Connect with us
Hora

Educação

Felipe Camarão cumpre agenda de entrega e anúncio de obras educacionais no Sul do Estado

Nesta terça-feira (20), foi a vez dos municípios de Alto do Parnaíba e Tasso Fragoso receberem a comitiva para a entrega e anúncio de novas obras educacionais.

Publicado

em

O Governo do Maranhão segue avançando com ações no âmbito do Programa Escola Digna. Nesta terça-feira (20), foi a vez dos municípios de Alto do Parnaíba e Tasso Fragoso receberem a comitiva para a entrega e anúncio de novas obras educacionais.
Em Alto Parnaíba, o Governo entregou a nova e completa Quadra Poliesportiva Jucimar Alves, espaço esportivo que agora conta com ampla área de lazer, arquibancadas cobertas, além de vestiários masculino e feminino, garantindo mais conforto e segurança para a prática esportiva dos alto-parnaibanos.“Gostei porque fica melhor ‘pra’ gente, até porque antes tinham vários malandros aqui e não dava ‘pra’ gente jogar bola. Agora com essa segurança toda aqui, dá ‘pra’ gente fazer nossas atividades esportivas. Agora tem banheiros! Está cercada, boa e bonita!”, disse o morador Pedro Paulo. Ele em 15 anos e revelou estar contente pelo novo e digno espaço que a comunidade recebeu.
Os secretários de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão; e de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, representaram o Governo do Maranhão durante as agendas na região Sul do estado. Em 2020 o ‘Escola Digna’ já havia entregue à comunidade de Alto Parnaíba a entrega da reforma completa do Centro de Ensino Vitorino Freire e durante a sua fala o secretário da Seduc destacou o retorno ao município para entregar mais essa importante obra.
“Tenho a honra de hoje visitar a escola [CE Vitorino Freire] complemente reconstruída e climatizada, inclusive com uma quadra poliesportiva digna para os estudantes de Alto Parnaíba. Agora, retorno aqui para também com alegria entregar essa obra, em parceria com a Prefeitura Municipal, destinando os recursos para a construção dessa obra em nome do governo Flávio Dino. Essa quadra que é o primeiro ginásio poliesportivo coberto da cidade”, enfatizou Felipe Camarão.
Construída por meio da parceria entre Seduc, Sedes e Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba, a obra recebeu investimentos da ordem de R$378.905,55 (trezentos e setenta e oito mil, novecentos e cinco reais e cinquenta e cinco centavos), e leva o nome de um dos principais esportistas da cidade, o atleta ‘Jucimar Alves’. Presente à entrega, Jahd Alves, filha do esportista, agradeceu pela homenagem.
“Toda a família está muito feliz! Hoje faz 30 anos que ele morreu e nós queremos agradecer profundamente por essa homenagem, depois de tanto tempo do falecimento dele. E agora, com essa lembrança, ele ficará para sempre, na quadra mais importante da cidade”, disse Jahd Alves.

“Quero aproveitar a oportunidade para mandar um abraço para o nosso governador Flávio Dino. Ele e os nossos secretários Felipe Camarão e Márcio Honaiser não mediram esforços para liberar o recurso para essa obra e têm sido grandes parceiros de Alto Parnaíba. Para nós é um motivo de muita alegria, hoje, contarmos com essa bela obra que está sendo entregue”, reforçou o prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Vieira.
Cabe destacar que, ainda em Alto Parnaíba, a Seduc entregou aos estudantes da rede municipal de ensino, kits escolares e literários contendo mais de 3000 itens para alunos e 700 livros, sendo 600 exemplares de literatura brasileira e 100 da literatura maranhense, aproximadamente.

“Também entregamos aqui kits literários e kits para os estudantes da rede municipal, contendo mais de 3000 itens. Ou seja, é Governo do Estado ajudando a Prefeitura Municipal a desenvolver a educação. Esta é a missão do Governo Flávio Dino! É a missão do Escola Digna!”, destacou Felipe Camarão.
Novo Farol do Saber em Tasso Fragoso

Em Tasso Fragoso, o secretário da Seduc, Felipe Camarão, assinou Ordem de Serviço para a construção de um Farol do Saber no município.

“Seguindo a agenda no Sul do Maranhão – representando o governador Flávio Dino, estamos em Tasso Fragoso, para assinar a Ordem de Serviço da construção do Farol do Saber da cidade. Mais uma biblioteca pública para o estado do Maranhão! Muito em breve voltarei, para mais essa importante entrega do Escola Digna. Aproveitando, visitei a nossa escola estadual [CE Enéas Maia Filho], que foi completamente reformada e climatizada. Mais uma Escola Digna entregue pelo Governo Flávio Dino no início deste ano”, expressou Felipe Camarão.
A construção do novo Farol do Saber tem previsão para ser concluída em 90 dias e é fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual e secretário da Sedes, Márcio Honaiser, em parceria com a Seduc. A obra recebe recursos do Tesouro Estadual, da ordem de mais de R$ 300mil.

