Carlos Brandão lidera pesquisa Escutec e vence todos os adversários em um eventual segundo turno

Política

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), segue liderando as pesquisas de intenções de votos da corrida eleitoral de 2022.

A Escutec divulgou uma nova pesquisa em que o governador aparece em primeiro lugar em todos os cenários, além de vencer seus possíveis adversários em um eventual segundo turno.

Em um cenário estimulado com nove nomes de pré-candidatos, Carlos Brandão aparece com 24% dos votos, seguido por Weverton Rocha com 20% e Edivaldo Júnior com 12%. Lahesio Bonfim aparece com 11%, Roberto Rocha tem 8%, Josimar de Maranhãozinho (PL) aparece com 3% e Simplício Araújo (SD) com 2%. Enilton Rodrigues do PSOL foi citado por 1% dos entrevistados e Hertz Dias (PSTU) não pontuou.

A Escutec também estimulou a pesquisa para um cenário com apenas seis pré-candidatos. Nessa, Carlos Brandão tem 25%, Weverton Rocha 21%, Lahesio Bonfim 13% e Edivaldo Júnior 12%. Roberto Rocha vem em seguida com 9% e Simplício Araújo com 2%.

Já com cinco nomes apresentados, Brandão chega a 26%. Em segundo vem Weverton Rocha com 23% que é seguido por Edivaldo Júnior com 15% e Lahesio Bonfim com 14%. Simplício Araújo aparece com 3%.

Brandão em um eventual segundo turno

A Escutec fez um levantamento do cenário de um eventual segundo turno entre Carlos Brandão e Weverton Rocha. Neste cenário, Brandão aparece com 39% contra 34% de Weverton. Brancos e nulos somam 12% e não sabe ou não respondeu, 15%.

Se a disputa fosse entre Carlos Brandão e Edivaldo Júnior, o governador seria reeleito com 39% contra 23% do pré-candidato do PSD.

Já se fosse entre Carlos Brandão e Lahesio Bonfim, o socialista teria 42% contra 25% do adversário do PSC.

A pesquisa Escutec tem o registro MA 02565/2022 e foi realizada durante o período de 26 a 30 de abril. Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 73 municípios. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.

Fonte: Matias Marinho