Comunidade de Magalhães de Almeida comemora entrega de escola revitalizada pelo governo

Educação
WhatsApp Image 2017-08-15 at 13.42.14
Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa no município de Magalhães de Almeida. (Foto: Divulgação)

Gratidão, alegria e autoestima nas alturas! Sentimentos que tomaram conta da comunidade escolar do Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, nesta terça-feira (15), durante a entrega da escola totalmente revitalizada pelo Governo do Maranhão, no município de Magalhães de Almeida. Foi a quinta escola reformada, revitalizada e construída, entregue pelo governo, nos primeiros 15 dias deste mês.

Na solenidade que contou com a presença da comunidade escolar, de lideranças políticas do município, o Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, representando o governador Flávio Dino, destacou o trabalho do governo do Maranhão em prol da melhoria da educação no estado e por mais dignidade na sala de aula.

“A soma das escolas construídas e reconstruídas, reformadas, que foram revitalizadas, ou passaram por manutenção completa na estrutura física e as que estão em andamento, na gestão do governador Flávio Dino, ultrapassa o número de 600 unidades de ensino em todo o estado. Essa é uma marca de um governo que prioriza a educação e está levando dignidade à comunidade escolar maranhense”, destacou o secretário.

O prédio escolar havia sido inaugurado em 2013, mas apresentou vários problemas estrutura, em seguida. “Nós recebemos uma escola que foi construída de forma precária no governo passado. Hoje o momento é de agradecimento por estar recebendo essa escola totalmente revitalizada. O aluno terá mais prazer em vir pra escola, aumento o rendimento. A escola de hoje convida os professores e funcionários a vir trabalhar com mais trazer”, ressaltou Lene Sá, gestora da escola.

Espaços da escola revitalizados. (Foto: Divulgação)
Espaços da escola revitalizados. (Foto: Divulgação)

 

“A estrutura estava muito ruim, o teto tava pra cair, o forro caía constantemente, a parte elétrica hora aqui, hora ali pegando fogo. Tava muito ruim mesmo. Agora é outra vida! Realmente é uma revitalização, a palavra é essa mesmo: Revitalização! Dá até mais ânimo ‘pros’ alunos, a gente percebe que eles estão voltando ‘pra’ escola com mais entusiasmo”, completou o professor Adailton Alves Junior, gestor auxiliar.

Com investimento na ordem de R$ 204.102,83, o Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa recebeu serviços como: troca completa do telhado, forro, revestimento, piso, instalações elétricas e hidráulicas, instalações sanitárias, pintura, limpeza geral, entre outros. A escola, que dispõe de seis salas de aula, sala de professores, secretaria, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, cantina e sala do Grêmio Estudantil, atende a 506 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Professores e alunos voltaram às aulas nesta segunda-feira (14), e encontraram a escola com a obra concluída, totalmente revitalizada, mais bonita e com muito mais dignidade para recebê-los. “Eu só tenho a agradecer porque a gente, hoje, está numa escola nova, com ar condicionado, ventiladores, a gente vê o tanto que é prezado, e o cuidado que estão tendo com a gente. É um privilégio ter uma escola dessa. A autoestima fica nas alturas”, disse o aluno Gleyber Silva.

“Tá tudo ótimo! E a parte melhor é pelo ar condicionado, porque antes não tinha nada, o ar condicionado vivia quebrado. E agora tá tudo funcionando. Isso é muito bom! Dá até mais motivação vim pra escola”, destacou Adalane Viana, aluno do terceiro ano do Ensino Médio.

Diego Leonardo é presidente do Colegiado e lembra das precárias condições em se encontrava a escola. “Não era nada agradável! Quando chovia ficava respingando, entrava água pela porta. Ficava inseguro pra gente, quando tinha muito vento o forro balançava. A gente não sabia se ia ou ficava. Agora tá melhor 100 por cento”, destacou Diego Leonardo.

“Com essa reforma tudo melhorou. Os alunos estão retornando às aulas e a gente vê que eles estão contentes. E a gente agora tem a garantia de fazer um bom trabalho e fazer uma boa educação no nosso estado, porque a gente está trabalhando num ambiente saudável,” pontuou Vitorino Neto, professor de artes.

Samuel Portela, professor de Química do C. E. Dionilo Gonçalves Costa. (Foto: Divulgação)
Samuel Portela, professor de Química do C. E. Dionilo Gonçalves Costa. (Foto: Divulgação)

 

“Nós estamos agradecidos, porque essa nova estrutura da escola está causando um impacto muito positivo em nossos alunos, de animação por estarem num ambiente mais estruturado, confortável, limpo, organizado. Isso influencia diretamente no trabalho do professor. Muito obrigado!” destacou Samuel Portela, professor de Química do C.E.Dionilo Gonçalves Costa.

Além da obra de revitalização, a escola também recebeu 100 novos conjuntos de carteiras escolares, mesas de professores, equipamentos e louças para a cozinha. Todos os estudantes da rede estadual do município de Magalhães de Almeida também receberam fardamento escolar no fim do semestre passado. “A farda diz que nós somos estudantes, identifica a gente é identifica a escola, diz de que escola a gente é. Isso é muito bom”, disse Vinícius Brito, estudante do 3º ano do Ensino Médio do C.E. Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, cheio de orgulho.

Antônio Portela fez um poema que traduz a gratidão de estudantes, professores e pais pela revitalização da escola. Em dos versos diz: “Esta é uma escola renovada, que nos dá um olhar diferente! É um capricho da gente buscar perfeição! Resgatar esses meninos, estudando, sorrindo, trazer pela mão! Respeitar seus direitos, não olhar seus defeitos sem os corrigir! Ser presença constante, é super importante saber previnir… e pra terminar, ao secretário de estado Felipe Camarão, aqui fica expresso a nossa imensa gratidão. O maior bem de um povo é um governo de expressão, que priorize e mostre amor pela educação”, finalizou Portela.