021

Publicado

em

Por

A secretaria municipal de saúde, divulgou um boletim epidemiológico , nele consta que dez pessoas morreram por Covid-19, porém, a referida secretaria , diz que os dados são correspondentes as informações encontradas no site da prefeitura até o dia 20-08-2020, e que foram atualizadas com informações do centro de atendimento Covid-19, aberto em 25-02-20201

Continuar Lendo

Notícia Geral

Polícia Civil prende suspeitos de vários crimes em Rosário-MA

A prisão dos dois suspeitos foi feita nesta quinta (25).

Publicado

em

Por

Uma ação da Polícia Civil, coordenada pela Delegacia Regional de Rosário, resultou na prisão de dois homens suspeitos de praticar os crimes de: tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio e corrupção de menores.
A prisão foi feita nesta quinta-feira (25). Durante levantamento Policial, foi identificada uma residência com intensa movimentação de tráfico de drogas. Os Policiais cercaram a casa e um dos suspeitos se entregou, o outro atirou contra os Policiais que tiveram que revidar.
O homem ficou ferido e precisou ser encaminhado para São Luís. No local, os Policiais apreenderam: uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida, uma porção prensada de maconha de aproximadamente 200 gramas, 22 trouxa pequenas de maconha, 11 munições 9mm é a quantia de R$ 505,00.
Informações Blog do Luís Pablo

Continuar Lendo

Destaques da Semana