Connect with us
Hora

Notícia Geral

Em 7 dias sem PM, ES teve mais mortes que em todo fevereiro de 2016

Publicado

em

Entre 4 e 10 de fevereiro, sindicado da Polícia Civil contabilizou 127 mortes. Em fevereiro de 2016, foram 122; acordo pôs fim à paralisação nesta noite.

 

Durante os 7 dias em que a PM não saiu às ruas no Espírito Santo, foram registradas mais mortes violentas que em todo o mês de fevereiro do ano passado. Apenas de 4 a 10 de fevereiro, foram 127 assassinatos, segundo o último levantamento divulgado pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol-ES). No mês inteiro, em 2016, foram 122 mortes de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). 

Representantes dos policiais militares e do Governo do Estado chegaram a um acordo, na noite desta sexta-feira (10) em uma reunião sem a participação das mulheres dos PMs que ocuparam a frente dos batalhões no estado. Pelo acordo, os PMs voltam às ruas no Espírito Santo às 7h da manhã deste sábado (11). 

Se comparado o período de 4 a 10 de fevereiro dos dois anos, o aumento foi de 408%: 25 homicídios em 2016 contra 127 neste ano. Os dados de 2017 são do Sindipol-ES. As informações dos anos anteriores são da Sesp. 

O Sindipol-ES explicou que a contagem feita durante a paralisação da PM usa a mesma base de dados de homicídio do governo, que são os registros de entrada de corpos nas unidades do Departamento Médico Legal (DML) de todo o estado. No entanto, a Sesp ainda não divulgou os números oficiais de homicídios em 2017.

(veja os nomes e as histórias de pessoas mortas na crise de segurança do estado)

Aumento significativo
Ao conferir a série histórica de dados de homicídios do governo do estado, é possível ver que o registrado durante a paralisação da PM é o maior dos últimos 5 anos.

Em 2015, no mesmo período, entre os dias 4 e 10 de fevereiro, foram contabilizadas 43 mortes violentas. Em 2014, 36. Nos anos de 2013 e 2012, foram 35 e 36 mortes, respectivamente.

Se somarmos, por exemplo, o número de homicídios desse período dos anos de 2016, 2015 e 2014 (104 mortes), não chegaremos ainda ao número de homicídios desses mesmos dias em 2017, quando foram registradas 127.

OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo afirmou que sua Comissão de Direitos Humanos começou um levantamento das mortes ocorridas no período em que a PM está fora das ruas. As informações preliminares, segundo o presidente da OAB-ES, Homero Mafra, mostram que 90% das vítimas eram homens e a idade varia entre 17 e 20 anos. 

“A Serra lidera o número de mortes. Só ontem [quinta-feira, 9], foram 22 homicídios no município”, afirmou Mafra sobre os dados levantados até agora pela comissão. A maioria das mortes foram por arma de fogo. 

Veja o histórico de homicídios no Espírito Santo nos últimos 5 anos:

Fevereiro de 2016 – 122 homicídios

Fevereiro de 2015 – 149 homicídios

Fevereiro de 2014 – 142 homicídios

Fevereiro de 2013 – 140 homicídios

Fevereiro de 2012 – 158 homicídios

FONTE: G1 ES

Continuar Lendo

Notícia Geral

NILSILENE DO LIORNE E JEFFERSON PORTELA INAUGURAM O QUARTEL DA POLÍCIA MILITAR

Nilsilene do Liorne, prefeita de Alto Alegre-MA, e Jefferson Portela, secretário estadual de segurança pública, inauguraram o novo quartel da Polícia Militar

Publicado

em

Por

Nilsilene do Liorne, prefeita da cidade de Alto Alegre-MA, inaugurou na tarde da última terça-feira, 11 de maio, o quartel  da Polícia Militar, que é uma extensão 23° batalhão. 

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário estadual de segurança pública, Jefferson Portela, que na oportunidade comunicou aos presentes que mandará mais quatro Policiais Militares para o município, para reforçar o quadro efetivo da cidade, o secretário, informou também que a cidade vai ganhar uma sede nova para a delegacia de Polícia Civil.

Atendendo ao convite de Nilsilene do Liorne, Jefferson Portela, esteve no município, visitou o prédio da delegacia e prometeu que a Polícia Civil irá ganhar uma nova sede, Além disso, o secretário garantiu enviar uma viatura nova e aumentar o efetivo policial.

Vamos dá mais estrutura aos policias deste município, com isso, eles poderão combater a violência e garantir a segurança de toda sociedade, deixo o recado para população, iremos usar toda a força do Estado para garantir a paz em Alto Alegre,   disse Jefferson Portela.

Tem que respeitar a Polícia Militar, a prefeita Nilsilene como é  sensível na questão da segurança pública fez mais que devia, e fez muito bem, enviamos para o município o Tenente Maia, que está realizando um excelente trabalho, o nosso secretário de segurança, Dr. Jefferson Portela, já vai aumentar o efetivo, no dia 21 deste mês, estará mandado para Alto Alegre, mais quatro soldados, frisou Coronel Maurício, que responde pelo 23° batalhão.

Vamos fazer parceria, buscar buscar o melhor para nossa gente em todos os setores, e, aquilo que prometi em campanha vou cumprir, vamos cuidar da nossa gente, verbalizou a prefeita.

