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Educação e Saúde promovem formação para profissionais da escola sobre Covid-19

A formação foi promovida nesta quarta-feira (14).

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Como parte do processo formativo e preparatório para o retorno às aulas presenciais em escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão, as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seduc) promoveram, nesta quarta-feira (14), uma formação para empresas prestadoras de serviços em unidades escolares da rede e equipes das Unidades Regionais de Educação, sobre a “Covid-19 no Maranhão: Diagnóstico Situacional e retorno às aulas presenciais”.

O encontro foi coordenado pelo subsecretário de Educação, Danilo Moreira, e a diretora científica na Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ananda Marques. As discussões contaram com as apresentações da chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação em Saúde (DEMAS), Mayra Nina, que tratou sobre o cenário epidemiológico e de vacinação da Covid-19 no Maranhão, e João Cunha, chefe do CONECTASUS, sobre o fluxo de monitoramento epidemiológico no Sistema Notifica Covid. Também foram discutidos os protocolos sanitários e retorno às aulas, com a mediação do chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da SES, Luciano Mamede, e o secretário adjunto de Administração da Seduc, Vitor Pflueger.

O subsecretário Danilo Moreira destacou que a parceria com a SES tem sido fundamental para o enfretamento da Covid-19, com protocolos de biossegurança para o retorno às aulas presenciais. “A Educação tem feito um esforço para minimizar os impactos da pandemia, e agora prepara com todo o rigor e segurança o retorno às aulas presenciais, dialogando com todos os seguimentos da escola, ouvindo e alinhando os protocolos, de forma democrática. Iniciamos com o diálogo importante com o Sindicato [Sinproesemma] e faremos com outras entidades representativas das nossas escolas”, ressaltou.

“É importante mantermos a segurança de todos da escola. Voltaremos com cuidado, por isso, estamos trabalhando para garantir junto com as Unidades Regionais a estrutura necessária das nossas escolas e materiais como máscaras, álcool em gel, termômetro para aferição de temperatura, além dos demais insumos de limpeza que as escolas já dispõem”, apontou Vitor Pflueger.

Durante a formação, profissionais da escola e das regionais de educação também esclareceram dúvidas sobre os protocolos e o processo de comunicação das informações à comunidade escolar. “Existe um período de adaptação e de conhecimento dos protocolos como ocorreu no início com as escolas particulares, mas, em seguida, a comunidade vai se apropriando e realizando o controle na escola”, informou Luciano Mamede, da SES.

“Sempre que necessário, realizaremos outros momentos como esse”, concluiu Ananda Marques.

Fonte: Seduc

Educação

Felipe Camarão destaca a determinação do governo Flávio Dino pela transformação da educação no Maranhão

São Luís 409 anos – comunidade ludovicense celebra entrega de equipamentos educacionais requalificados pelo Governo do Maranhão

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Felipe Camarão destaca a determinação do governo Flávio Dino pela transformação da educação no Maranhão.
“Agradeço por todas as melhorias realizadas nessa escola. Por sua incansável busca pela educação que realmente transforme vidas de crianças, adolescentes e jovens do nosso estado, sobretudo naqueles lugares mais longínquos que o senhor tem visitado com nosso secretário e visto as dificuldades. Obrigada pelos esforços incansáveis que os senhores têm feito pela educação do Maranhão”. A fala cheia de reconhecimento e gratidão, direcionada ao Governador Flávio Dino e ao Secretário de Educação, Felipe Camarão, é de Mariza Nobre, gestora do Centro de Ensino Renascença, no bairro Renascença, um dos equipamentos educacionais entregues pelo Governo do Maranhão, em comemoração ao aniversário de 409 anos de São Luís.
“Patriotismo se faz, verdadeiramente, com direitos, cuidando das pessoas! É o que estamos fazendo nesse 07 de setembro, em várias inaugurações educacionais, porque o direito à educação vem sendo ampliado no nosso estado com o Escola Digna, como estamos vendo nessa inauguração. teremos outras nos próximos dias, porque o Escola Digna acontece o ano inteiro”, enfatizou o governador Flavio Dino, também aproveitou para destacar o trabalho do secretário Felipe Camarão, à frente da Secretara de Estado da Educação (Seduc).
“Eu fiz questão de estar aqui para homenagear esse secretário que há mais tempo no cargo, nas últimas décadas. Mas, não só o que está há mais tempo, mas, o melhor que nós tivemos nas últimas décadas”, disse o governador Flávio Dino, mais uma vez reconhecendo o trabalho dedicado de Felipe Camarão, à frente da Seduc”, finalizou o governador.
E foi assim, nesse clima de emoção, orgulho, gratidão e resgate de memórias afetivas, que ocorreram todas as solenidades de reinauguração de obras entregues pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a comunidades de diferentes bairros de São Luís. Entre as obras, equipamentos educacionais reformados, ampliados, revitalizados e requalificados, uma Associação de Moradores totalmente reformada e uma Rua Digna pavimentada. As obras entregues nas últimas 24 horas fazem parte do conjunto de ações do Governo do Estado, em comemoração aos 409 anos da capital maranhense.
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Avaliação para todos os estudantes

