COM ROSEANA FORA DO PÁREO, MDB DEVE CONFIRMAR APOIO A CANDIDATURA DE CARLOS BRANDÃO

Política

Finalmente a ex-governadora Roseana Sarney, presidente estadual do MDB, resolveu por fim a brincadeira da candidatura ao Governo do Estado e confirmar que será mesmo candidata a deputada federal, conforme já era especulado desde que começaram os primeiros comentários sobre sua nova tentativa de retornar à política, após anunciar aposentadoria da vida pública. Nos bastidores da sucessão são fortes os indícios de que a legenda está fechada com a candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB a caminho do PSB), que vai assumir o governo em abril e tentará a reeleição.

A informação passada nesta terça-feira pelo vice-presidente do partido, deputado Roberto Costa, em pronunciamento na Assembleia só confirmou o que já era especulado: a pré-candidatura de Roseana ao governo não passou de blefe. Costa tem mostrado muita afinidade com o Palácio dos Leões e não descarta a participação do MDB na aliança que apoiará a candidatura de Carlos Brandão ao Governo, sendo ele um dos principais entusiastas desta tese.

No meio político a manifestação de apoio do MDB a Brandão já é visto como uma questão de dias. Um membro do partido ouvido pelo blog argumenta que o partido tem muito mais afinidade com o vice-governador que com os demais pré-candidatos e que o caminho para as eleições deste ano é compor com Brandão para o governo e ter a ex-governadora puxando votos para a chapa de deputado federal.

A desconfiança de que a tal pré-candidatura de Roseana ao governo não passava de um blefe acabou se confirmando. Seu nome vinha sendo mantido apenas como parte jogo político. Esfacelados após as derrotas de 2014 e 2018, o MDB precisava de algum trunfo para sentar na mesa de negociação e alimentava a nome do ex-governadora, porém, sempre deixando brecha para uma composição com Brandão, Weverton Rocha (PDT) e até Edivaldo Holanda Junior (PSD).

Em entrevista a este blog, ainda no ano passado, Roberto Costa chegou a afirmar que o partido tinha interesse de ver Roseana ajudando formar uma grande bancada de deputado federal, embora sem abrir mão da perspectiva de uma candidatura majoritária em função do resultado das pesquisas que a colocam em primeiro lugar.

Agora Roberto Costa confirma que a filha de José Sarney, quatro vezes governadora, sendo um tomado na marra de Jackson Lago, botou os pés no chão, analisou a real possibilidade de um novo desastre (perdeu em 2018 no primeiro turno para Flávio Dino) nas urnas e resolveu seguir o caminho mais fácil nesta tentativa de retornar à arena política disputado um mandato para a Câmara Federal.

O MDB, que foi o maior partido do Estado e entrou num processo de decomposição após a derrota do grupo Sarney em 2014 tenta se reerguer na próxima eleição usando como estratégia eleger uma grande bancada de deputados federais e estaduais e para isso conta com a ex-governadora como puxadora de votos. Quanto a questão majoritária, o posicionamento dos deputados do partidos favoráveis a Brandão já indicam que o partido está fechado com o candidato do Palácio dos Leões.

Fonte: blog do Jorge Vieira