Hospital Geral de Peritoró realiza a 9° campanha de doação de sangue

Notícia Geral

Está sendo realizado durante todo o dia de hoje (11), a 9ª CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE do Hospital Geral de Peritoró (HGP) que tem como tema “DOE SANGUE, A VIDA DE QUEM PRECISA NÃO PODE ESPERAR”. 
A campanha visa sensibilizar a comunidade em geral sobre a necessidade e importância da doação de sangue, um ato de amor, que é a diferença entre a vida e a morte de alguém, onde todos são beneficiados através desse ato de solidariedade.
Dentre os requisitos para doação de sangue, temos idade entre 16 a 69 anos, ter feito a primeira doação até 60 anos, ter dormido o mínimo de seis horas durante as últimas 24 horas, possuir no mínimo 50 kg de massa corporal, manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de gorduras por, no mínimo, quatro horas antes de realizar o procedimento, contar com bom estado de saúde e ter em mãos documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial. 
Cabe lembrar que o final de ano é um período crítico para os bancos de sangue, em virtude da ausência de doadores. Dessa forma, é necessário que as pessoas sejam sensibilizadas para esta ação de tamanha magnitude e relevância social. A campanha teve início às 8h e vai até às 17h. Participe.

Quem pode doar sangue?

Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

Há, ainda, impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação, é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, o intervalo para próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é resposto pelo organismo em 24h (parte líquida).