Connect with us
Hora

Notícia Geral

LESGISLATIVO PERITOROENSE REALIZA A SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA

Sob a Presidência da  vereadora  Cristiane do Agamenon, a Câmara Municipal de Peritoró-MA,  realizou mais uma Sessão Ordinária do primeiro período legislativo.

Publicado

em

Sob a Presidência da  vereadora  Cristiane do Agamenon, a Câmara Municipal de Peritoró-MA,  realizou mais uma Sessão Ordinária do primeiro período legislativo.

Cristiane do Agamenon

Dos 11 vereadores que compõem a Casa, apenas a  vereadora Lurdes da Cerâmica  não estava presente justificando anteriormente a sua ausência. Como sempre, a Reunião foi marcada por um clima de tranquilidade, onde os vereadores defenderam seus projetos e pronunciamentos, aprovando matérias de sumo interesse da comunidade, dentro do que constava na pauta.

A  reunião foi bastante substanciada por aprovação de requerimentos e indicações conforme numeramos a seguir:

VEREADOR LÉO DA ASSISTÊNCIA 

Vereador Léo da Assistência usando a tribuna da Câmara

Vereador Léo da Assistência usando a tribuna da Câmara

Indicou a instalação de vídeo monitoramento em pontos estratégico  do município, e que seja disponibilizado uma ambulância para ficar permanentemente da Unidade Básica de Saúde do distrito de Independência. 

O distrito de Independência fica a dez quilômetros da sede do município, isso dificulta a vida daqueles que vierem precisar dos serviços da ambulância, sabemos que tem o Samu, porém, entendemos que nem sempre o serviço  de atendimento móvel de urgência vai poder socorrer um paciente que esteja precisando de cuidados, tendo em vista que ao redor do distrito de Independência têm vários Povoados, portanto, uma ambulância a disposição da UBS de Independência ajudará a todos.

Sobre o vídeo monitoramento, é uma tendência a ser seguida, uma vez instalado vai dá mais segurança aos peritoroenses, ainda vale apena lembrar que moramos em um entroncamento, ou seja, a circulação de veículos é intensa, e claro, o vídeo monitoramento irá ajudar as autoridades nos possíveis crimes ocorridos em nosso município, só temos a ganhar com esse equipamento, frisou o vereador.

VEREADOR CHICÃO DA R.A

Chicão da R.A

Solicitou a pavimentação asfáltica das ruas da Palmeira e  da Cibrazém, e apresentou um requerimento para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Felipinho. 

As pavimentações das ruas é um desejo antigo dos moradores, hoje colocamos essas indicações que  representa a vontade do povo, ruas pavimentas, é mais qualidade de vida, certamente os moradores ficarão radiante de felicidade em ter suas ruas asfaltadas, acreditamos que o prefeito Dr. Júnior irá executar essa obra para o povo, outro desejo do povo é a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Felipinho, a UBS, é necessária em virtude da grande população que hoje tem o bairro do Felipinho, com a UBS no bairro, o atendimento será muito mais rápido, é mais saúde ao nosso povo, destacou Chicão da R.A

VEREADOR JEIEL MARCOS 

Jeiel Marcos, fez dois requerimentos e uma indicação, no primeiro requerimento, o vereador requisitou a perfuração de um poço artesiano no bairro de Independência, no segundo, o parlamentar solicitou a construção de uma ponte no Povoado Veloso, na indicação, o edil postulou tambores de lixo em locais específico no município. 

Água, todos sabem que essa é uma necessidade de todo o município, porém, hoje coloco esse requerimento, em favor do povo de Independência, solicito ao poder executivo a perfuração de um poço artesiano para dá mais qualidade de vida aos nossos irmãos de Independência, Povoado Veloso, os moradores de lá todos os anos no período do inverno sofre, pois a ponte interliga o povoado aos demais cai, todos os anos a ponte desaba, isso nos levou a colocar esse requerimento para ajudar os moradores do povoado, uma ponte nova, dará a eles alegria, e mais dignidade, disse o camarista. 

VEREADORA VANESSA MURAD 

Vanessa Murad

A parlamentar apresentou duas indicações e um requerimento, na primeira indicação, Vanessa Murad, indicou o povoado São João das Neves para ser asfaltado, na segunda, solicitou ao chefe do poder executivo a conclusão da Creche do município, no requerimento, a vereadora requisitou a construção do Mercado Público Municipal.

