Connect with us
Hora

Peritoró e Região

Entenda a polêmica envolvendo as licitações da prefeitura de Coroatá

Publicado

em

O assunto ganhou destaque nas mídias locais. TVs, Rádio e internet. Rapidamente os argumentos – de ambos os lados – foram expostos. Resumindo os fatos, a Prefeitura acusa dois advogados, que prestavam serviços à gestão anterior, de tentarem atrapalhar o processo licitatório. Já os advogados afirmam que a Prefeitura está agindo criminosamente, fazendo exigências contrárias ao que dizem as leis.

Opiniões dos envolvidos no caso:

Wilson Carlos – Procurador da Prefeitura de Coroatá

Sobre o feito bizarro daqueles que se consideram arautos da moral e da probidade administrativa de se utilizarem de empresa fantasma para tentar criar embaraço aos processos licitatórios em trâmite no Município de Coroatá, podemos classificá-lo como ato amador e de propósitos exclusivamente políticos, buscando satisfazer propósitos mesquinhos daqueles que se recusam a aceitar o resultados das eleições municipais, cuja finalidade escusa é inviabilizar o funcionamento regular dos serviços essenciais ao povo coroataense, uma vez que todas as obras e serviços a serem raizados pelo município, em regra, devem ser precedidos de regular processo licitatório. Terá sido essa a forma encontrada pelos “insuspeitos” adversários do povo de Coroatá para demonstrar o amor que dizem ter pela cidade e sua gente?

Pablo Lima – Assessor de Comunicação

Elias e Tiago na semana passada simplesmente acionaram a justiça para que todas as licitações da prefeitura fossem suspensas e assim o processo fosse adiado, atrapalhando assim o bom andamento da prefeitura que acatou a decisão e adiou para o início do mês o certame. Agora os mesmos advogados que não fazem questão de esconderem que estão a mando do seu chefe, mais uma vez tentam atrapalhar a nova gestão só que dessa vez utilizando meios totalmente ilegais e imorais. Acompanhados de uma suposta empresária, eles foram até a Prefeitura e exigiram que participassem de todos os pregões abertos. Pela lógica a empresária precisaria ter uma empresa ‘multinacional’ que ofereceria a prefeitura os serviços que vão de medicamento até combustíveis, acontece que em entrevista ao programa Canal Aberto, a mesma se disse apenas empresária do ramo de informática. Ou seja, a empresa pode ser considerada fantasma e seus representantes legais devem imediatamente serem acionados na justiça por crime que fere a lei de licitações [matéria completa aqui].

Elias Moura Neto – Advogado

Empresa fantasma porquê? Ela só deu o nome dessa empresa, porque CRIMINOSAMENTE, o Luís começou a exigir CNPJ para vender edital, e mesmo sabendo da ilegalidade, ela resolveu dar o nome de uma empresa que é sócia. Crime é se a empresa recebesse sem prestar o serviço, a empresa apenas comprou o edital. Estamos tão certos que derrubamos duas vezes a licitação e se duvidar, com o que vamos fazer amanhã, vamos derrubar a terceira, porque aqui todo mundo sabe o que faz! Qualquer pessoa física ou jurídica pode comprar um edital, e estão querendo justificar a IRREGULARIDADE que fizeram e derrubamos, criando essa regra que a empresa tem que estar funcionando para comprar edital. FALÁCIA DE DERROTADOS! Vamos ter que ensinar mais uma vez como se trabalha certo!

Tiago Amorim – Advogado

Como cidadão coroataense e advogado militante na cidade, convém esclarecer a realidade dos fatos. Como é de conhecimento notório na semana passada conseguimos por meio de um Mandado de Segurança suspender as licitações que ocorreriam na prefeitura para a contratações de diversos serviços, liminar que foi fundamentada em virtudes de índices de direcionamento nas contratações de empresas. O indício foi apresentado no momento que empresários de Coroatá, que tem interesse em contratar com o poder público tiveram o acesso a compra dos editais negados. Ainda assim, com liminar concedida para qualquer interessado ou cidadão ter acesso aos editais, os responsáveis pela licitação estavam criando impedimentos para o mesmo, solicitando que os empresários tenham empresa cadastrada no sistema do município ou que possuam alvará de funcionamento de 2017 para a retirada do edital. Impedimentos para a contratação só devem ser alegados e usados como critérios de desclassificação no momento da habilitação para concorrer a licitação nos termos da lei 8.666/93. Que fique claro a toda população coroataense, você como cidadão tem dever e direito de fiscalizar o seu gestor, a prefeitura do seu município e a forma como é gasto o dinheiro público. Não deixe de procurar os seus direitos. Eu, como advogado e os demais colegas militantes nesta Cidade, estaremos aqui para garantir o acesso à justiça e o respeito a legalidade com base na prerrogativa que nos foi garantida pela CF/88 e pelo Estatuto da Advocacia [texto completo aqui].

