Pe. Jozias, prefeito de Peritoró-MA, foi denunciado por ter divulgado pesquisa sem prévio registro, ou seja pesquisa falsa. 

EM PERITORÓ-MA, PREFEITO PE. JOZIAS É DENUCIADO A JUSTIÇA ACUSADO DE TER PRATICADO CRIME ELEITORAL

Peritoró e Região

Pe. Jozias, prefeito de Peritoró-MA, foi denunciado por ter divulgado pesquisa sem prévio registro, ou seja pesquisa falsa. 

O anúncio foi feito durante o comício da Coligação o novo com a força do povo, realizado no último dia 5 de novembro, no bairro de Livramento.

A denúncia foi feita pela a coligação Juntos Para Mudar Peritoró-MA.

O prefeito Jozias, cometeu crime eleitoral, a  Justiça Eleitoral alerta que o cidadão que divulgar pesquisas sem registro ou falsas nas redes sociais ou em qualquer plataforma da internet ficará sujeito ao pagamento de multa. Veja o vídeo abaixo

As pesquisas registradas na Justiça Eleitoral devem conter as seguintes informações: nome do contratante; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado; intervalo de confiança e margem de erro; sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; nome de quem pagou pela realização do trabalho e cópia da respectiva nota fiscal.

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro na Justiça Eleitoral estão sujeitos à aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º). A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.