EM PERITORÓ-MA, MULHER BUSCA SOLUÇÃO PARA CÃO COM SUSPEITA DE CALAZAR E COBRA APOIO DA PREFEITURA

Notícia Geral

Na tarde desta quinta-feira, 9 de julho, a redação deste blog, recebeu uma pedido de uma moradora, que tem um cachorro em casa, que está com suspeita de calazar. Ela solicitou a presença da equipe da prefeitura, mas, não foi atendida. 

O que é a Calazar ? 

Leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, doença transmitida pela picada do mosquito-palha e que afeta seres humanos e cães (considerados os principais reservatórios da doença no meio urbano). Se não tratada, a doença leva à morte em 100% dos casos.

Cães doentes podem transmitir o calazar para pessoas

Trata-se de uma questão mais complicada, porque a doença não é transmitida pelo contato com uma pessoa ou com um pet doente. No entanto, caso um mosquito pique um cachorro infectado, ele se tornará um vetor da doença e poderá contaminar humanos.

Nos humanos, os principais sintomas da doença são febre, aumento do volume do fígado e do baço, emagrecimento, complicações cardíacas e circulatórias, desânimo, prostração, apatia e palidez. Quando não tratada no homem, a doença pode evoluir e levar à morte.

Por isso, todo cuidado é pouco quando se fala em Leishmaniose. Uma vez diagnosticada a doença em um pet, ele sempre precisará de cuidados especiais e orientação de especialistas.

A moradora que não quer revelar a sua identidade, tem criança em casa, essa é a sua maior preocupação. Ela chamou os especialista do município para avaliarem a cão, porém, não foi atendida. Os agentes disseram que não tinha teste, isso foi no mês de maio. A mulher já não sabe mais o que fazer. 

Isso não precisava recorrer ao Blog do Maciel Silva, é uma obrigação da prefeitura identificar os animais com calazar e fazer o tratamento. O cachorro já está com cheiro ruim. Eles foram mais não resolveram o problema.