Fonte: Coroatá Online

Continuar Lendo

Peritoró e Região

Vereadora Cristiane do Agamenon participa da reinauguração da Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira do bairro de Independência

A vereadora Cristiane do Agamenon, participou na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, no bairro de Independência, da da Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira, dentre outras autoridades.

Publicado

em

Por

A vereadora Cristiane do Agamenon, participou na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, no bairro de Independência, da reinauguração  da Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira

Para a Vereadora: “é uma alegria participar da reinauguração  da Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira,  lugar onde nasci e cresci” é muito gratificante.

“Hoje é um dia de glória para o povo de Independência, o posto estava todo sucateado,  e hoje a população recebe um posto todo revitalizado, todo recuperado, conta com uma equipe médica, equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem,contará também com exames de ultrassonografia.  Enfim, quero parabenizar o Prefeito Dr. Júnior, ele que está determinado a promover a melhor saúde ao povo peritoroense, estendo os parabéns ao Secretário Municipal de Saúde, Valdeson, o secretário que está dia e noite comprometido com o desenvolvimento da saúde deste Município, verbalizou Cristiane do Agamenon”.

Dr. Júnior, Prefeito de Peritoró, Vereadores , Secretários Municipais, e representante da Sociedade Civil também  estiveram presentes na Solenidade de reinauguração no Bairro de Independência, pertencente ao município de Peritoró-MA.

Continuar Lendo

Peritoró e Região

Prefeito de Peritoró reinaugura Unidade Básica de Saúde do Distrito Independência

O governo O Progresso Chegou contemplou os moradores do Distrito Independência, com a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira. Na manhã desta quarta-feira (24).

Publicado

em

Por

Mais uma importante obra para a saúde de Peritoró foi entregue à população. Desta vez, o governo O Progresso Chegou contemplou os moradores do Distrito Independência, com a reinauguração da Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira. Na manhã desta quarta-feira (24) estavam na solenidade de inauguração Prefeito Dr. Júnior, o Secretário Municipal de Saúde, Valdeson Rodrigues, secretários de governo, vereadores e profissionais da saúde.

“Graças ao prefeito Dr. Júnior estamos reabrindo e entregando para a população a terceira Unidade Básica de Saúde reformada, que é a Messias Ferreira, para a população do Distrito Independência, que estará aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, totalmente recuperada, reformada e reequipada, com uma equipe de profissionais competentes e preparados para atender as famílias”, agradeceu o Secretário Municipal de Saúde, Valdeson Rodrigues.

A Unidade Básica de Saúde Messias Ferreira recebeu o nome em homenagem a um importante comerciante, amigo da comunidade e que deixou muitos filhos. A UBS conta com recepção, banheiros, sala de imunização, sala de procedimento, consultório odontológico, sala de teste do pezinho, sala de fisioterapia, consultório médico e copa cozinha.

“Além de disponibilizar uma competente e preparada equipe técnica, disponibilizando para a população um atendimento de excelente padrão de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais, e agentes comunitários, o prefeito se preocupou em reorganizar e reestruturar a Atenção Básica em todas as unidades de nossa rede de saúde. É mais uma vitória alcançada pelo povo de Peritoró”, explicou Ananda Guimarães, diretora da UBS.

“O progresso chegou a Independência, pois hoje estamos entregando a Unidade de Saúde Messias Ferreira, com profissionais qualificados, com estrutura totalmente reformada e reequipada, com dois médicos, ultrassom e toda estrutura para prestar serviços médicos de qualidade e o amparo adequado a nossa população. E o trabalho não para. E quero agradecer ao nosso governador Flávio Dino por disponibilizar a rede do Estado, que reforça a cobertura da nossa rede municipal”, concluiu o prefeito Dr. Júnior.

Asscom – PMP

Continuar Lendo

Peritoró e Região

Peritoroense morre em São Luís, vítima de Covid-19

Peritoroense morre em São Luís, vítima de Covid-19.

Publicado

em

Por

Maria Raimunda Vieira, faleceu às 8h:30 desta quarta-feira, (24). Estava internada no Hospital Geral de Peritoró, foi transferida para São Luís, mas, não resistiu e morreu por Covid-19, ela morava na Rua Francisco Matos, antiga Rua da Lama em Peritoró-MA.

Continuar Lendo

Destaques da Semana