EM SÃO LUÍS-MA, AUXILIAR DE ENFERMAGEM MORRE COM COVID-19

Notícia Geral
Uma auxiliar de enfermagem identificada como Maria Madalena Barbosa Souza, de 61 anos, morreu com o novo coronavírus, em São Luís, na madrugada deste domingo (12). De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), a vítima apresentava doenças preexistentes.
A auxiliar de enfermagem trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), e foi afastada no dia 20 de março, quando começou a apresentar os sintomas da Covid-19.
Ela chegou a ser atendida na UPA do Vinhais, depois foi levada para o Hospital de Cuidados Intensivos (UCI) e, quando seu quadro de saúde se agravou, ela foi encaminhada para o Hospital Carlos Macieira, onde ficou entubada, mas acabou não resistindo às complicações da doença.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou o falecimento da profissional da Saúde. A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Coren-MA, por meio de nota, também prestou condolências pela morte da auxiliar de enfermagem.
“Neste momento de dor e lamento, a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA expressa as mais sinceras condolências aos familiares e amigos da profissional de enfermagem, rogando a Deus que dê aceitação e consolo para todos aqueles que conviveram com a ela nesta vida.
O Conselho também se solidariza e ao mesmo tempo parabeniza todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Maranhão e do Brasil que estão diuturnamente protagonizando o combate ao novo coronavírus dentro das unidades de saúde. A atuação desses profissionais é de fundamental importância no enfrentamento dessa doença.
Além disso, o Coren-MA reitera a importância de serem seguidas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) do isolamento social enquanto durar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. É dessa forma que pode ser feito o efetivo combate à Covid-19 com o intuito de diminuir a quantidade de vítimas da doença.”Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA)