HOSPITAL GERAL DE PERITORÓ COMEMORA NOVE ANOS COM MAIS DE 11 MIL ATENDIMENTOS POR MÊS

Peritoró e Região
Para celebrar o 9° aniversário de fundação do Hospital Geral de Peritoró, foi realizada uma solenidade em comemoração na manhã des segunda-feira (12).
A cerimônia foi realizada e acompanhada pela direção médica e administrativa do HGP além de colegas de trabalho, e estiveram presentes: Carlos Lula, secretário de Saúde do Estado, Marcos  Grande, presidente da Emerseh, Dr. Júnior, prefeito de Peritoró-MA, Zuza, diretor administrativo do hospital, Kilme Rodrigues, diretor geral do hospital, secretários municipais, vereadores e vereadoras de Peritoró-MA e Dr. Ernanes, diretor clínico do Hgp.
A programação contou com: consultas de diversas especialidades médicas, realização de ultrassonografias, realização de testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, realização de glicemia em jejum, atendimento odontológico, doação de sangue e realização de exames preventivos. Estes foram os  atendimentos realizados e que todos prestam aos pacientes  o que estimula a administração do hospital a se tornar cada vez mais eficiente.
O Hospital de Peritoró conta com 56 leitos, sendo 50 deles destinados para clínicas cirúrgica, ortopédica e pediátrica, e seis leitos para cuidados intensivos (UCI) para pacientes adultos. O hospital dispõe ainda de ambulância de suporte avançado de vida terrestre (USA), indispensável para o transporte de pacientes graves. Dentre as melhorias implementadas na unidade está a escopia, técnica que possibilita a visualização de estruturas em movimento e em tempo real durante a realização do exame de radiologia, aumentando a precisão do diagnóstico pré-cirúrgico, o hospital atende 40 cidades da região do médio Mearim.

As especialidades clínica geral e ortopedia são as mais procuradas na unidade de saúde. Em um mês, são mais de 11 mil consultas médicas de clínica geral e mais de 900 em ortopedia, sendo cerca de 100 cirurgias ortopédicas. A unidade oferece ainda exames de imagem e laboratoriais.

O diretor clínico do hospital, Ernani Castro, destaca que a unidade é fundamental na região. “É um dia de comemoração. Além dos serviços de ortopedia, anestesia e cirurgia geral, também temos ampliado a assistência para coleta de sangue e cirurgias oftalmológicas. Hoje e sempre, esta unidade estará de portas abertas para atender e servir as pessoas”, salientou.