Essa será a segunda edição de aplicação das provas do SEAMA e alcançará, diretamente, 325 mil estudantes, em 216 municípios.

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Nos próximos dias, a rede pública de ensino do Maranhão será mobilizada para a aplicação das provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), que foi criado no governo Flávio Dino, atendendo a uma antiga demanda da educação maranhense, que, por muito tempo, esteve entre as únicas do país que não possuía um sistema próprio de avaliação. Essa será a segunda edição de aplicação das provas do SEAMA e alcançará, diretamente, 325 mil estudantes, em 216 municípios. Mais um marco desta gestão.

Com essa avaliação, teremos subsídios necessários para que nossas escolas possam redirecionar seus projetos e ações pedagógicas, possibilitando maior eficácia de suas intervenções, sobretudo neste momento de retorno às aulas presenciais, após um período desafiante por que passamos, em formato de aulas remotas. É importante ressaltar que as provas do SEAMA terão foco em interpretação e resolução de problemas.A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com as redes de ensino de 216 municípios, aplicará as provas de Língua Portuguesa e Matemática, do Sistema de Avaliação, a estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, seguindo um cronograma específico para cada nível de ensino, cujo período será de 30 de agosto, próxima segunda-feira, a 2 de setembro (quinta-feira).

No universo de 325 mil estudantes, que farão as provas, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio das nossas escolas da rede estadual. O público está subdividido em: estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas; estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 2.568 unidades de ensino; estudantes do 9º ano, matriculados em 2.246 escolas de Ensino Fundamental e estudantes de 737 escolas que ofertam a 3ª série do Ensino Médio.

Logo após a aplicação do SEAMA, no período de 3 a 9 de setembro, a Seduc realizará a avaliação de fluência de leitura, para 90.104 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, em 5.956 escolas, localizadas nos 217 municípios maranhenses. Nessa avaliação, nosso foco será a habilidade e precisão com que os estudantes leitores decodificam o texto.

Portanto, ela acontecerá com a gravação de áudio das leituras realizadas pelos estudantes de palavras que constam no dicionário; leitura de palavras inventadas; e leitura de histórias (narrativas de domínio público). Com essa metodologia, pretendemos realizar um alinhamento de conhecimentos entre os profissionais da educação, que estarão envolvidos com a avaliação da fluência em leitura no Estado e municípios, além de subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados.

Notadamente, esse processo de avaliação, que ocorrerá na rede pública maranhense, nos próximos dias, é determinante para o caminho de avanços e transformações, nessa avenida de Educação, que pavimentamos sob a liderança do governador Flávio Dino. Tal momento, que vivenciaremos, faz-nos evocar uma das reflexões que a professora e amiga Silvana Machado traz em seu livro “Avaliação da Aprendizagem. Entre Concepções e Práticas”, “A avaliação tem que ser reflexiva e articuladora com o objetivo de apontar novos rumos e encaminhamentos no processo ensino-aprendizagem” (BASTOS, Silvana. 2006, p. 91). Avante!

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE)
Membro da Academia Ludovicense de Letras
Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Fonte: Seduc
27/08/2021

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Educação

Secretário Felipe Camarão cumpre agenda em Chapadinha com a Caravana Escola Digna 2.0

O debate contou com a presença de 250 pessoas.

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O secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, inicia mais uma semana de atividades, e cumpriu agenda na última terça-feira (24), promovendo debates pela educação no município de Chapadinha, onde contou com a presença de professores e várias autoridades.

“Seguimos com os debates pela educação com a Caravana Escola Digna 2.0, dessa vez em Chapadinha. Nosso 1° debate da semana contou com a presença de 250 pessoas, dentre elas, a deputada Thaísa Hortegal, prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores e estudantes que trouxeram ideias para a construção deste novo momento do maior programa educacional em execução no Brasil.
É preciso avançar, agradeço a presença de cada um de vocês. Amanhã estaremos em Balsas. Avante!”, concluiu o secretário.

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