Diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, declara apoio por mais segurança no trânsito e melhorias a ciclistas do Maranhão

Notícia Geral

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, declarou, no domingo,26, apoio aos ciclistas do Maranhão, principalmente em relação à valorização, melhorias e mais segurança no trânsito, durante o Passeio Ciclístico da Semana Nacional de Trânsito 2021, promovido em São Luís, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e parceiros, com cerca de 400 participantes.

Durante o percurso do passeio, que partiu da Arena da Lagoa da Jansen, passou pelo Espigão Costeiro, na Península, e foi até o Centro Histórico, retornando para a Lagoa, os ciclistas levaram a mensagem da importância de um trânsito mais seguro para todos – condutores, ciclistas, pedestres e motociclistas. Foi o terceiro Passeio Ciclístico realizado pelo Detran-MA.

Ao fazer a abertura do evento educativo-esportivo, Francisco Nagib agradeceu a presença de todos os participantes e frisou a importância do respeito ao ciclista na vias. “O ciclismo é um esporte que tem crescido e ganhado muitos adeptos no Maranhão, seja como esporte, passeio ou transporte, e precisa, cada vez mais, ser apoiado. Estamos na Semana Nacional de Trânsito e queremos dizer a vocês que contem com o Detran e que este é só o primeiro encontro que estamos tendo, do qual iremos colher bons frutos porque, a partir de agora, nós vamos discutir, conversar, planejar e nos unir para valorizar cada vez mais o ciclista, buscando melhorias e para que tenham mais segurança e respeito ao transitar pelas vias”, afirmou o diretor-geral do Detran-MA ao ciclistas e líderes de grupos de pedal presentes ao passeio.

Participaram também do Passeio Ciclístico, a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias; o diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes; o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), Tenente-coronel Joanilson, e representantes de entidades dos despachantes e de autoescolas. A equipe de Educação para o Trânsito e o grupo cênico Transitarte, do Detran, conversaram com participantes e distribuíram folders com dicas de segurança no trânsito.
O Passeio teve como parceiros, o Governo do Maranhão, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, BPRV, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Comitê Vidas no Trânsito.

A iniciativa do Detran-MA e parceiros foi destacada por ciclistas. Heloísa e Roberto Faria aproveitaram o passeio para estrear neste tipo de evento esportivo. “Estamos iniciando em passeio ciclístico e escolhemos este porque tem uma proposta interessante, de levar mais conscientização no trânsito e respeito ao ciclista. Nossa expectativa é a melhor possível, de estrear bem nesse esporte”, afirmou Heloísa Faria.

O carpinteiro Dineval Frazão contou que utiliza bicicleta como transporte há quatro anos, quando conseguiu comprar sua bike. “Quando criança, meu sonho era ter um bicicleta Caloi, mas meus pais não tinham condições para comprar uma, então, prometi que, quando crescesse, ia trabalhar e comprar. E graças a Deus, consegui e agora, não me separo dela”, disse, sorrindo. Além de ir trabalhar todos os dias de bicicleta, ele participa de passeios e outros eventos ciclísticos na cidade para estar sempre em movimento com sua bicicleta.