Chico Miguel, presidente da Fetaema, divulga nota em defesa de Lula

Notícia Geral
Chico Miguel

Companheiros(as) dirigentes sindicais do movimento de trabalhadores do campo maranhense.

A situação atual que o Brasil vive nos faz reviver o sentimento do nascimento do movimento sindical dos trabalhadores rurais brasileiros. O MSTTR surgiu através da corajosa luta por justiça e igualdade de direitos, entre a população do campo e da cidade.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão – FETAEMA se posiciona com firmeza diante desta conjuntura perversa que acabou com todos os investimentos do Governo Federal no campo, e paralisou a reforma agrária no país.

A prisão do ex-presidente Lula é a tentativa de destruir de uma vez a ideia de um Brasil onde todos e todas podem ser – verdadeiramente – cidadãos. Até os mais pobres e necessitados, durante os governos Lula, tiveram poder de compra e oportunidades dignas de trabalho, formação universitária e moradia.

Os projetos Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, a ampliação e acesso ao PRONAF e o Bolsa Família são fundamentais para que haja condições mais dignas para o campo brasileiro. Esses projetos foram criados e ampliados durante os governos de Lula e Dilma. Os principais beneficiados são a população mais pobre deste país, especialmente os agricultores e agricultoras familiares.

O projeto da direita é excludente, preconceituoso, menospreza os estados do nordeste e a população do campo. Este projeto não pode ser apoiado por quem luta por melhores condições de vida no Maranhão. O pacote de maldades imposto pela elite golpista que tomou o poder inclui o congelamento de gastos com saúde e educação por vinte anos, a reforma trabalhista, a entrega do pré-sal para o capital estrangeiro e a reforma da previdência.

Lula está preso injustamente. Mesmo assim, é o candidato que se encontra em primeiro lugar, em todas as pesquisas eleitorais realizadas no país. O povo do Maranhão sabe que ele é quem representa a chance de melhoria de vida para os que mais precisam.

Portanto, chamamos todos os dirigentes sindicais do estado, lideranças populares, agricultores e agricultoras familiares, autoridades estaduais e municipais para assumirem um posicionamento de resistência política. Em defesa da vida digna no campo e em defesa da liberdade da população para escolher o presidente que desejar.

Fazemos um chamamento especial a todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão – STTRs para que realizem e apoiem as grandes manifestações em defesa da liberdade de Lula.

É necessário que o debate político não pare, seja em manifestações, em eventos públicos, em rodas de conversas nos sindicatos e mesmo no debate com familiares e amigos. Unidos, faremos com que a vontade do povo prevaleça novamente.

Vamos à luta pela democracia companheiros!
Saudações sindicais,

Chico Miguel
Presidente da FETAEMA