Connect with us
Hora

Política

EM CODÓ-MA, NAGIB E ZÉ FRANCISCO FICAM INELEGÍVEL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu o pedido de liminar ajuizada pelo Ministério Público (MP) Eleitoral no Maranhão e condenou o prefeito do município de Codó (MA), Francisco Nagib Buzar de Oliveira, e o vice-prefeito, José Francisco Lima Neres, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012.

Publicado

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu o pedido de liminar ajuizada pelo Ministério Público (MP) Eleitoral no Maranhão e condenou o prefeito do município de Codó (MA), Francisco Nagib Buzar de Oliveira, e o vice-prefeito, José Francisco Lima Neres, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2012.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Maranhão, inicialmente, negou recurso apresentado pelos condenados e confirmou essa decisão. No entanto, poucos meses depois, em recurso de embargos, modificou sua decisão e afastou a inelegibilidade de Francisco Nagib e José Francisco Lima Neres.

EM CODÓ-MA, NAGIB E ZÉ FRANCISCO FICAM INELEGÍVEL

EM CODÓ-MA, NAGIB E ZÉ FRANCISCO FICAM INELEGÍVEL

Em seguida, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão, por meio do Procurador Juraci Guimarães Júnior, ingressou com recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do TRE/MA que absolveu o prefeito de Codó Francisco Nagib.

De acordo com a sentença do ministro do TSE, Edson Fachin, houve uma reunião com centenas de empregados e familiares na empresa local FC Oliveira, de propriedade de Francisco Carlos de Oliveira, pai do então candidato a prefeito Francisco Nagib, com promessa de pagamento de 14º salário caso Francisco Nagib fosse eleito, de acordo com gravação e depoimento de testemunhas incluídos aos autos.

Proposta ação de investigação judicial eleitoral, os responsáveis foram condenados a cassação do registro, inelegibilidade pelo prazo de oito anos e pagamento de multa no valor de 10 mil UFIR, pela prática de abuso de poder econômico e compra de votos.

Segundo o Procurador Regional Eleitoral Juraci Guimarães, “as provas existentes na ação demonstravam claramente a prática de abuso do poder econômico e compra de votos. Assim, no entender do MP Eleitoral, é insustentável que poucos meses depois de haver confirmado a condenação, o TRE/MA reforme sua própria decisão para absolver com fundamentos inconsistentes os responsáveis. A decisão do TSE agora confirma a inelegibilidade dos envolvidos. A PRE continuará combatendo a prática de abuso de poder nas eleições e recorrendo, sempre que necessário, ao TSE”, finalizou.

Continuar Lendo

Política

ELIZIANE GAMA DECLARA APOIO PARA WEVERTON ROCHA E FLÁVIO DINO

Publicado

em

Por

A senadora Eliziane Gama, em entrevista cedida ao jornalista Clóvis Cabalau, nos Bastidores do Bom Dia Brasil, da TV Mirante, anunciou que seu partido no Maranhão, o Cidadania, vai apoiar o nome do senador Weverton Rocha para governador e o de Flávio Dino ao Senado Federal na disputa majoritária de 2022.

Cotada como uma das postulantes à sucessão do atual governador até o fevereiro de 2021, Eliziane disse que Weverton Rocha saiu na frente, aglutinando o maior apoio do grupo político a que faz parte.

Sem citar os partidos, a senadora adiantou que seu colega senador da República tem hoje um número expressivo de agremiações no projeto da pré-candidatura e que Rocha é o que reúne as melhores chances de vencer. Ela lembrou ainda o nome do vice-governador, Carlos Brandão, que também faz parte da disputa.

Para a única vaga de senador em 2022, a parlamentar informou que seu Cidadania já bateu o martelo e vai apoiar o nome de Flávio Dino. “Tem feito um excelente governo e pode, sim, continuar ajudando o Brasil e o Maranhão no Senado Federal”, afirmou.

Informações do Luís Cardoso

Continuar Lendo

Política

Lula aumenta na preferência do eleitorado maranhense, segundo pesquisa Exata

Pesquisa realizada pelo Instituto Exata e divulgada terça-feira (23), mostra que o ex-presidente Lula aumentou na preferência do eleitor do Maranhão

Publicado

em

Por

Pesquisa realizada pelo Instituto Exata e divulgada terça-feira (23), mostra que o ex-presidente Lula aumentou na preferência do eleitor do Maranhão, ganhando de Jair Bolsonaro por larga vantagem de diferença, caso a eleição para presidente da República fosse hoje.

Pelo resultado deste último levantamento feito pelo Exata, Lula lidera com 69% e Bolsonaro apenas 16%. Agora, com a confirmação de que Lula estará elegível em 2022, a surra vai ser grande e dolorida

Continuar Lendo

Política

VEREADORA VANESSA MURAD DESEJA UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O dia da mulher é todo dia, mas o mundo inteiro escolheu 8 de Março para reverenciá-la.

Publicado

em

Por

A Vereadora Vanessa Murad (PTB), deseja a cada mulher peritoroense um feliz dia Internacional da Mulher, a edil deseja todas as mulheres que são empresárias, donas de casa, comerciantes, educadoras, funcionárias pública, esposas, lavradora, um feliz dia Internacional da Mulher.

O dia da mulher é todo dia, mas o mundo inteiro escolheu 8 de Março para reverenciá-la. O Dia Internacional da Mulher só reforça a convicção da sua coragem, exemplo e determinação em busca da ampliação de direitos, da garantia de conquistas e da consolidação do papel que lhe cabe na sociedade moderna. Parabéns a todas mulheres que com seu jeito e delicadeza contribuem para um mundo cada vez melhor, disse a parlamentar.

Continuar Lendo

Destaques da Semana