Connect with us
Hora

Notícia Geral

De olho nas verdades e mentiras que rondam o carnaval

Publicado

em

Foto: Banco de Imagem da Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem da Somar Meteorologia

 

por CRISTINA TARDÁGUILA

Atenção, foliões! Para tornar seu carnaval ainda mais agradável, a Lupa fez uma parceria com a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e colocou à prova o grau de veracidade de frases comumente ouvidas nesta época do ano. Curta sua folia, mas sem arriscar sua saúde. Bom carnaval a todos!

“Dá para pegar febre amarela pelo beijo”

Recortes-Posts_FALSOQuem passa febre amarela é mosquito – não beijo. Pega essa virose quem for picado por insetos das espécies Haemagogus e Aedes. “Casos de transmissão por contato íntimo são exceção”, diz o clínico geral do Hospital Sírio-Libanês Francisco Torggler.


“Tomar uma colher de azeite antes de beber evita ressaca”

Recortes-Posts_FALSOPara evitar a ressaca, o único remédio é não abusar do álcool. O mal-estar, explicam os médicos, é efeito da intoxicação alcoólica aguda e pode durar mesmo quando a quantidade de álcool no sangue diminui. Beber água, tomar analgésicos, antiácidos e vigiar a alimentação – antes e/ou depois de beber – pode atenuar esses efeitos, mas não os evita.


“Café salva bêbado do bafômetro”

Recortes-Posts_FALSONada engana o bafômetro. Nem café, nem azeite, nem chiclete, nem carvão ativado… O bafômetro mede a quantidade de álcool contida no ar expirado. Esse ar passa por um sensor e enfrenta uma reação química específica capaz de detectar o álcool nele contido. O folião pode até mudar o hálito ingerindo outros produtos, mas não mudará o resultado do aparelho.


“Oxyboldine evita ressaca”

RECORTES-POSTS-EXAGERADOOxyboldine, digestivo vendido na França e composto por derivados de boldo e bicarbonato de sódio, é relatado como sendo eficaz para suavizar os sintomas gastrointestinais da ressaca, mas não a evita.


“Banho frio cura embriaguez”

RECORTES-POSTS-EXAGERADOO que cura embriaguez é a eliminação do excesso de álcool pelo fígado, rins e pulmões – e isso leva tempo. Um banho frio pode até fazer você se sentir melhor, mas não faz com que o corpo se livre do álcool de forma mais rápida.


“Mulheres ficam bêbadas mais rápido do que homens”

RECORTES-POSTS-EXAGERADODe acordo com a equipe do Hospital Sírio-Libanês, o que é cientificamente comprovado é que “as mulheres progridem com maior frequência para o alcoolismo crônico e têm maior risco de ter complicações de longo prazo: cirrose, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, osteoporose e doenças psiquiátricas”.


“Analgésico para curar ressaca pode ser perigoso”

verdadeiroÀs vezes a dor de cabeça é tão forte, que o folião toma uma quantidade grande de analgésicos. Doses elevadas desse tipo de remédio podem ser tóxicas e desencadear reações como sangramento no estômago, hepatite grave e lesão nos rins.


“Pisar na poça d’água pode dar leptospirose”

verdadeiroLeptospirose é uma doença causada por germes que vivem na urina de ratos e outros animais. A água de enchente e de poças pode conter esses germes, capazes de entrar no corpo por pequenos machucados na pele. A leptospirose causa febre, calafrios, dores musculares, dor de cabeça e deixa os olhos amarelados. Traz risco de morte por lesão pulmonar, do fígado e de outros órgãos.


“Coca-Cola ajuda o bêbado a se sentir menos alcoolizado”

verdadeiroDurante a intoxicação alcoólica existe a possibilidade de o folião também ter uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que produz um torpor adicional. Ingerir bebidas com açúcar nesse momento pode ajudar.


“No dia seguinte da bebedeira, o melhor é água”

verdadeiroHidratação é sempre bom. Antes, durante e depois. Líquidos que repõem sais minerais são bem-vindos. Principalmente para quem ficou horas no sol ou dançou muito.

*Em caso de dúvida, procure um médico.

**Esta reportagem foi publicada na edição impressa do jornal Folha de S.Paulo no dia 25 de fevereiro de 2017.

Continuar Lendo

Notícia Geral

NILSILENE DO LIORNE E JEFFERSON PORTELA INAUGURAM O QUARTEL DA POLÍCIA MILITAR

Nilsilene do Liorne, prefeita de Alto Alegre-MA, e Jefferson Portela, secretário estadual de segurança pública, inauguraram o novo quartel da Polícia Militar

Publicado

em

Por

Nilsilene do Liorne, prefeita da cidade de Alto Alegre-MA, inaugurou na tarde da última terça-feira, 11 de maio, o quartel  da Polícia Militar, que é uma extensão 23° batalhão. 

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário estadual de segurança pública, Jefferson Portela, que na oportunidade comunicou aos presentes que mandará mais quatro Policiais Militares para o município, para reforçar o quadro efetivo da cidade, o secretário, informou também que a cidade vai ganhar uma sede nova para a delegacia de Polícia Civil.

Atendendo ao convite de Nilsilene do Liorne, Jefferson Portela, esteve no município, visitou o prédio da delegacia e prometeu que a Polícia Civil irá ganhar uma nova sede, Além disso, o secretário garantiu enviar uma viatura nova e aumentar o efetivo policial.

Vamos dá mais estrutura aos policias deste município, com isso, eles poderão combater a violência e garantir a segurança de toda sociedade, deixo o recado para população, iremos usar toda a força do Estado para garantir a paz em Alto Alegre,   disse Jefferson Portela.

