FAÇA BONITO: PREFEITURA REALIZA CAMPANHA DO DIA D DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Peritoró e Região

Centenas de crianças e adolescentes fizeram uma linda e empolgante caminhada que saiu do prédio do conselho Tutelar e foi até a Praça Duque de Caxias, na tarde de quarta-feira, 18 de maio,  para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data, que busca conscientizar a sociedade da luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual, faz parte da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. 

A prefeitura municipal de Lima Campos-MA, por meio do Conselho Tutelar de Lima Campos, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, CRAS, Secretaria de Educação, Secretaria da Juventude e NUCA, foram os realizadores da caminhada. A campanha teve início dia 9 e vai até 30 de maio.

De 9 a 13 aconteceu uma Oficina de Produção de Cartazes Temáticos com os alunos do ensino fundamental maior (6º ao 9° ano).

No dia 17 houve uma ação do CRAS com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do povoado Parada do Bom Jesus.
No dia 18, dia D da Campanha, pela manhã, aconteceu uma entrevista na rádio Atividade FM com o CRAS e o Conselho Tutelar.

O objetivo da campanha é alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para a problemática que vem afetando todo o país. A data não foi escolhida à toa, mas para dar visibilidade ao crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família da Grande Vitória. A triste notícia é que o crime ficou impune. A Lei Nº 9.970/2000 foi criada em memória da menina Araceli. Estima-se que a cada hora, quatro meninas de até 13 anos sofrem abuso sexual. 

De acordo com membros do governo a campanha ainda não acabou, pois até o dia 30 de maio, algumas atividades serão realizadas em diversas escolas do município.