HGM de Codó realiza primeira etapa do 1º Mutirão de Cirurgias de Hérnias

Notícia Geral

O Hospital Geral Municipal de Codó realizou entre os dias 22 e 23 de janeiro a primeira etapa do projeto Operação Carnaval HGM/1º Mutirão de Cirurgias de Hérnias. No dia 22, quarta-feira, foi realizada a triagem de pacientes, e no dia 23, quinta-feira, centenas de pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico. A iniciativa, realizada pelo prefeito Francisco Nagib e pelo médico Dr. Júnior, tem o objetivo de diminuir a fila de espera para esse tipo de procedimento no município.

Cerca de cem pacientes já passaram pela triagem e vinte cirurgias de hérnia já foram realizadas na primeira etapa do mutirão. De acordo com o Diretor do HGM, médico Dr. Júnior, além do mutirão de cirurgias de hérnia, outros atendimentos em saúde foram realizados na primeira etapa da Operação Carnaval Mutirão de Cirurgias de Hérnias.

Dr. Júnior

“Dos cem pacientes que passaram pela triagem, vinte já realizaram suas cirurgias. Os outros casos precisamos fazer mais exames. Os casos de hérnias mais complexas ainda passarão por cirurgia na próxima fase.

 

Também foram realizados atendimentos de pré-natal de alto risco, com consultas obstétricas especializadas, ultrassom das gestantes, além das avaliações de risco cirúrgico, com médico cardiologista. Tudo também realizado durante o mutirão”, explicou Dr. Júnior.

Próxima etapa dia 29 e 30 de janeiro

O diretor do HGM ainda informou que na próxima etapa do mutirão não haverá triagem, mas sim a conclusão de atendimentos e cirurgias dos pacientes que já passaram pela triagem na primeira etapa. Para o prefeito Francisco Nagib, que foi ao HGM visitar os pacientes, a ação irá alcança um grande número de pessoas que precisam da cirurgia, com mais celeridade, sem filas e com mais conforto.

Mesmo se aproximando o período de carnaval e os investimentos na área de cultura e lazer, continuamos forte com os investimentos e ações em todas as áreas. A Operação Carnaval HGM/1º Mutirão de Cirurgias de Hérnias é uma dessas ações, que são muito importantes pra nós, pois estamos proporcionando as pessoas que mais precisam as condições realizar seus exames e cirurgias, com mais agilidade, conforto e toda segurança. E novas etapas do mutirão virão, resolvendo esse problema de saúde de mais pessoas, além de outros procedimentos que estão sendo realizado durante o mutirão, como, por exemplo, pré-natal de alto risco e ultrassom das gestantes. Estamos muito felizes com o resultado, pois nossa maior preocupação e missão é cuidar bem das pessoas”, concluiu i prefeito Nagib.

Prefeito Nagib visitando a unidade de saúde

 Ascom – PMC