Tem que respeitar a Polícia Militar, a prefeita Nilsilene como é  sensível na questão da segurança pública fez mais que devia, e fez muito bem, enviamos para o município o Tenente Maia, que está realizando um excelente trabalho, o nosso secretário de segurança, Dr. Jefferson Portela, já vai aumentar o efetivo, no dia 21 deste mês, estará mandado para Alto Alegre, mais quatro soldados, frisou Coronel Maurício, que responde pelo 23° batalhão.

Vamos fazer parceria, buscar buscar o melhor para nossa gente em todos os setores, e, aquilo que prometi em campanha vou cumprir, vamos cuidar da nossa gente, verbalizou a prefeita.

É importante destacar que o quartel da Polícia Militar, é uma promessa de campanha da prefeita, promessa que passou a ser uma realidade paro o povo de Alto Alegre-MA.

Dr. Liorne, ex-prefeito de Alto Alegre-MA, Gilvan Moreno, presidente da câmara de vereadores de São Mateus-MA,  secretários e vereadores de Alto Alegre, sociedade civil, estiveram presentes 

Continuar Lendo

Notícia Geral

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DA ENTREGA DE VIATURA PARA POLÍCIA CIVIL

Participou do ato de entrega de uma viatura para a Polícia Civil e da implantação da Escola Militar no município de São Mateus-MA.

Publicado

em

Por

Na manhã da última terça-feira, 11 de maio, ás 10h, Miltinho Aragão, ex-prefeito de São Mateus-MA, e maior líder político da região, participou do ato de entrega de uma viatura para a Polícia Civil e da implantação da Escola Militar. A  Câmara municipal de vereadores, foi o local onde aconteceu a solenidade da entrega da viatura. Os atos da entrega da viatura e da implantação da Escola, foi realizado pelo o secretário estadual de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela.

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

A Escola militar é um gesto de um amigo de geração, isso nos deixa emocionado, ele vai sair, é assim a vida, uma hora  Jefferson Portela vai deixar de ser secretário, mas, ficará um legado aqui em São Mateus, irá ficar eternizado como o secretário que implantou uma escola, assim como o colegiado de vereadores que subscreveu a implantação dessa escola, quero agradecer ao senhor secretário por ter dado essa atenção ao povo de São Mateus, o senhor não  arrependerá-se, a sociedade de São Mateus saberá reconhecer no momento certo o seu gesto, aquele sonho seu lá da Universidade, sonho de ver um Maranhão melhor, Deus dá condições, acredito que Deus está criando condições para você dá voo mais alto e assim poder trabalhar mais pelo o Maranhão, disse Miltinho Aragão.

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

Está aqui em São Mateus é motivo de muito orgulho, pois como bem disse Miltinho, somos amigos a muito tempo, sendo assim, acompanhei a vida política dele, vi ele perder e também vi ganhar, é um homem com muita  experiência, o povo aprovou o seu trabalho, tanto que a população elegeu o seu sucessor, pois bem, hoje viemos aqui para entregar uma viatura para polícia e implantar a Escola Militar, duas coisas muito importantes. A viatura, porque vai dá mais estrutura aos policiais e garantir mais segurança para a população, a Escola porque vai transformar as vidas de todos os jovens que  serão matriculados, pois, como já falamos,  nós não formamos  aluno excelente, nós formamos uma turma de excelência, frisou Jefferson Portela.

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

Ivon Rezende, prefeito de São Mateus, vereadores, secretários municipais e sociedade civil  estiveram presentes

Continuar Lendo

Notícia Geral

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

A indicação de número 015/2021, que solicitava a implantação da Escola Militar no município, virou realidade

Publicado

em

Por

Gilvan Moreno,  presidente da Câmara de vereadores de São Mateus-MA, foi até São Luís-MA, no dia 16 de abril, apresentar ao secretário de segurança pública do Estado, Jefferson Portela, uma indicação de número 015/2021, que solicitava a implantação da Escola Militar no município.

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

Na manhã desta terça-feira, 11 de maio, a indicação virou realidade, o presidente da Câmara recebeu Jefferson Portela, o secretário, veio ao município para fazer a implantação da Escola Militar, que passará a funcionar na Escola Ayrton Sena. Além disso, Jefferson Portela, entregou uma viatura para a polícia.

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

Para o vereador a Escola é uma grande conquista para todos do município.

Feliz em ver a nossa indicação sair do papel e virá realidade, a Escola Militar vem revolucionando o ensino por onde tem sido implantada, por isso, hoje é um dia histórico para o nosso povo, para a nossa juventude assim como para os professores, a Escola significa mais oportunidades  aos jovens, quero agradecer o Dr. Jefferson Portela, por ter nos recebido tão bem em São Luís e hoje está aqui implantando a Escola, agradeço também, o nosso governador Flávio Dino, pelo apoio que está dando ao município, disse Gilvan Moreno.

Gilvan, foi duas vezes em meu gabinete, aí pensei, tenho que atender, ele mostrou-me a indicação da Escola Militar de sua autoria, disse para ele que seria implantada, e hoje estamos fazendo isso, a Escola não forma um aluno excelente, a Escola  forma turma excelente, exercita a participação dos pais na vida acadêmica dos seus filhos, é uma das razões do sucesso da Escola, pais participante na vida escolar dos seus filhos, isso, reflete no desenvolvimento deles dentro da Escola, portanto, a Escola que está sendo implantada hoje, vai mudar a vida daqueles que virão estudar aqui, disse o secretário de segurança do Estado do Maranhão. O evento foi realizado na Câmara de vereadores de São Mateus-MA

Ivon Rezende, prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, ex-prefeito de São Mateus, vereadores, secretários municipais e sociedade estiveram presentes 

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

Continuar Lendo

Destaques da Semana