“Fizemos aqui a Ordem de Serviço do Farol do Saber de Tasso Fragoso, este equipamento que a cidade não possuía e que agora, até o final do ano, estará recebendo para – como o nome já diz – trazer conhecimento e sabedoria. É um local de estudo, de aprofundamento e uma biblioteca pública que vai servir a toda a comunidade aqui de Tasso Fragoso”, enfatizou Márcio Honaiser.
Também presente ao evento de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito de Tasso Fragoso, Roberth Coelho, pontuou as ações do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal que têm alavancado a melhoria da qualidade de vida dos tassofragossenses.

“Graças a Deus estamos sempre conseguindo essa parceria com o Governo do Estado para a melhoria de Tasso Fragoso. Nós tínhamos uma carência muito grande na infraestrutura, na educação, na saúde e em todas essas áreas a gente sempre tem tido o apoio do Governo do Maranhão. Isso tem sido de suma importância para os avanços da nossa cidade”, afirmou Roberth Coelho.
“A construção do Farol do Saber em nossa cidade vai ser de suma importância, não só para nós estudantes do CE Enéas Maia Filho, como para toda a rede de ensino de Tasso Fragoso e também para os leitores em geral, pois será um lugar reservado e muito bem adaptado para todos nós. Quero, com alegria, agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário de Educação Felipe Camarão”, disse a estudante da rede pública estadual, Láila Sousa Lima.
A obra de construção do Farol do Saber é de fundamental importância para a comunidade Tasso Fragoso. Pois, é onde os jovens terão acesso às obras literárias e Tasso Fragoso estava precisando de uma obra de tamanha importância, que foi nos presenteada pelo nosso governador Flávio Dino, por meio do secretário de Educação Felipe Camarão e Tasso Fragoso só tem a agradecer. A educação está tomando novos rumos com a administração de Flávio Dino. A educação do Maranhão está se desenvolvendo e está em destaque a nível nacional e essa obra só mostra a responsabilidade e o compromisso que o nosso governador e o nosso secretário de Estado têm para com a educação maranhense”, concluiu Plácido Gomes Alves, gestor geral do CE Eneas Maia Filho.

Texto: Letícia Pinheiro

Educação

Felipe Camarão cumpre agenda em Parnarama e Matões

Sábado de muita alegria com ações educacionais para Parnarama e Matões.

Publicado

em

Por

Sábado de muita alegria com ações educacionais para Parnarama e Matões, Felipe Camarão percorreu as duas cidades levando muito mais melhorias para a educação.

Parnarama

“Iniciamos o dia às margens do Rio Parnaíba, para visitar o novo CE Mestre Tibério, que já está pronto e todo sinalizado para o retorno às aulas, na segunda-feira. Recebi ainda o pedido do secretário Rubens Pereira Júnior para que a escola se torne um Centro Educa Mais. Estrutura tem, agora a nossa equipe fará uma análise para transformar a escola em Tempo Integral.
No CE Cônego Jesus de M. Soares, escola que foi reformada em 2018, anunciamos à comunidade a construção da quadra poliesportiva. A escola também está totalmente sinalizada e adequada para o retorno híbrido”, disse o secretário.

Matões

“Fui à cidade cumprir a minha palavra. Há alguns anos, em visita à cidade, acompanhado do secretário e filho da terra, Rubens Pereira Júnior, falei que iríamos reformar o CE João Paulo I, a pandemia atrapalhou um pouco, mas o grande dia chegou. Hoje, assinamos as Ordens de Serviços desta escola, além do Farol do Saber e praça. Na ocasião, visitamos ainda a obra da escola de Ensino Médio em andamento”, destacou Felipe Camarão.

“Agradeço imensamente o convite do secretário e amigo Rubens Pereira Júnior e a presença de todos que estiveram conosco neste dia: deputados Rafael e Adelmo Soares, prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, diretor do Detran, Francisco Nagib, amigo Gabriel Tenório, vereadores e comunidades escolares.
Agora é hora de voltar para São Luís que mais tarde tem #RuaDigna para inaugurar. Avante!”, agradeceu e finalizou o secretário Felipe Camarão.

