Felipe Camarão cumpre agenda no sertão maranhense e região central do Estado

Educação

Em passagem por Colinas, no sertão maranhense, e por Joselândia, São José dos Basilios e Governador Archer, na região central do estado, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado de equipe técnica da Secretaria, vistoriou obras nos municípios e anunciou a reforma de outros educacionais nas regiões.

Em Colinas, Felipe marcou presença no Arraial da Vacinação, que está sendo realizado no Centro Educa Mais Maria José Macedo Costa, escola de tempo integral da rede pública estadual no município, e vistoriou a obra de construção da unidade plena do IEMA.

“Na companhia do vice-governador, Carlos Brandão, e de vários secretários de estado participei do Arraial da Vacinação, que aconteceu no Centro Educa Mais Maria José Macêdo Costa. E em seguida visitamos a obra do Iema Graça Saraiva, feita em homenagem à professora da região e mãe do Secretário Márcio Jerry. Um investimento de cerca de R$ 20 milhões, entre obra e mobiliários, que beneficiará cerca de 400 estudantes da região, com cursos profissionalizantes, atendendo a vocação da região. É sempre muito bom voltar ao município, acompanhar investimentos do governo Flávio Dino”, declarou o secretário.

Região central

Na cidade de Joselândia, o secretário se encontrou com a gestão escolar, os professores e estudantes do Centro de Ensino Newton Bello, para discutir a situação da escola, que necessita de reforma. A reunião também contou com a presença do vice-prefeito Derick Menezes e do secretário municipal de educação, Éder Amador.

A escola, que foi construída em 1957, ainda tem paredes de Adobe e, em quase 80 anos de existência, nunca passou por uma reforma significativa que atendesse às necessidades da comunidade escolar. Ao longo do tempo foram construídas novas dependências de forma improvisada. É a única escola de Ensino Médio, de Joselândia.

O prédio tem sete salas de aula, que atende a 600 estudantes, nos três turnos. Na oportunidade o secretário ouviu do estudante João Victor de Deus, presidente do Grêmio Estudantil, o pedido para que transforme a escola dele e de outros mais de 600 estudantes, em uma Escola Digna.

“Em nome de todos os estudantes, eu peço ao senhor, secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino, uma Escola Digna, como tantas outras que a gente já viu pelo Maranhão. Nós também merecemos um prédio digno”, disse o João Víctor.

No final da reunião, ficou decido que o estado e município farão uma permuta de prédios escolares.

“Tomamos uma decisão democrática e colaborativa. O regime de colaboração colocado na prática. Governo do Estado do Maranhão e a prefeitura de Joselândia estão acordando que o prédio onde hoje funciona a escola do estado será reformado e transformado em uma creche. E o prédio do município, onde funciona uma escola do município, será cedido para o estado implantar a escola Newton Belo, que será uma escola climatizada, com quadra coberta e com o conforto necessário. E no prédio ao lado, também cedido pelo município, faremos o anexo com laboratórios, auditório e biblioteca”, destacou Felipe Camarão.

“Essa foi melhor notícia que recebemos hoje. Há duas semanas me reuni com os professores que cobraram e disseram: Felipe Camarão constrói escola. Ele é o secretário de educação que mais construiu e reformou escolas, a gente não merece uma Escala Digna? […] E hoje, nós temos a felicidade de receber essa notícia, que vai ser boa para todos nós”, disse a Gestora do Centro de Ensino Newton Belo, Maria Ednilde Araújo.

“Quem ganha, certamente, é a população do município de Joselândia, porque nós teremos 03 espaços revitalizados. O Newton Belo, depois de reformado será transformado em uma Creche para oferecer um espaço digno para a educação infantil. E os alunos do Newton Belo terão um espaço mais amplo pra estudar”, declarou o secretário municipal de educação de Joselandia, Éder Amador.

“O primeiro passo foi dado, só falta acertar os detalhes e acelerar o processo na câmara, também, com a vereadora Raline, porque o tempo é curto. Agradeço ao governo do estado e digo que a prefeitura de Joselândia estará à disposição. Quero agradecer ao secretário pela presença em nossa cidade”, disse Derick Menezes, vice-prefeito.

No município de São José dos Basílios, o secretário visitou o Centro de Ensino Darcy Vargas, que foi reformado e entregue à comunidade escolar em 2016, e receberá repasse extra para melhorias na infraestrutura da escola, além de equipamentos como ventiladores e ar condicionado.

A agenda terminou no município de Governador Archer, onde foi anunciada a reforma do Farol Saber do município, prevista para iniciar na próxima semana, e visita ao Centro de Ensino Pires Sabóia, para levantamento das necessidades de melhoriais do prédio escolar.

“Dia muito produtivo, em 4 municípios maranhenses, onde vistoriamos e visitamos equipamentos educacionais. Nosso objetivo, como determina o governador Flávio Dino, é sempre estar perto das comunidades em busca de meios que possam dar mais bem estar e qualidade de ensino e aprendizagem nos equipamentos educacionais maranhenses”, concluiu Felipe Camarão.

Fonte: Seduc