Governo do Maranhão fortalece acesso ao conhecimento com inaugurações de Faróis do Saber em vários municípios

Governo do Estado do Maranhão

Estou muito feliz pelo Governo do Estado ter nos proporcionado um espaço confortável, para contribuir com o nosso aprendizado”, expressou a estudante do Centro de Ensino Luiz Sabry Azar, Natália Frazão, 16 anos, ao encontrar o Farol do Saber Bom Jesus das Selvas completamente reformado e que foi inaugurado em Bom Jesus das Selvas, nessa quinta-feira (24), juntamente com mais três faróis nos municípios de Olinda Nova do Maranhão, Gonçalves Dias e Lago da Pedra. A reforma dos prédios é mais um fruto da parceria entre das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (SECMA).
O Farol do Saber Bom Jesus das Selvas não passava por reforma desde 2003. A obra de reforma do equipamento educacional recebeu investimentos da ordem de R$ 176.265,14.

A estudante Eschily Costa, 17 anos, também demonstrou satisfação ao ver o Farol transformado. “É gratificante ter um espaço como este, que possibilita o acesso para a leitura, não apenas para os estudantes, mas também para os moradores da comunidade local. O espaço servirá também para a realização de trabalhos escolares. Obrigada, secretário Felipe Camarão por nos proporcionar este ambiente belíssimo”, exprimiu.
Já em Olinda Nova do Maranhão, o Farol do Saber Prefeito Raimundo Freire Cutrim foi inaugurado em 2012 e estava fechado. Após a reforma e revitalização do acervo pelo Governo do Estado, o Farol está pronto para atender à comunidade escolar de 28 escolas, sendo 26 municipais e 2 da rede estadual, no município. Os investimentos que possibilitaram a reforma do prédio foram da ordem de R$ 175.844,33. O professor Josafá Freitas expressou gratidão pela entrega do Farol completamente reformado.
“A palavra que pode traduzir bem esse momento é gratidão, gratidão pelos esforços da nossa prefeita e de todos que se envolveram, direta ou indiretamente, para termos a revitalização desse prédio, desse ambiente tão agradável para a leitura. Há um texto na Bíblia que diz que todo o nosso esforço deve ser em buscar o conhecimento. Então, aqui é um dos recursos que podem ser usados em busca do saber, do conhecimento. A nossa cidade está de parabéns!”, ressaltou.
A prefeita de Olinda Nova do Maranhão, Conceição Campos, agradeceu pela transformação do Farol, que agora oferece condições adequadas para atender aos estudantes, professores e toda a comunidade. Ela comemorou a parceria com o Governo do Maranhão.
“A nossa mensagem é de agradecimento ao Governo do Estado por estarmos aqui. É um privilégio para Olinda Nova essa reinauguração. Eu tive o privilégio também de ter inaugurado este farol em 2012, e por muitos anos ele ficou no abandono, e hoje, graças a uma solicitação nossa, junto ao Governador Flávio Dino, e ao secretário de Educação, Felipe Camarão, com ajuda dos nossos deputados Gil e Glauber Cutrim, estamos aqui, dentro desta maravilha que hoje está o nosso farol, com um acervo muito bom. Isso aqui é uma fonte de saber! Agradecemos ao Governo pela parceria conosco” exprimiu a prefeita.

Faróis do Saber entregues também em Gonçalves Dias e Lago da Pedra

“Era difícil a gente passar por um local como esse e ver a quantidade de lixo e de entulho, o quanto esse espaço estava abandonado. Agora não, agora é extremamente prazeroso estar aqui em um local limpo, climatizado. Estamos ansiosos para a reabertura, seguindo claro todos os protocolos de biossegurança. Agradecemos ao empenho do governo estadual e municipal em reabrir esse espaço para resgatar em nossa comunidade o gosto pela leitura”, o depoimento é da Yanamara Batista, professora e gestora do Farol do Saber Prefeito Francisco Dias.
O novo equipamento educacional foi entregue, pelo Governo do Maranhão, ao município de Gonçalves Dias, totalmente reformado. Agora, o Farol do Saber Prefeito Francisco Dias conta com climatização, novas instalações sanitárias e elétricas, além de novo acervo.

“Hoje podemos dizer que a educação gonçalvina avançou ainda mais com a entrega do novo Farol do Saber”, disse o pequeno Pedro Renato, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental.
“Nós alunos da escola pública de Gonçalves Dias estamos de parabéns pelo que o nosso prefeito Toinho Patioba e o governador Flávio Dino vêm fazendo pela educação. Obrigada por reabrir o Farol [do Saber] pois, agora temos onde fazer as nossas pesquisas. Estamos muito felizes!”, complementou a pequena Arielly Cristina, de 10 anos, estudante do Ensino Fundamental.

Fundado em meados de 2005 e sem nunca ter passado por reformas significativas, o Farol do Saber Prefeito Francisco Dias encontra-se fechado há pelo menos 5 anos, o que fez com que a reforma e reabertura da biblioteca pública fosse ainda mais comemorada pela comunidade de Gonçalves Dias.
“É com muita satisfação que entregamos para a população de Gonçalves Dias a reforma do Farol do Saber. Agradeço imensamente ao Governo do Estado, governador Flávio Dino e secretário Felipe Camarão, em nome dos nossos alunos, professores e população gonçalvina”, expressou o prefeito de Gonçalves Dias, Toinho Patioba.

Outra comunidade que comemorou a reabertura do seu Farol do Saber foi a do município de Lago da Pedra. Por lá o Governo do Maranhão entregou, também totalmente revitalizado, o Farol do Saber Cirilo Arruda.
“Para os nossos alunos e nosso município [essa entrega] só tem a contribuir, pois aqui eles terão contato direto com os livros”, afirmou a secretária Adjunta de Educação de Lago da Pedra, Raimunda Azevedo.

Nova estrutura, novo mobiliário e novo acervo com mais de 300 exemplares de obras de autores nacionais e internacionais, livros esses doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, por meio da Lei Aldir Blanc, reativaram esse espaço de lazer e cultura também anteriormente fechado há mais de cinco anos.
“O mais importante é aprender cada vez mais! E aqui poderemos ler livros e ainda ter um espaço de lazer”, disse a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Ana Jad.

Afirmativa confirmada pela avó da estudante Ellem Kesia, dona Marli Reis. “É uma oportunidade para que as crianças, os jovens e toda a comunidade de Lago da Pedra possam aprender novos caminhos”, disse avó.

Em Lago da Pedra, a expectativa para a reabertura total, após a pandemia, do Farol do Saber Cirilo Arruda está alta, como conta a coordenadora de Projeto do ‘Cirilo Arruda’, Professora Antonia Vieira – Zinha”.
“É uma alegria muito grande recebermos o Farol completamente reformado. Quando tudo estiver voltando ao normal, vamos desenvolver muitos projetos com a participação dos nossos estudantes. Projetos nas férias, na semana da criança, nossa expectativa está alta para isso”, concluiu a coordenadora.

Fonte: Seduc