JOÃO PEDRO RECEBE A SECRETÁRIA ESTADUAL DE JUVENTUDE

Peritoró e Região

Tatiana Pereira, secretária de juventude do Estado do Maranhão, esteve   no município de Peritoró-MA. Ela foi recebida na manhã da última quinta-feira, 23 de junho, pelo o secretário de Juventude de Peritoró-MA, João Pedro Pacífico.

A gestora da juventude, veio ao município para fazer esclarecimentos sobre; cartão transporte jovem, programa trabalho jovem e  fundo estadual de juventude.

Tatiane Pereira deu detalhes sobre o cartão transportes universitário.
O cartão transporte universitário é um programa de investimento para a juventude se manter na universidades, sabemos que os jovens têm dispersas, o governador Carlos Brandão reduziu a distância, agora a distância mínima é de setenta quilometro ida e vida, esse é o critério principal, tem que fazer o cadastro corretamente com todos os documentos necessários, o valor é de oitocentos reais, a inscrição vai até o dia 5 de julho, disse Tatiana Pereira
PROGRAMA CARTÃO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO 
O  programa Cartão Transporte Universitário, um programa que tem por objetivo apoiar em caráter suplementar estudantes maranhenses da educação superior do ensino presencial da rede pública e privada de ensino superior dos municípios maranhenses que necessitam deslocar-se diariamente de seus municípios de residência para os locais de seus cursos de graduação, mediante a transferência direta de renda. Em sua primeira fase, o programa contemplará 1.000 (mil) jovens em todo estado que receberão um benefício financeiro no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) por semestre letivo para custear seu deslocamento diário no trajeto domicílio-IES-domicílio (ida e volta) não inferior a 100 km (quilômetros), assegurando de modo efetivo o direito à educação superior, diminuindo os altos índices de evasão acadêmica. Para concorrer as vagas, os estudantes devem fazer sua inscrição exclusivamente online, obedecendo os critérios estabelecidos em edital.

As inscrições devem realizadas exclusivamente pela internet até o dia 5 de julho, através da plataforma digital do Cartão Transporte Universitário. Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

  • Foto 3×4
  • Documento de identidade e CPF
  • Seis comprovantes de residência dos últimos seis meses (conta de água, energia elétrica, telefonia)
  • Contrato ou recibo mensal de pagamento, caso o estudante resida em imóvel alugado (Caso o estudante resida em imóvel de parentes ou terceiros, deverá apresentar uma declaração, assinada a próprio punho pelo titular do comprovante de residência apresentado no ato de inscrição)
  • Comprovante de matrícula na IES, para o período vigente em 2022.1, devidamente assinado pela instituição de ensino superior, contendo o nome do curso, a modalidade de ensino (obrigatoriamente presencial), turno (matutino, vespertino ou noturno), regime de aulas (obrigatoriamente diário) e situação acadêmica do aluno (obrigatoriamente matriculado)
  • Histórico acadêmico disponibilizado pelo estabelecimento de ensino superior e nos casos de quem esteja matriculado ainda no primeiro período, comprovante de matrícula nas disciplinas a cursar
  • Declaração firmada pelo estudante acerca da veracidade das informações prestadas, com sua ciência sobre as penalidades criminais em caso de falsidade, além da exclusão definitiva do Programa e devolução de valores recebidos
  • Se for o caso, prova que o estudante, ou núcleo familiar em que resida, está inscrito no CADÚNICO – Cadastro Único, válido para Programas Sociais do Governo Federal, regulamentado pelo Decreto Federal n° 6.135, de 26 de junho de 2007
João Pedro, secretário de juventude peritoroense, recebeu a gestora estadual e acompanhou a mesma até a rádio Alternativa FM, local em que a secretária concedeu entrevista ao radialista Marcos Silva sobre o tema proposto, a gestora tirou dúvidas ao vivo dos estudantes. 
O gestou da juventude de Peritoró expressou a importância do programa e da parceria institucional do Estado e Município.
As institucionalizações dos poderes é fundamental e com isso só quem ganha é a nossa juventude. O Cartão transporte universitário é um programa do governo do estado em parceria com a prefeitura municipal de Peritoró super importante oferecendo uma ajuda na locomoção dos nossos jovens Peritoroenses que estudam em faculdades distante de nossa cidade , agradeço ao  prefeito Dr. Júnior por sempre apoiar com muita sensatez e parceira a cada programa que venha beneficiar o nosso povo , em especial a juventude Peritoroense , agradecendo também a secretaria e amiga Tatiana Pereira por ter vindo a nossa cidade com essas boas novas, verbalizou o gestou.