Felipe Camarão reúne cerca de 1.000 educadores na Caravana Escola Digna 2.0 da Região Tocantina

Educação
A semana inicia com cerca de 1.000 educadores e profissionais da educação debatendo sobre o futuro da educação maranhense durante a Caravana Escola Digna 2.0, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Desta vez, os diálogos, realizados nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), aconteceram com as classes de trabalhadores educacionais das Unidades Regionais de Educação de Açailândia e Imperatriz, respectivamente.
Durante dois encontros, a equipe da Seduc, capitaneada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ouviu as ideias e proposições sobre a destinação adequada dos recursos dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), que vigorou até 2006, e foi substituído pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Na ocasião, também foi dialogado sobre a macropolítica educacional do Governo do Estado, o Programa Escola Digna. “Dois dias de grandes plenárias com professores, servidores, estudantes e comunidades escolares em geral, sobre o futuro do Maranhão através da educação. A Caravana Escola Digna 2.0 tem por objetivo, justamente, fazer esse diálogo, buscando os melhores caminhos para o estado do Maranhão. Uma ampla e importante discussão sobre os precatórios do Fundef, com quase R$ 4 bilhões que serão destinados à educação em nosso estado. Nós estamos debatendo sobre como usar esse recurso, que será 60% para os profissionais da educação e 40% para investimentos. Tudo isso de maneira democrática, com os professores expressando como querem que esse recurso seja utilizado. A partir daí, faremos um Projeto de Lei, que pretendemos ser aprovado ainda este ano pela Assembleia Legislativa, com o plano de aplicação desses recursos, fazendo a gestão democrática de verdade em nosso estado”, afirmou Felipe Camarão.
Educadores de Açailândia e região no ginásio da escola em tempo integral
Os encontros na Região Tocantina reuniram cerca de mil profissionais da educação, entre: professores, técnicos, gestores e secretários municipais, em um total de 23 municípios pertencentes às duas Unidades Regionais de Educação, Açailândia e Imperatriz.
Construção Coletiva
Centenas de professores e gestores educacionais de Imperatriz participaram da Caravana
Para a secretária municipal de Educação de Açailândia e também professora da rede pública estadual, Karla Janys Lima Nascimento, esse é um importante momento de diálogo, tendo em vista a oportunidade de conversar a respeito da implementação das políticas educacionais para os munícipios junto com o Governo do Estado, e saber o quê que os educadores – enquanto municípios e servidores – entendem que é melhor para o município.
“Essa é uma discussão democrática que nos permite um diálogo respeitoso, um exercício de ouvir, e construir juntos aquilo que almejamos para o nosso futuro, a partir da realidade em que cada um de nós se encontra”, disse a secretária municipal.
Já para Daniel Delbons, professor de Matemática, essa é uma oportunidade de conhecer ainda mais sobre o Escola Digna e, juntamente, com os demais educadores discutir propostas que venham a melhorar a educação dos jovens maranhenses. Ele faz parte de um grupo de professores pertencentes ao Programa Ensina Brasil, desenvolvido na região em parceria com o Governo do Maranhão.
“Aqui nós pudemos aprender mais sobre o Programa Escola Digna e sobre formas eficientes de conseguir impactar nossos estudantes e, consequentemente, melhorar a nossa sociedade”, falou Daniel.
Entre as muitas propostas para aplicação dos recursos, sugeridas pelos educadores, estão: a melhoria da infraestrutura digital das escolas públicas maranhenses, compra de aparelhos eletrônicos – como notebooks e smartphones – para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, melhoria dos prédios escolares de educação indígena, quilombola e do campo, criação de incentivos aos educadores das unidades prisionais de ensino.
“É uma satisfação imensa receber a Caravana na Regional de Imperatriz, principalmente para tratar de algo tão importante que é a destinação dos precatórios do Fundef. Tenho a certeza que as proposições que os profissionais da educação da nossa Regional fizeram aqui hoje serão de grande utilidade para a melhoria da nossa educação maranhense”, afirmou a gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana.
“Para nós, é um momento ímpar observar que o Governo do Estado, por meio do nosso secretário Felipe Camarão, estabelece esse diálogo em favor do Escola Digna, e claro, esse ponto muito importante que é a questão dos precatórios do Fundef. É um momento de reflexão sobre como esses recursos podem ser aplicados da melhor forma para a nossa educação”, complementou o prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga, e professor do Centro de Ensino Vicente Elias Pison
Cabe destacar que os diálogos com a classe educadora de todo o Maranhão estão abertos e, até o final do mês de setembro, a Caravana chegará a todas as 19 Unidades Regionais de Educação do estado.
Mais investimentos para a Região Tocantina
Ainda em Açailândia, a equipe da Seduc aproveitou para visitar outros equipamentos educacionais, vistoriando reformas e anunciando o início de outras obras. Obras como o Farol do Saber do município, que será totalmente recuperado, bem como o Centro de Ensino Mary Dalva, que se tornará a primeira escola militar de Açailândia.
“Nós temos obras em andamento aqui e, com satisfação, em breve estarei de volta à região para entregar a reforma do CE Mary Dalva, que será a primeira escola militar de Açailândia. Temos obras em Itinga, em Bom Jesus das Selvas e em Buriticupu, também. Enfim, graças a Deus, temos obras do Escola Digna em todos os cantos do Maranhão e, em breve, estaremos de volta aqui cumprindo mais esses compromissos do governador Flávio Dino”, afirmou Felipe Camarão.
Secretário Felipe Camarão com educadores dos municípios da regional Açailândia