Connect with us
Hora

Governo do Estado do Maranhão

Como se cadastrar no Restaurante da Educação e ter direito a refeição no Centro Histórico

O restaurante foi inaugurado no último dia (25).

Publicado

em

Inaugurado no sábado (25), no Centro Histórico de São Luís, o Restaurante da Educação já está em funcionamento. Trata-se de um restaurante popular criado pelo Governo do Maranhão para atender estudantes do ensino médio e universitários, bem como os profissionais ligados à educação pública. Por enquanto, podem se alimentar ali servidores e alunos da educação básica das redes estadual, federal e do ensino superior público, de instituições localizadas nos municípios São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara, além da própria capital maranhense.

Contudo, para ter direito ao almoço ou jantar por um valor simbólico (respectivamente R$ 3 e R$ 1) o usuário precisa se cadastrar no site: www.restaurantedaeducacao.ma.gov.br e aguardar a validação do cadastro. Aprovado, basta se dirigir ao restaurante, que fica no cruzamento da Rua do Egito com a Afogado, e funciona das 11h às 14h e das 16h às 19h.

“O Restaurante da Educação é mais uma conquista para a comunidade escolar, no Governo Flávio Dino. Agora, estudantes, servidores e todos aqueles profissionais que atuam na educação pública na Regional de São Luís terão um restaurante com preços populares à disposição. É necessário fazer o cadastro no site do restaurante e aguardar a validação. É importante ressaltar, também, que no mesmo prédio funcionará o IEMA Gastronomia [Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia], com a formação técnica e profissionalizante para chefs de cozinha, cozinheiros industriais, confeiteiros e garçons”, disse o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Durante a inauguração, inclusive, o governador Flávio Dino afirmou que a fundamentação para criar tanto o IEMA Gastronomia (pisos superiores) quanto mais um restaurante popular (térreo), é a mesma que move as ações do seu governo: combater o problema da desigualdade de oportunidades no Maranhão, que por sua vez é reflexo da desigualdade brasileira.

“Nós acreditamos que a educação figura sempre no centro desse conjunto de ações que marcam essa estratégia de progresso social. Este equipamento, portanto, é a consequência dessa opção que nós fizemos pela educação, por ser uma escola, uma escola que tem um propósito todo especial de também preservar a nossa cultura, a nossa identidade, nossos saberes tradicionais, o conhecimento regional, agregar valor a isso tudo para poder possibilitar, para poder garantir oportunidade de trabalho e de renda para milhares de pessoas como já acontece. Nós queremos que aconteça de modo ainda mais qualificado; esse é o papel, portanto, do IEMA Gastronomia”, explicou o governador durante a inauguração.

Restaurantes populares

Em 2015, o Maranhão contabilizava apenas seis unidades, todas na capital. Com a entrega do Restaurante da Educação, este número chega a 56, espalhados por todas as regiões do estado. Márcio Honaiser, secretário de Estado do Desenvolvimento Social, comentou sobre o Maranhão possuir uma das maiores redes de restaurantes populares do Brasil.

“O Restaurante da Educação é dedicado às pessoas da área da educação, professores, alunos, trabalhadores desta área, exatamente aqui no centro da nossa cidade, perto da praça João Lisboa, que vem atender um público que tinha essa grande demanda. Esse é mais um compromisso do governador Flávio Dino com a segurança alimentar: levar comida para as pessoas, principalmente nesse momento difícil que todos nós estamos atravessando em função da pandemia”, completou.

27/09/2021

Fonte: educação.ma.gov.br

Governo do Estado do Maranhão

Carlos Brandão vistoria obras em Açailândia e participa de eventos em Imperatriz

Nas ocasiões ele se reuniu com lideranças políticas.