É importante destacar que o quartel da Polícia Militar, é uma promessa de campanha da prefeita, promessa que passou a ser uma realidade paro o povo de Alto Alegre-MA.

Dr. Liorne, ex-prefeito de Alto Alegre-MA, Gilvan Moreno, presidente da câmara de vereadores de São Mateus-MA,  secretários e vereadores de Alto Alegre, sociedade civil, estiveram presentes 

Continuar Lendo

Notícia Geral

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DA ENTREGA DE VIATURA PARA POLÍCIA CIVIL

Participou do ato de entrega de uma viatura para a Polícia Civil e da implantação da Escola Militar no município de São Mateus-MA.

Publicado

em

Por

Na manhã da última terça-feira, 11 de maio, ás 10h, Miltinho Aragão, ex-prefeito de São Mateus-MA, e maior líder político da região, participou do ato de entrega de uma viatura para a Polícia Civil e da implantação da Escola Militar. A  Câmara municipal de vereadores, foi o local onde aconteceu a solenidade da entrega da viatura. Os atos da entrega da viatura e da implantação da Escola, foi realizado pelo o secretário estadual de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela.

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

A Escola militar é um gesto de um amigo de geração, isso nos deixa emocionado, ele vai sair, é assim a vida, uma hora  Jefferson Portela vai deixar de ser secretário, mas, ficará um legado aqui em São Mateus, irá ficar eternizado como o secretário que implantou uma escola, assim como o colegiado de vereadores que subscreveu a implantação dessa escola, quero agradecer ao senhor secretário por ter dado essa atenção ao povo de São Mateus, o senhor não  arrependerá-se, a sociedade de São Mateus saberá reconhecer no momento certo o seu gesto, aquele sonho seu lá da Universidade, sonho de ver um Maranhão melhor, Deus dá condições, acredito que Deus está criando condições para você dá voo mais alto e assim poder trabalhar mais pelo o Maranhão, disse Miltinho Aragão.

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

Está aqui em São Mateus é motivo de muito orgulho, pois como bem disse Miltinho, somos amigos a muito tempo, sendo assim, acompanhei a vida política dele, vi ele perder e também vi ganhar, é um homem com muita  experiência, o povo aprovou o seu trabalho, tanto que a população elegeu o seu sucessor, pois bem, hoje viemos aqui para entregar uma viatura para polícia e implantar a Escola Militar, duas coisas muito importantes. A viatura, porque vai dá mais estrutura aos policiais e garantir mais segurança para a população, a Escola porque vai transformar as vidas de todos os jovens que  serão matriculados, pois, como já falamos,  nós não formamos  aluno excelente, nós formamos uma turma de excelência, frisou Jefferson Portela.

MILTINHO ARAGÃO PARTICIPA DO ATO DE ENTREGA DA VIATURA PARA A POLÍCIA CIVIL

Ivon Rezende, prefeito de São Mateus, vereadores, secretários municipais e sociedade civil  estiveram presentes

Continuar Lendo

Notícia Geral

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

A indicação de número 015/2021, que solicitava a implantação da Escola Militar no município, virou realidade

Publicado

em

Por

Gilvan Moreno,  presidente da Câmara de vereadores de São Mateus-MA, foi até São Luís-MA, no dia 16 de abril, apresentar ao secretário de segurança pública do Estado, Jefferson Portela, uma indicação de número 015/2021, que solicitava a implantação da Escola Militar no município.

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

Na manhã desta terça-feira, 11 de maio, a indicação virou realidade, o presidente da Câmara recebeu Jefferson Portela, o secretário, veio ao município para fazer a implantação da Escola Militar, que passará a funcionar na Escola Ayrton Sena. Além disso, Jefferson Portela, entregou uma viatura para a polícia.

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

Para o vereador a Escola é uma grande conquista para todos do município.

Feliz em ver a nossa indicação sair do papel e virá realidade, a Escola Militar vem revolucionando o ensino por onde tem sido implantada, por isso, hoje é um dia histórico para o nosso povo, para a nossa juventude assim como para os professores, a Escola significa mais oportunidades  aos jovens, quero agradecer o Dr. Jefferson Portela, por ter nos recebido tão bem em São Luís e hoje está aqui implantando a Escola, agradeço também, o nosso governador Flávio Dino, pelo apoio que está dando ao município, disse Gilvan Moreno.

Gilvan, foi duas vezes em meu gabinete, aí pensei, tenho que atender, ele mostrou-me a indicação da Escola Militar de sua autoria, disse para ele que seria implantada, e hoje estamos fazendo isso, a Escola não forma um aluno excelente, a Escola  forma turma excelente, exercita a participação dos pais na vida acadêmica dos seus filhos, é uma das razões do sucesso da Escola, pais participante na vida escolar dos seus filhos, isso, reflete no desenvolvimento deles dentro da Escola, portanto, a Escola que está sendo implantada hoje, vai mudar a vida daqueles que virão estudar aqui, disse o secretário de segurança do Estado do Maranhão. O evento foi realizado na Câmara de vereadores de São Mateus-MA

Ivon Rezende, prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, ex-prefeito de São Mateus, vereadores, secretários municipais e sociedade estiveram presentes 

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

INDICAÇÃO DE GILVAN MORENO VIRA REALIDADE EM SÃO MATEUS-MA

Continuar Lendo

Destaques da Semana