Continuar Lendo

Educação

Secretário Felipe Camarão comemora Lei que cria o Prêmio Escola Digna e a Bolsa Auxílio Educacional

No Maranhão, todo dia é dia de alegria com a educação!
Hoje o governador Flávio Dino sancionou a Lei que institui o Prêmio Escola Digna e o Bolsa Auxílio Educacional, que integram o programa Escola Digna e estabelecem mecanismos de incentivos à melhoria dos indicadores educacionais no Estado.

Publicado

em

Por

Estimular os indicadores educacionais do Maranhão concedendo prêmios a escolas e auxílio em dinheiro a educadores. Foi com esse objetivo que o governador Flávio Dino sancionou nesta quinta-feira (29), no Palácio dos Leões, em São Luís, a Lei que oficializa o Prêmio Escola Digna e o Bolsa Auxílio Educacional, iniciativas que integram o programa Escola Digna, macropolítica estadual de educação.

Tanto o Prêmio Escola Digna quanto o Bolsa Auxílio Educacional são frutos do Projeto de Lei nº 319/2021, de autoria do Poder Executivo Estadual, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no último dia 13 de julho.

Prêmio Escola Digna tem por finalidade condecorar as escolas públicas que tenham obtido, no ano anterior ao da concessão, os melhores resultados de aprendizagem. A estratégia estabelece mecanismos de incentivos para melhoria dos indicadores, a partir da distribuição de recursos, a título de premiação ou contribuição financeira, tendo como base os resultados obtidos nas avaliações do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), o exame é aplicado anualmente, de forma censitária, com os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. As escolas premiadas recebem um auxílio financeiro de R$ 40 mil a R$ 60 mil, definidos conforme o número de estudantes avaliados.

Já o Bolsa Auxílio Educacional concederá auxílio mensal de R$ 600,00 a R$ 4.500,00 ao profissional da educação ao profissional da educação, servidor público ou não que, em decorrência do desenvolvimento de atividade formativa ou realização de pesquisa no ensino básico, participe em caráter eventual, de processo de formação, avaliação educacional, acompanhamento técnico pedagógico ou gestão de programas ou ações desenvolvidas com vistas à melhoria dos indicadores educacionais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em regime de colaboração com os municípios.

O Prêmio Escola Digna e o Bolsa Auxílio Educacional têm como parceiros empresas da iniciativa privada que abraçaram a causa em prol da melhoria educacional no Maranhão. As iniciativas recebem o apoio da Associação Bem Comum, Fundação Vale, Fundação Lemann e do Instituto Natura.

“No Maranhão, todo dia é dia de alegria com a educação!
Hoje o governador Flávio Dino sancionou a Lei que institui o Prêmio Escola Digna e o Bolsa Auxílio Educacional, que integram o programa Escola Digna e estabelecem mecanismos de incentivos à melhoria dos indicadores educacionais no Estado. Mais uma importante ação do Governo do Maranhão que investe e está sempre em busca de meios para melhorar a qualidade educacional em todo Maranhão. Avante!”, disse o secretário Felipe Camarão.

Estímulo no retorno à sala de aula

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a sanção da Lei chega no momento certo para estimular gestores, professores e alunos que se preparam para retomar as aulas presenciais no próximo dia 2 de agosto.

“O objetivo é a melhoria dos índices educacionais. Alfabetizar na idade certa, garantir aprendizagem adequada aos nossos estudantes. O melhor momento para fazer isso é no momento do retorno. É hora de voltar, fazer um retorno seguro. Com a sanção dessa Lei, nós teremos também esse estímulo para que os estudantes possam retornar às escolas e os professores possam ministrar bem suas aulas”, enfatizou o secretário.

Com informações Seduc

Continuar Lendo

Educação

PROJETO PILOTO: Laboratório de Informática Móvel

Os chromebooks auxiliarão na prática pedagógica e, após o uso, a gestão escolar o guarda, pois não precisa de um espaço específico para sua utilização.

Publicado

em

Por

O secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, fala da gestão da educação que passará por uma nova experiência, a tecnologia nas escolas.

“Testaremos uma nova experiência em nossas escolas, a começar pelo Iema Integral Bilíngue. No dia 02 de agosto, as crianças terão um laboratório de informática móvel para usar na sala de aula ou em qualquer ambiente escolar. Os chromebooks auxiliarão na prática pedagógica e, após o uso, a gestão escolar o guarda, pois não precisa de um espaço específico para sua utilização. Uma das vantagens também é o PREÇO. O laboratório móvel custa cerca de 30% do total de um laboratório fixo.


Dando certo, ampliaremos a oferta para outras escolas. Avante!”, disse o secretário.

Continuar Lendo

Destaques da Semana