Connect with us
Hora

Notícia Geral

Governo anuncia São João do Maranhão e adianta 30% do cachê a artistas

Participaram o governador Carlos Brandão; os secretários de Estado da Cultura, Paulo Victor; e do Turismo, Paulo Matos.

Publicado

em

Depois de dois anos de interrupção em virtude da pandemia ocasionada pela covid-19, o governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (10), em coletiva de imprensa no auditório do Palácio dos Leões, a programação oficial para o São João 2022 no Maranhão. Participaram o governador Carlos Brandão; os secretários de Estado da Cultura, Paulo Victor; e do Turismo, Paulo Matos.

Para o secretário Paulo Victor, o que vai fazer do São João 2022 o maior do Brasil não se refere apenas ao evento cultural em si, mas também à geração de renda por meio do programa Mais Renda, de iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

“Teremos espaço para o Mais Renda. Temos 20 arraiais oficiais, mas também teremos apoio a todos os bairros, aos Vivas, comunidades, igrejas, e em cada espaço contribuirá para a ativação da economia em massa. Outro ponto diferencial é conseguir pagar 30% do cachê adiantado. A gente pode achar que não é muito, mas para quem está lá na ponta isso é demais”, avaliou Paulo Victor.

Uma das iniciativas para impulsionar a economia durante o São João e fortalecer a rota do turismo com aviações regionais, o governador Carlos Brandão disse que será feita uma programação de redução do ICMS.

“Nós vamos fazer uma redução de ICMS do querosene, para que haja menos imposto sobre o combustível. Isso para fortalecer essa rota, puxando o turista cativo de Fortaleza para ir até Jericoacoara, mas por que não ir a Barreirinhas, a São Luís”, informou.

Para o recebimento de turistas durante o evento, o secretário Paulo Matos também comentou sobre o otimismo na rede hoteleira.

“O setor hoteleiro está muito otimista. A expectativa é de lotação de 100% na rede hoteleira ou próximo disso. Só no modal aéreo teremos 450 mil visitantes em São Luís. E eu tenho convicção de que esse turista será muito bem recebido”, disse o secretário Matos.

Programação

Com o slogan o “Maior São João do Brasil”, serão mais de 500 atrações ao longo de dois meses, em datas específicas, com arraiais distribuídos na praça Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.

Os festejos juninos, que praticamente já iniciaram no dia 1º de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray, com o Maranhão de Reencontros, terão programação oficial a partir do próximo dia 28 e vai até 31 de julho, de quinta a domingo para a maioria dos arraiais. No entanto, na véspera da abertura, dia 27 (última sexta-feira de maio) acontece um cortejo. O público evangélico também será contemplado, com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, dias 1° e 2 de julho.

Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho. O Maior São João do Brasil conta com apoio cultural dos Supermercados Mateus e da Equatorial Energia.

Apoio da equipe de Governo

O governo do Estado dará todo o suporte para o pleno desenvolvimento do São João 2022 por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) – doação de matracas e outros; Secretaria de Estado do Turismo (Setur) – apoio na organização e disponibilização de serviços; Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP) – segurança; Secretaria de Comunicação Social (Secom) – apoio na divulgação do evento; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) – equipamentos do programa Mais Renda; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) – disponibilização de intérpretes de libras.

Credenciamento para barracas de alimentos

Depois das inscrições para o credenciamento de artistas que pleiteiam participar da programação oficial do São João 2022 – os selecionados receberão 30% de adiantamento do cachê –, com prazo que teve prorrogação até o dia 29 de abril, foi aberto nessa segunda-feira (9) o credenciamento e seleção de candidatos para a cessão de ponto fixo em barracas de alimentos nos arraiais do circuito oficial do São João do Maranhão. De acordo com o edital, os interessados terão até o dia 13 de maio para se inscrever, das 9h às 17h, presencialmente, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), na Avenida dos Holandeses, nº 1803, no bairro São Marcos, em São Luís.

Maranhão de Reencontros

O Maranhão de Reencontros é uma prévia do São João 2022, que está acontecendo todos os domingos na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen. O evento, que iniciou dia 1º de maio e realizou a segunda edição no último dia 8 – especial do Dia das Mães –, tem recebido nomes expressivos da cultura maranhense, como Cacuriá de Dona Teté, Mano Borges, Boi de Morros, Pão com Ovo, Companhia Barrica e Boi de Nina Rodrigues. A terceira edição acontece neste domingo (15), sempre a partir das 17h.

Também estiveram presentes na coletiva os secretários Tiago Fernandes (SES); coronel Silvio Leite (SSP); Paulo Casé (Sedes); Murilo Andrade (Seap); comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Emerson Bezerra; Gilvan Alves (adjunto da Sedihpop); secretários municipais de Cultura de Bacurituba, Cajapió, Cajari, São Bento, São Vicente, Palmeirândia, Peri-Mirim, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, o prefeito Edesio Cavalcanti (Turiaçu), entre outros.

Notícia Geral

Carol Costa reforça sua principal bandeira em pré-campanha eleitoral

O objetivo é atuar no legislativo com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento à mulher no Maranhão.

Publicado

em

Por

A pré-candidata a Deputada Estadual segue focada em seu projeto político para atuar no legislativo com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento à mulher no Maranhão.