Publicado

em

Por

O vice-governador, Carlos Brandão, visitou a cidade de Açailândia, localizada a 562 km de São Luís, e examinou as obras do Hospital Regional e do Centro Educacional Mary Dalva Castro Rocha. Em Imperatriz, Brandão participou de eventos culturais e religiosos. Ele se reuniu com lideranças da Assembleia de Deus no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus, e visitou a igreja católica, na Diocese de Imperatriz Bispo Dom Vilson Basso.

O vice-governador do Maranhão também marcou presença na cerimônia de entrega de kits esportivos, de capacetes e coletes pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA), em Açailândia. A passagem de Brandão pela cidade ficou marcada pelo seu discurso. Ele explicou como o governo do Maranhão tem atuado durante quase sete anos de mandato.

“Estamos inaugurando e lançando novas obras. Até a saída do governador Flávio Dino, em abril, nós temos 600 obras para inaugurar em nosso estado. Mesmo em tempo de Covid, o Maranhão foi o estado que mais gerou emprego no Nordeste e o terceiro no Brasil. O nosso governo nunca parou. Nós lançamos um programa forte de geração de emprego e renda, construindo mais obras pelo estado”, comentou.

Em Imperatriz, estiveram com o vice-governador, o secretário da Região Tocantina, Pastor Porto; o ex-prefeito Sebastião Madeira; o presidente da Agemsul, Davison Nascimento; e o deputado estadual Antônio Pereira.

Continuar Lendo

Governo do Estado do Maranhão

Escola Digna e Maranhão Musical beneficiam centenas de crianças e jovens com entregas na capital maranhense

As entregas são parte das ações dos Programas Escola Digna e Maranhão Musical.

Publicado

em

Por

Em mais uma série de entregas, o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Cultura (Secma), beneficiou centenas de crianças e jovens com as entregas da revitalização da União Beneficente dos Moradores da Vila Palmeira e de kits musicais para o Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) ‘Joãozinho Trinta’, na última terça-feira (23).

As entregas são parte das ações dos Programas Escola Digna e Maranhão Musical, e contaram com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e equipe da Seduc.

“Com as entregas de hoje, damos mais uma prova do que é o Governo do Maranhão: uma gestão que trabalha pelo melhor para todos os maranhenses. As parcerias que firmamos são sempre buscando garantir mais dignidade e qualidade de vida para todos. Mais uma vez, centenas de crianças e jovens serão beneficiados com essas ações, e assim vamos avançando, levando dignidade por meio da educação e da cultura para todos os maranhenses”, destacou Felipe Camarão.

Localizada no bairro da Vila Palmeira, a União Beneficente dos Moradores há 12 anos aguardava por uma reforma em sua estrutura para que pudesse voltar a atender à demanda de estudantes da Educação Infantil que utilizavam o prédio para as atividades escolares, como conta a presidente da União de Moradores, Francisca Raimunda Serra, a Chica.

“Moro aqui há quarenta e nove anos e estamos muito felizes porque essa revitalização foi uma conquista que alcançamos graças ao secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino. Há anos não oferecíamos nossas aulas por falta de estrutura adequada para isso. Mas, agora a nossa realidade mudou. Gosto muito do trabalho realizado pelo Governo em nosso estado. Eles são os melhores! Só tenho a agradecer”, afirmou a presidente.

A obra de revitalização da União Beneficente é também um pleito do vereador de São Luís, Astro de Ogum, em benefício à comunidade do bairro da Vila Palmeira.

“Há muito tempo lutamos pela revitalização dessa Associação e finalmente, depois de tanto pedirmos, graças ao secretário Felipe Camarão, hoje ganhamos essa obra extraordinária. Nunca houve um secretário tão atuante na Educação do nosso estado. O Governo Flávio Dino é ‘o governo dos esquecidos’; de repente as pessoas estão sendo lembradas e os bairros estão desenvolvendo para melhor e com cunho social elevadíssimo. Obrigado ao secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino”, disse o vereador.