A pavimentação asfáltica deve chegar a nossa zona rural, e o povoado São João das Neves pode ser o primeiro a ser contemplado, é isso que queremos, pois com asfalto a poeira acaba, o povo ganha mais qualidade de vida, a outra indicação é a creche, a conclusão da mesma irá trazer grande benefícios para toda a comunidade, principalmente as mães que precisa trabalhar fora de casa, a realidade hoje é que elas não tem onde deixar os seus filhos, com a creche elas terão um lugar seguro e para deixar as crianças, Matadouro, importantíssimo para o município, hoje Peritoró, não tem  um local adequado para abater os animais, com a construção do matadouro, passaremos a ter um local organizado e a carne passará a ter mais qualidade, pontuo a vereadora.

VEREADORA CAMILA DO CHICO MIGUEL 

Camila do Chico Miguel

Camila do Chico Miguel, fez duas indicações e um requerimento, na indicação de número 017/2021, impetra ao chefe do poder executivo a colocação de placas indicativas nas ruas, praças e avenidas de Peritoró, em cumprimento ao que determina a lei municipal de número 209/2019, e na indicação de número 016/2021, a vereadora solicita um bueiro para a rua da granja. No requerimento de número 014/2021, a parlamentar requer a construção de uma ponte sobre o rio Peritoró na Br-316.

Pensando em ofertar mais seguranças aos pedestre, ciclista que necessitam trafegar pela ponte diariamente, fizemos o requerimento ao gestor municipal solicitando a construção da passarela sobre o Rio Peritoró, acha vista que a BR-316 é uma das mais movimentadas que corta a nossa cidade, com a construção da passarela  todos aqueles que precisarem fazer traversita terão mais segurança, além impactar a estética da cidade, com relação a indicação de n°017/2021, as placas também irão dá mais segurança para todos os peritoroenses que circula pelas as ruas da cidade, elas poderão evitar futuro acidentes, no diz respeito ao bueiro, estamos no período chuvoso, tudo fica mais complicado em virtude das chuvas, o bueiro vai ajudar a água escorrer com mais facilidades, isso vai diminui os transtornos para os moradores, recitou a vereadora 

VEREADOR NALDO LISBOA 

Naldo Lisboa, apresentou uma indicação de número 015/2021, requerendo uma reforma de uma ponte no povoado Santa Rosa, que liga ao povoado Levada. 

A manutenção da ponte trará benefícios para todos que precisam trafegar pela aquela estrada, assim como também a reforma da ponte pode evitar acidentes, disse o vereador 

VEREADOR SALES DA ITAMARASOM 

Sales subiu a tribuna da Câmara para apresentar duas indicações e um requerimento, na indicação de número 008/2021, o vereador solicita que seja feita melhorias da estrada do povoado de São José dos Clementes, que liga ao povoado São Benedito do Elcias na margem da BR-316, e na indicção de número 007/2021, o parlamentar requer a perfuração de um poço artesiano na escola municipal de São Benedito do Elcias.

O requerimento de número 009/2021, solicita a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Povoado São Benedito do Elcias, zona rural de Peritoró-MA.

Visto que os moradores quando buscam atendimento, são obrigados a deslocarem-se para a sede do município, quando forem acometidos de alguma enfermidade cujo o tratamento seja simples e não exija procedimento de maior complexidade a UBS no Povoado, traria benefício ao povo dessa região, acerca do poço artesiano, uma vez que água é um bem essencial para a vida e de fundamental suprir  a necessidade da comunidade, agora a estrada, está em péssima condições, o que cria enorme dificuldades para as pessoas que precisam trafegar pela a mesma, principalmente para os produtores que precisam escoar sua safra nesta época do ano, proferiu o vereador.

VEREADOR WALDIR COLLARES 

O parlamentar apresentou uma indicação de número 011/2021, que solicita a construção do muro da Escola São Benedito do Elcias, e a de número 012/2021, que prever a construção do muro da Escola do Povoado Piranha.

As indicações buscam dá mais segurança para a comunidade escolar, pois da forma que está, todo tipo de animal está invadido a Escola, com muro, é mais segurança para todos, relatou o vereador.

 

 

Notícia Geral

INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: PREFEITA NILSILENE DO LIORNE FAZ ENTREGA DE TABLETS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

A prefeita está modernizando os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde, uma vez que os tablets servirão para que possam ampliar e otimizar o trabalho dos ACS’s, assim como os notebooks, servirão para a implantação do prontuário eletrônico (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde.

Publicado

em

Por

A prefeita Nilsilene do Liorne entregou na tarde da última quarta-feira 22 de setembro, tablets,  kit do Agente Comunitário de Saúde-ACS, que  é composto por uma mochila, colete, blusa, protetor solar e um notebook para cada Unidade Básica de Saúde.

A prefeita está modernizando os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde, uma vez que os tablets servirão para que possam ampliar e otimizar o trabalho dos ACS’s, assim como os notebooks, servirão para a implantação do prontuário eletrônico (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde.

