sexta-feira, abril 19, 2024
A atividade, hoje considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (Lei 13.364/2016), gera 30 mil empregos diretos e mais de 120 mil indiretos no estado. “A Vaquejada é a festa mais tradicional do ciclo do gado nordestino. Uma atração que reúne multidões, distribui milhares de reais em prêmios, além de gerar oportunidades de emprego e renda, o que aquece a economia de onde é praticada”, Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/vaquejada-movimenta-r-800-milhoes-ao-ano/20180313-202331-A159

JÚNIOR CASCARIA É HOMENAGEADO NA VAQUEJADA DE TRIZIDELA DO VALE

Peritoró e Região

No domingo, 3 de julho,  aconteceu o encerramento da tradicional Vaquejada do Parque Maratá em Trizidela do Vale (MA). O evento reuniu esportistas e amantes da vaquejada de toda região, contando com milhares de pessoas presentes. 

A vaquejada é realizada pelo ex-prefeito de Trizidela do Vale, Paulo Maratá, há 32 anos, neste ano lideranças políticas foram homenageadas, entre elas, estava o ex-prefeito de Poção de Pedras e pré-candidato a deputado estadual, Júnior Cascaria.

Cascaria, concedeu entrevista para a imprensa falando sobre a edição e a defesa deste importante esporte equestre. 

“Aceitamos o convite de Paulo Maratá para participar de mais um evento maravilhoso, uma vaquejada que já virou tradição e que faz parte da cultura maranhense. Agradeço muito a essa oportunidade de participar dessa celebração, não é fácil manter isso por todos esses anos, mas com a ajuda dos amigos, ele conseguiu nos proporcionar tudo isso mais uma vez. Quero agradecer à família Maratá por me agraciar com este grande troféu,” finalizou o pré-candidato a deputado estadual.

Paulo Maratá entrega o troféu para Cascaria

De acordo com a Revista Horse, em todo o Nordeste, muitas famílias tiram o sustento da Vaquejada, paixão que se espalhou por todos os estados da região. De acordo com a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), são milhões de adeptos, em mais de 4 mil eventos anuais, que geram centenas de milhares de empregos. Segundo o presidente da ABQM, Edilson de Siqueira Varejão Júnior, cerca de 10 eventos são realizados por fim de semana, o que proporciona um impacto econômico que passa dos R$ 800 milhões por ano.

Ainda segundo a Revista, a atividade, hoje considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (Lei 13.364/2016), gera 30 mil empregos diretos e mais de 120 mil indiretos no estado. “A Vaquejada é a festa mais tradicional do ciclo do gado nordestino. Uma atração que reúne multidões, distribui milhares de reais em prêmios, além de gerar oportunidades de emprego e renda, o que aquece a economia de onde é praticada”