Ex-vereador de Bernardo do Mearim é preso acusado de estupro de vulnerável

Notícia Geral

Na manhã desta quarta-feira (22), a Polícia Civil, através da Delegacia de Igarapé Grande (MA), deu cumprimento ao Mandado de Prisão em desfavor de Antônio Rodrigues dos Santos Neto, de 55 anos, mais conhecido pelo apelido de “Neto Veador.”

Ele é acusado de ter praticado o crime de estupro de vulnerável, em 2004, e posteriormente foi condenado à pena de 6 anos, a ser cumprido em regime semiaberto. A prisão foi efetuada às 8 horas da manhã, no povoado Baixão do Moacir, na zona rural de Bernardo do Mearim (MA).

De acordo com as informações, Neto Veado exerceu o cargo de vereador no mandato de 1997-2000, no município de Bernardo do Mearim; mais recentmente, ele tentou uma candidatura para vice-prefeito em Bernardo do Mearim em 2020, porém a chapa encabeçada pela candidata Léia Pereira (PT), foi impugnada e ele teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral, antes mesmo do início das eleições.

Curiosamente, em 2004, quando Neto Veador foi acusado de cometer o crime de estupro, ele concorreu à vaga de vereador pelo extinto PFL, mas não foi eleito.

O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e, posteriormente, ao presídio de Pedreiras, onde ficará à disposição da justiça. Como se trata de regime semiaberto, Neto Veado deve passar o dia em liberdade e depois dormir no presídio.

Em entrevista para TV Rio Flores, o delegado regional Diego Maciel, falou sobre a prisão do ex-vereador de Bernardo do Mearim.

Recebemos o mandado de prisão, feito por conta de uma condenação à pena de 6 anos a ser cumprida em regime semi-aberto. O motivo prática de estupro de vulnerável, presente no art. 217a do Código Penal. Foi determinado que uma equipe de policiais civis diligenciassem no sentido de descobrir onde o indivíduo estava.

Já havia pelo menos dois dias que estávamos atrás dele, e na manhã de hoje ele foi encontrado na zona rural de Bernardo do Mearim, num povoado conhecido como Baixão do Moacir. Foi dado o cumprimento ao mandado de prisão por conta dessa condenação, agora, está sendo finalizada a formalidade de comunicação ao Poder Judiciário, elaboração de exame de corpo de delito e, logo em seguida, ele será encaminhado ao presídio para ser dado início ao cumprimento de sua pena.

Trata-se de uma pessoa muito conhecida dentro da região?

Isso, ele é bem conhecido. Mas o trabalho da polícia é impessoal e, independentemente de quem seja, se chegar para nós a determinação ela será devidamente cumprida.

De que forma a sociedade pode ajudar a polícia a combater esses crimes?

Infelizmente é um crime extremamente pernicioso e que, na sua maioria das vezes, ocorre no próprio seio familiar. O abuso é praticado muitas vezes por um conhecido ou membro da família, fazendo com que a criança ou adolescente comesse a dar sinais acerca da situação de eventual estupro. Nesses casos, a família deve ficar vigilante a qualquer sinal, procurar a nossa delegacia especializada da mulher que pode dar um apoio sobre a situação. Existe também a opção de consultar o nosso contato Whatsapp, que também serve para esse tipo de denúncia.

Neste último caso, peço apenas que sejam feitas através de mensagens, texto ou áudio, pois não temos estrutura para atender ligações através do Whatsapp, mas todas as mensagens são devidamente verificadas e atendidas. A identidade do denunciante será guardada em sigilo absoluto.

Fonte: blog do Carlinhos Filho