Núcleo de Altas Habilidades recebe kits musicais

Ainda como parte das entregas, a equipe da Seduc, comandada pelo secretário Felipe Camarão, entregou kits musicais pelo Programa Maranhão Musical, parceria com a Secma, ao Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação – NAAHS ‘Joãozinho Trinta’. Ao todo foram entregues dois kits de instrumentos contendo, em cada kit: 1 teclado, 1 contrabaixo, 1 bateria, 1 violão, 1 guitarra e 1 microfone.

O Maranhão Musical é uma ação estadual executada desde 2018 pelo Governo do Maranhão, que já disponibilizou centenas de instrumentos musicais para diversas instituições, entre escolas e igrejas evangélicas e católicas de todas as regiões do estado.

O gestor geral do NAAHS, Fabiano Tajra, destacou a importância da ação da Seduc para o melhor desenvolvimento das habilidades dos estudantes de Musicalidade da instituição.

“O Núcleo receber instrumentos musicais onde nossos estudantes possam trabalhar com a prática, não apenas a teoria, é de uma importância gigantesca e é muito bom a gente ter essa visibilidade por parte do Governo do Estado e da Seduc, nós temos gestores sensíveis à questão das altas habilidades e superdotação, um olhar especial não apenas para a questão do material pedagógico, mas também para a estrutura da nossa unidade escolar”, disse Fabiano.

“Agradeço ao secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino por essa preciosidade que estamos recebendo hoje, nossos instrumentos musicais, pois sem recursos não temos como estudarmos. E nós estudantes só temos a agradecer ao Governo do Estado por mais essa conquista”, agradeceu a estudante Mayra Mouzinho. Ela cursa Musicalidade no NAAHS Joãozinho Trinta há dois anos e agradece pelos kits entregues na unidade escolar.

Durante a solenidade de entrega, o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, afirmou que essa entrega, conjuntamente a todas as outras já realizadas pelo Governo do Maranhão, se somam ao conjunto de obras físicas já realizadas no Núcleo para a sociedade maranhense. “Agora o Núcleo volta às atividades com força total. Este é um presente do governador Flávio Dino por merecimento a todas as atividades realizadas neste Núcleo. Viva aos estudantes do NAAHS!”, concluiu o secretário.

Fonte: Seduc

Continuar Lendo

Governo do Estado do Maranhão

Governo certificará 232 estudantes de cursos profissionalizantes, nos municípios de Matinha e Arari

A solenidade de certificação acontecerá nesta quarta-feira (24).

Publicado

em

Por

A entrega de certificados para 232 alunos nos municípios de Matinha e Arari, que concluíram cursos profissionalizantes ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional, por meio do Programa Trabalho Jovem, marca, nesta semana, algumas ações do Governo do Estado para o fortalecimento da educação.
Nesta quarta-feira (24), na cidade de Matinha, 62 alunos receberão certificação nos cursos de Agricultura Orgânica e Eletricista Predial. A solenidade de certificação dos estudantes acontecerá, às 14h, no Centro de Ensino Padre Astolfo Serra, localizado na Avenida Major Heraclito, s/n.

Na cidade de Arari, 170 alunos foram formados e receberão, na quinta-feira (25), a certificação nos cursos de Cabeleireiro, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Soldador. A cerimônia de certificação ocorrerá, às 10h30, no Centro de Capacitação Profissional e Ensino Superior Leão Santos Neto, localizado na Praça Balbino Machado, s/n, bairro Cruzeiro.

SERVIÇO
O quê: Certificação em cursos do IEMA Vocacional.
Quando: Nesta quarta-feira (24), às 14h, em Matinha; e quinta-feira (25), às 10h30, em Arari.
Onde:
• Matinha – no CE Padre Astolfo Serra – Avenida Major Heraclito, s/n;
• Arari – Centro de Capacitação Profissional e Ensino Superior Leão Santos Neto, na Praça Balbino Machado, s/n, bairro Cruzeiro.

Fonte: Seduc

Continuar Lendo

Destaques da Semana