Imperatriz receberá a Caravana Escola Digna 2.0, nesta terça-feira (17)

Educação

Nesta terça-feira (17), será a vez da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz receber a Caravana Escola Digna 2.0. Na oportunidade, o Governo do Maranhão, representado pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ouvirá e debaterá com os educadores da regional sobre o futuro do Programa Escola Digna e a destinação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Estão convidados para o encontro, que ocorrerá na Quadra Poliesportiva do Centro de Ensino Governador Archer, na Rua Coronel Manoel Bandeira, nº 847, no centro de cidade de Imperatriz, os dirigentes municipais de educação e educadores de 15 municípios que compõem a URE, sendo eles: Amarante do Maranhão, Buritirana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso, Senador La Rocque e Sítio Novo.

A ideia é que, com um amplo diálogo, gestores educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretários municipais e educadores debatam sobre questões fundamentais e ações para a consolidação da Política Educacional maranhense.

A caravana pautará, ainda, os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou até 2006, e foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os precatórios são valores devidos pela União aos estados e municípios em razão de retenções ilegais no Fundef ocorridas entre 1998 e 2006. A dívida já foi reconhecida em 2017 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e implicará no pagamento desses recursos por parte da União e sua destinação deverá ser exclusivamente vinculada a investimentos em educação.

Até o fim de setembro, a Caravana percorrerá todas as 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão.

SERVIÇO:

O quê: Caravana Escola Digna 2.0 em Imperatriz;
Quando: Nesta terça-feira (17), às 9h;
Onde: Na Rua Coronel Manoel Bandeira, nº 847, Centro (em frente ao Colégio Santa Terezinha).

Sugestão de sonora:
Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Contato: Letícia Pinheiro (98) 98121-4371.

Fonte: Seduc
16/08/2021