A emedebista está confiante nas manifestações de apoio que têm recebido nas comunidades, nas ruas e em suas redes sociais, o que demonstra a grande expectativa da população por uma parlamentar atuante. Carol Costa é filiada ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

“Os desafios são muitos e embora esta seja a primeira vez que coloco meu nome à disposição para uma disputa eleitoral, a sociedade já me conhece, sabe que não desisto e entende que este é um passo de continuidade ao que já faço há quase 5 anos na luta por proteção às mulheres, sempre de mãos dadas com os principais órgãos e instituições que atuam na área”, ressalta Carol.

É com essa disposição que Carol Costa segue com sua pré-campanha ao lado do povo. No dia 14, participou de mais uma ação social promovida pela Associação Somos Todos Marianas, desta vez na Vila Pirâmide, no município de Raposa, região metropolitana de São Luís.

Além de realizar um bazar beneficente e entregar cestas básicas, a pré-candidata palestrou para famílias sobre a violência contra a mulher, que é sua principal bandeira. O evento contou com a Patrulha Maria da Penha e as ações educativas de proteção à mulher.

No dia 19, Carol se encontrou com o Somos Todos Marianas e Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira, para um ato por justiça, no Fórum Sarney Costa, em favor de mais uma mulher vítima de tentativa de feminicídio.

No dia 20, ela esteve em Teresina (PI) a convite da Pastora Flávia Arrais para participar do Pink Power Movement, um encontro de mulheres organizado pela Igreja Angelim, onde falou sobre o início da sua trajetória no combate à violência e ao feminicídio, e reforçou seu comprometimento em seguir lutando incansavelmente.

Carol Costa entrou para a história do Maranhão desde que passou a se destacar com firmeza nas ações de combate à violência contra a mulher em todo o estado. Ela é formada em Direito pela Universidade Ceuma, tem duas filhas e servidora pública no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Continuar Lendo

Notícia Geral

DIULIA EVANNY PARTICIPA DA ENTREGA DO CARTÃO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Diulia Evanny, representou o município de Alto Alegre-MA, na solenidade entrega do cartão.

Publicado

em

Por

 “A implantação de programas como o Cartão Transporte Universitário, que facilitem o acesso da juventude ao ensino superior faz-se cada vez mais necessário,  especialmente para àqueles que precisam se deslocar a outro município, como no caso dos mais de 200 estudantes alto-alegrenses que vão diariamente a Bacabal e a outras cidades em busca da tão sonhada formação acadêmica,” disse Diulia Evanny, secretária de Juventude de Alto Alegre do Maranhão. 

Na manhã desta terça-feira, 24 de maio, aconteceu no auditório CVT da cidade de São Mateus, a entrega do Cartão Universitário. 

O objetivo é ampliar o acesso  de estudantes a educação, auxiliando-os em seu deslocamento no município onde moram para o município onde está localizado sua instituição de ensino. O programa beneficia jovens que fazem diariamente um percurso superior a 100km, somando ida e volta. 

Diulia Evanny, representou o município de Alto Alegre-MA, na solenidade entrega do cartão.
O Cartão Transporte Universitário, é um programa  que é realizado em Parceria com a Secretaria  de Juventude do Estado, programa no qual 03 estudantes alto-alegrenses   foram contemplados.
De Alto Alegre foram apenas 3 jovens contemplados, mas a expectativa é que mais estudantes sejam beneficiados no próximo semestre, através do segundo edital do programa que será lançando em junho e ampliará o número de vagas para 2850 em todo o Estado, finalizou a secretária de Juventude Alto Alegre-MA.
Estiveram  presentes na solenidade de entrega simbólica;  a secretaria estadual de Juventude, Tatiana Pereira, o  ex-prefeito Miltinho Aragão, o secretário de Juventude de São Mateus,  professor Francisco Barata, João Pedro Pacífico, secretário de Juventude de Peritoró-MA.

Continuar Lendo

Notícia Geral

Lima Campos | Moradores comemoram instalação de poço artesiano do povoado Nova Olinda

Mais uma ação da prefeita Dirce Prazeres (PDT), a água chegou nas torneiras da comunidade.

Publicado

em

Por

Os moradores do povoado Nova Olinda, na zona rural de Lima Campos (MA), agora estão com um largo sorriso estampado no rosto. Isso porque, em mais uma ação da prefeita Dirce Prazeres (PDT), a água chegou nas torneiras da comunidade.

Atendendo à demanda dos moradores, a Prefeitura de Lima Campos instalou um poço no povoado, construído em um terreno cedido pelo Sr. Riba, morador da comunidade. “O que eu sinto é que nós estamos muito felizes. Agora, todos nós moradores estamos com água encanada em nossas casas”, frisou o morador.

Para a prefeita Dirce Prazeres, a iniciativa, além de uma satisfação, traduz a responsabilidade da gestão municipal em honrar com os compromissos firmados com a população.

“É um momento de muita alegria e de gratidão saber que hoje Nova Olinda tem água nas torneiras. E é maravilhoso saber que foi na minha gestão”, declarou a prefeita.

Fonte: Carlinhos Filho

Continuar Lendo

Destaques da Semana