Connect with us
Hora

Notícia Geral

Inscrições para o ProUni começam nesta terça (31)

Publicado

em

No total, serão oferecidas 214.110 bolsas, 5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever, a partir desta terça-feira (31), no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições devem ser pelo site do programa. O período de inscrições termina às 23h59, no horário de Brasília, da próxima sexta-feira (03)

No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que apresenta um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade.

Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro e o da segunda chamada, no dia 20.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

Fonte: Portal Brasil

Continuar Lendo

Notícia Geral

Decreto sobre estado de calamidade pública em Codó: Quais os efeitos do decreto para os codoenses? Será se todo esse decreto vai ajudar?

Codó decreta estado de calamidade pública.

Publicado

em

Por

Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Codó decretou estado de calamidade pública para fins de prevenção e enfrentamento à Covid-19, de conformidade com o Decreto Municipal 4221/2020 de 23/03/2020.
Pelo documento, fica determinado em todo o município de Codó, momento este em que há um crescente número de casos confirmados de Covid-19 e tem sido verificado uma baixa adesão ao isolamento social, a falta de testes, falta de informações através de boletim epidemiológico atualizados, então fica vedado qualquer tipo de aglomeração em local público ou privado, e estabelece medidas como: a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nessa prevenção e enfrentamento à Covid-19. Decreta sobre as atividades autorizadas a funcionar, o que envolve, funcionamento de festas, shows e bares em Codó, o funcionamento do comércio, as atividades religiosas, a diminuição de frequentadores em academias, em razão dos riscos de contágio pelo coronaviris.
Além disso, Decreto sobre o funcionamento dos órgãos vinculados ao Poder Executivo, para que todos os servidores utilizem máscaras de proteção, nos diz ainda que as medidas poderão ser avaliadas conforme a evolução dos casos.
Confira na íntegra o decreto.

file:///C:/Users/BIRA/Downloads/decreto-4275-2021-530%20(1).pdf

Continuar Lendo

Notícia Geral

PERITORÓ-MA: CÂMARA DE VEREADORES REALIZA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2021

Durante o encontro, foram aprovados requerimentos, pedidos de informações e indicações dos parlamentares

Publicado

em

Por

A Câmara de Vereadores de Peritoró-MA,  realizou na segunda-feira, 22 de fevereiro, ás 17h, a primeira sessão ordinária do ano, com a estreia de oito novos vereadores e o retorno dos reeleitos. Durante a sessão, foram aprovados requerimentos e indicações dos vereadores e vereadoras. 

A vereadora e presidente em exercício, Cristiane do Agamenon (PDT), apresentou um requerimento que solicita a instalação de uma torre de celular no bairro de Independência, de acordo com a vereadora, a comunicação se faz necessária para melhorar a vida das pessoas que vivem no distrito, possibilitando maior comodidade em suas rotinas e facilitando o contato com pessoas em diversos locais do país e do mundo. 

Cristiane do Agamenon

Cristiane do Agamenon

A vereadora Vanessa Murad (PTB), apresentou uma indicação  que solicita a pavimentação asfáltica do Bairro quilômetro trinta e seis e o restante do Bairro Felipinho. A vereadora, voltou a tribuna para apresentar dois  requerimentos  que requisita a construção de uma Ponte de Concreto que liga o Bairro Felipinho ao centro da cidade,  e outro que postula a realização das sessões remotas da Câmara Municipal de Peritoró-MA, pelo tempo que pendurar o estado de emergência. 

Vanessa Murad

Vanessa Murad

Os requerimentos visam o bem do povo peritoroense, a construção da ponte vai facilitar a vida de todas que precisa da ponte para irem até o centro da cidade, assim como o asfáltico vai dá mais qualidade de vida aos moradores do bairro, as sessões remotas darão mais seguranças para todos os parlamentares nesse momento de pandemia que estamos passando, frisou a vereadora.

Os vereadores Waldir Collares (PTB), Léo da Assistência (PSC), e Naldo Lisboa (PSC), também fizeram seus requerimentos e indicações.

Waldir Collares, através de uma indicação  solicitou  a ampliação do açude do Povoado Matões da Rita, o vereador também apresentou um requerimento que diligencia a construção da Estrada vicinal que interliga os povoados Prazeres, São Francisco, São Pedro da Cheirosa, Sítio Novo e Bacuri.

Waldir Collares

Waldir Collares

Muitos moradores utilizam o açude para algumas atividades diárias, atividades como; lavar roupas, fazem irrigação de plantações, ou seja o açude é essencial para vida na comunidade, da mesma forma que é a estrada para os povoados, verbalizou Waldir Collares. 

Naldo Lisboa, fez um requerimento solicitando a construção de uma Escola no Bairro de Independência, além disso, o vereador indicou a reforma da praça do mesmo bairro e a construção de um calçadão.

Naldo Lisboa

Naldo Lisboa

A nova escola irá proporcionar um melhor atendimento para os alunos do bairro, e a reforma da praça  tornará o local mais seguro e agradável para população, disse o vereador .

O vereador Léo da Assistência , solicitou informações sobre a constante falta de energia no Povoado São João das Neves, indicou a construção da ponte do Povoado Medeiros, e requisitou a limpeza do córrego que passa atrás da rua do comércio no bairro de Independência.

Léo da Assistência

Léo da Assistência

A comunidade tem sofrido muito com as constantes quedas de energia naquele povoado, alguns moradores já tiveram prejuízo com seus eletrodomésticos, sobre a ponte do Medeiros, a construção da mesma vai facilitar e dá qualidade de vida para os moradores do povoado, também solicitamos a limpeza do córrego que passa atrás da rua do comércio, pois, em virtude do inverno, o acumulo do lixo causa o entupimento, provocando o alagamento e transtornos aos moradores, destacou o vereador.  

A Câmara aprovou os requerimentos e indicações apresentados na sessão .

Vereadoras:  Cristiane do Agamenon, Vanessa Murad, Camila do Chico Miguel e os vereadores Chicão R.A, Waldir Collares, Constantino Santos Neves Jeiel Marcos, Léo da Assistência , Naldo Lisboa, estiveram presentes 

 

Curriculum N

 

 

 

 

 

Continuar Lendo

Notícia Geral

Prefeitura de Dom Pedro-MA, é investigada por superfaturamento em licitações

A Prefeitura de Dom Pedro é alvo de investigações por indícios de superfaturamento em licitações.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Dom Pedro é alvo de investigações por indícios de superfaturamento em licitações.
O inquérito foi instaurado pelo promotor de Dom Pedro, Denys Lima Rego, que recebeu a denúncia do suposto crime de improbidade.
De acordo com documento, as investigações iniciaram a partir da necessidade de coleta de provas para apuração da suposta existência de improbidade administrativa e/ou ação criminosa para posterior ingresso da ação civil pública ou penal.
As licitações que estão sob suspeita, foram vencidas pela Empresa PC Ferreira- ME entre os anos de 2019 e 2020.
Em razão disso, o promotor encaminhou um ofício pedindo à contratada para que no prazo de 10 dias, informe quais valores recebeu da Prefeitura de Dom Pedro, referente aos contratos do período mencionado acima. Além disso, o representante do Ministério Público pediu as notas fiscais dos produtos ou serviços fornecidos para o Executivo Municipal.

Fonte: Neto Ferreira

Continuar Lendo

Destaques da Semana