KARLA COGEAL SOLICITA A IMPLANTAÇÃO DO IEMA NO MUNICÍPIO DE LIMA CAMPOS-MA

Notícia Geral

Na Sessão da Câmara Municipal de Lima Campos, realizada na manhã deste dia 30/04/21, a Vereadora Karla Cogeal no seu pronunciamento, apresentou dois importantes requerimentos.

Por meio do requerimento n° 011/2021, a vereadora requer a regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para a enfermagem, e encaminha para sugestão de Projeto de Lei, para que enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem tenham a carga horária não superior a 30 horas semanais.
O exercício da enfermagem regulamentado na Lei n° 7.498 de junho de 1986, sendo admitido o seu exercício apenas por pessoas legalmente habilitadas e investidas de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), respectivo na área em que exerce as atividades.
A parlamentar expressa que: “A jornada excessiva de trabalho ocasiona uma série de riscos à saúde do profissional da enfermagem, em virtude do próprio contato direto ou indireto com os pacientes, assim como, manuseio de materiais constantes e a exposição a fluídos contaminados, bem como a sobrecarga de trabalho, com inúmeros pacientes colocados sobre a responsabilidade do setor da enfermagem, além do mais, quanto maior o tempo de exposição a esse ambiente de trabalho, maior as chances de contaminação por doenças”, disse a vereadora.
E por meio do requerimento n° 012/2021, a parlamentar encaminha ao Secretário de Estado da Educação, solicitando a implantação do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no município de Lima Campos.
A vereadora justifica que, no município, jovens e adolescentes buscam ensino profissionalizante para qualificar-se e ingressarem ao mercado de trabalho, e o IEMA é um Instituto que oferece Ensino Médio, Técnico e Superior, contemplando também de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

No meio da semana Karla Cogeal foi recebida pelo Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão e na oportunidade, foi recebida pelo Presidente do Coren-MA, Dr. José Carlos Júnior.

Veja a matéria no link abaixo.

Em São Luís, Vereadora Karla Cogeal, reune-se com Felipe Camarão e Dr. José Carlos Júnior