Os ACS’s, antes usavam papéis para coletar dados, agora passarão a usar a tecnologia para desenvolver os seus trabalhos, com auxílio dos tablets.  Mais de setentas ACS’s, receberam tablets.

“Uma festa muito grande dos ACS’s, que lutam dia a dia no sol quente e agora uma vantagem, que vai abandonar agora o papel e a caneta, vai ser muito mais simples, mais ágil, Vai facilitar 100% a vida no termo de visita domiciliar, então parabéns pra eles, pra nossa prefeita que está proporcionando isso”, frisou o secretário adjunto de Saúde, Messias Menezes.

“Agradecer a nossa prefeita por essa oportunidade que está nos dando de trabalhar melhor pra nossa sociedade, pela localidade na qual nós trabalhamos, acredito que será bem mais fácil pra nós trabalharmos, porque a medida que a gente for usando o tablet, a gente já vai estar informando toda situação da comunidade do indivíduo, da família”, disse o Agente de Saúde, Robson Paiva.

“Eu avalio como um momento único para nossa categoria, porque os tablets, agora a informatização, a gente vai conseguir jogar nossas produções em tempo real ao sistema, sendo que os papéis dificultam as vezes, pegar um sereno, molhava, acabava danificando um dia de trabalho pra gente, as vezes perdíamos, Mas agora com os tablets a gente crer que vai melhorar, vai melhorar para as nossas famílias que a gente acompanha e também vai melhorar para o município, porque nós temos indicadores para ser alcançados e com os tablets agora, a inovação da informática, as UBS’s informatizadas, então vai melhorar muito o atendimento da saúde do nosso município e no que depender da categoria, a gente vai contribuir muito com isso”, concluiu a Delegada Sindical dos Agentes de Saúde, Antonia Edna.

Continuar Lendo

Notícia Geral

Em Pedreiras, jovem é morto a tiros dentro de salão de beleza

O crime aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (24).

Publicado

em

Por

Um jovem identificado como Felipe Allan Rodrigues da Silva, 19 anos, morador da Travessa da Estrela, foi assassinado com cerca de cinco tiros no final da tarde desta sexta-feira (24) na Rua da Ponte, Bairro Matadouro, em Pedreiras.
De acordo com as informações de testemunhas, a vítima estava em um salão de beleza cortando o cabelo quando foi surpreendido por dois elementos que chegaram e atiraram várias vezes. Felipe Allan morreu ainda no local do crime.

Ainda de acordo com as informações, os autores do homicídio teriam chegado ao local de bicicleta e fugido logo após cometerem o homicídio.

A Polícia Militar chegou imediatamente ao local e realiza rondas no sentido de localizar os criminosos.

O Blog do Coutinho Neto recebeu uma informação que a vitima também estava armada com um revólver calibre 38 que foi encontrado no local.

Aguardando mais informações.

Fonte blog do Coutinho Neto

Continuar Lendo

Notícia Geral

Polícia prende em Pirapemas neto que agredia os avós

De acordo com informações apuradas, o autor é neto das vítimas e ficava com os cartões para sacar as aposentadorias, mas não lhes repassava os valores dos benefícios e utilizava os recursos em benefício próprio.

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), Secretaria Municipal de Assistência Social de Pirapemas (Semas) e as Polícias Civil e Militar, realizaram uma ação conjunta que culminou na prisão em flagrante de um homem, acusado de maus tratos permanentes contra um casal de idosos.

De acordo com informações apuradas, o autor é neto das vítimas e ficava com os cartões para sacar as aposentadorias, mas não lhes repassava os valores dos benefícios e utilizava os recursos em benefício próprio. Ele também é acusado de retirar R$ 5 mil da conta da avó, impedindo-a de ter acesso ao seu próprio dinheiro e de comprar os suprimentos necessários para ela e seu marido.

Apesar de ser responsável pelas vítimas, o acusado os mantinha em condições insalubres e sem estrutura necessária para locomoção, faltando, inclusive, comida e medicações, dentre outras necessidades básicas.

De acordo com o promotor de justiça titular da comarca de Cantanhede e que também responde pelo termo judiciário de Pirapemas, Márcio Antônio Alves de Oliveira, os idosos foram encontrados em situação precária. “A prisão do agressor é fundamental para cessar os maus tratos e evitar lesões ainda mais graves, ou mesmo a morte dos idosos em virtude dos maus tratos, além de possíveis retaliações”, disse.

membro do MPMA também oficializou a Semas para que o caso seja acompanhado e para que as informações atualizadas sejam repassadas em até 10 dias.

Confirmado os maus tratos aos idosos, a pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para 1 a 4 anos de reclusão. Por fim, se o resultado for morte, a pena é de 4 a 12 anos de reclusão.

Fonte: Minard

Continuar Lendo

Destaques da Semana