“Quero de forma especial cumprimentar em nome do secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, a todos os profissionais da saúde que diuturnamente contribuem para que este hospital possa dar os resultados que a gente entrega todos os dias na nossa região. Eu queria prefeito, fazer uma fala do quanto tem sido fundamental as decisões políticas, as decisões responsáveis, eu falo isso porque em 2015, quando o governador Flávio Dino assumiu o governo do Estado do Maranhão, ele tomou uma decisão e traçou uma diretriz, que era fazer com que as políticas públicas de saúde pudessem chegar o mais próximo possível do cidadão maranhense. Hoje nós já conseguimos avistar a nossa rede pública de saúde montada. Um dos últimos equipamentos que o governo Flávio Dino quer entregar, é o nosso Hospital da Ilha, fazendo com que essa nossa rede pública de saúde seja montada e a orientação diária do governador e do secretário Carlos Lula, é que essa rede possa entregar mais e melhores políticas públicas de saúde, e é esse o trabalho que o hospital de Peritoró, que já existia antes do governo tem feito, e é sempre quando a gente comemora um aniversário de um hospital, se comemora a sobrevivência, se comemora mais vidas sendo salvas. E este hospital deve daqui pra frente melhorar cada vez mais, nós passamos por um momento muito difícil, nós estamos há 15 meses enfrentando uma pandemia, todos nós aqui podemos nos considerar sobreviventes, perdemos amigos, parentes, eu desafio cada um de vocês aqui não conhecer alguém que teve a vida levada pela Covid-19, no entanto, nós temos que tirar desta tragédia, experiências positivas, e as experiências positivas, dizem respeito as políticas acertadas e comprometidas com o povo, e este hospital está de parabéns, viva o sistema único de saúde, vida longa ao Hospital Geral de Peritoró, parabéns a todos e a todas” disse Marcos Grande.
“Esse momento tão especial, nessa semana que tivemos em prol e em homenagem ao nosso aniversário do Hgp, 9 anos de existência, 9 anos de sucesso e graças a Deus, há tão poucos 4 meses estamos aqui a cada dia trabalhando firmes e fortes, capacitando, conversando, melhorando, abrilhantando cada dia esse atendimento. Esta semana foi somente de conquistas, de sucesso, graças a Deus! A gente a cada dia vem dando um passo além para melhorar, para a gente poder representar bem o nosso governo do Estado, com essa força a cada dia mais sermos melhores, capacitações a semana inteira de segunda a sexta-feira, todos os nossos profissionais treinando, reciclando, capacitando e humanizando, graças a Deus vem dando muito certo. Acrescentamos também nosso final de semana, nosso lazer, esporte, Nossa seleção do HGP tá firme e forte, assim como a de Peritoró também, nosso ciclismo graças a Deus e agora esse grande momento tão especial. Eu sempre tive muita admiração pelo senhor secretário,  pelo senhor meu prefeito, muito obrigado, o senhor pra mim tem sido como um pai, com todo respeito, e obrigado aos demais que compõem todo esse cenário, muito obrigado!” pontuou Kilme Rodrigues
Kilme R
Diretor Geral do Hospital
“Quero fazer um agradecimento especial ao que estar hoje abrilhantando o nosso município, fazer esse agradecimento em nome do nosso governador Flávio Dino, que pegou esse hospital de Peritoró e manteve o perfil, melhorou o hospital, não deixou a peteca cair e trouxe pra continuar e dar vida ao Hospital Geral de Peritoró, um dos maiores secretários de saúde que este Maranhão já viu, que é o nosso secretário Carlos Lula, uma pessoa descente, um homem humano, um homem de conversa, um homem que traz a simpatia e acima de tudo traz a eficiência. Então estar hoje aqui, comemorando 9 anos do Hospital Geral de Peritoró ao seu lado secretário Carlos Lula,  é um prazer! Estar como prefeito é uma felicidade plena, eu boto a mão no meu coração e disparado de tanta felicidade, porque eu sei que esta parceria que se forma perante este hospital, 9 anos do Hospital Geral de Peritoró, a força, a vontade e a juventude do Dr. Júnior, aliado a força, a vontade e a juventude do secretário Carlos Lula, e a força do nosso governador Flávio Dino, esse hospital vai fazer muito mais, não só para Peritoró, mas para o Maranhão “, disse o prefeito Dr. Júnior.
Dr. Júnior, prefeito de Peritoró-MA
“Quero sobretudo agradecer a Deus de estarmos aqui hoje, e eu queria fazer referência a palavra do pastor e da pastora, um episódio que todo mundo conhece, em que Cristo em meio a festa, acaba o vinho, todo mundo se desespera, Cristo com muita calma transforma água em vinho… Cristo sempre multiplica, Ele multiplicou pão, peixe, Ele multiplicou em tantos episódios, são várias alegorias da bíblia, e se engana quem pensa que a principal mensagem é a multiplicação, não é! A principal mensagem que Cristo passa em todos esses episódios é a partilha, Cristo partilha… Ele nunca multiplica pra Ele, Ele multiplica pro outro, e esse é o sentido do profissional de saúde, porque o profissional de saúde, não faz tudo isso por ele, ele doa a vida pelo outro, e esse é o sentido, no final das contas o que a vida de Cristo ensina pra gente”, finalizou o secretário Carlos Lula.
Secretário Carlos Lula
Estamos com uma gestão participativa como Kilme já falou aqui, em nome de todos os funcionários do hospital quero agradecer o secretário pelo apoio, quero estender os meus agradecimentos ao nosso governador Flávio Dino, que não tem medido esforços para ajudar essa unidade de saúde, frisou o diretor administrativo.