Connect with us
Hora

Notícia Geral

LESGISLATIVO PERITOROENSE REALIZA A SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA

Sob a Presidência da  vereadora  Cristiane do Agamenon, a Câmara Municipal de Peritoró-MA,  realizou mais uma Sessão Ordinária do primeiro período legislativo.

Publicado

em

Sob a Presidência da  vereadora  Cristiane do Agamenon, a Câmara Municipal de Peritoró-MA,  realizou mais uma Sessão Ordinária do primeiro período legislativo.

Cristiane do Agamenon

Dos 11 vereadores que compõem a Casa, apenas a  vereadora Lurdes da Cerâmica  não estava presente justificando anteriormente a sua ausência. Como sempre, a Reunião foi marcada por um clima de tranquilidade, onde os vereadores defenderam seus projetos e pronunciamentos, aprovando matérias de sumo interesse da comunidade, dentro do que constava na pauta.

A  reunião foi bastante substanciada por aprovação de requerimentos e indicações conforme numeramos a seguir:

VEREADOR LÉO DA ASSISTÊNCIA 

Vereador Léo da Assistência usando a tribuna da Câmara

Vereador Léo da Assistência usando a tribuna da Câmara

Indicou a instalação de vídeo monitoramento em pontos estratégico  do município, e que seja disponibilizado uma ambulância para ficar permanentemente da Unidade Básica de Saúde do distrito de Independência. 

O distrito de Independência fica a dez quilômetros da sede do município, isso dificulta a vida daqueles que vierem precisar dos serviços da ambulância, sabemos que tem o Samu, porém, entendemos que nem sempre o serviço  de atendimento móvel de urgência vai poder socorrer um paciente que esteja precisando de cuidados, tendo em vista que ao redor do distrito de Independência têm vários Povoados, portanto, uma ambulância a disposição da UBS de Independência ajudará a todos.

Sobre o vídeo monitoramento, é uma tendência a ser seguida, uma vez instalado vai dá mais segurança aos peritoroenses, ainda vale apena lembrar que moramos em um entroncamento, ou seja, a circulação de veículos é intensa, e claro, o vídeo monitoramento irá ajudar as autoridades nos possíveis crimes ocorridos em nosso município, só temos a ganhar com esse equipamento, frisou o vereador.

VEREADOR CHICÃO DA R.A

Chicão da R.A

Solicitou a pavimentação asfáltica das ruas da Palmeira e  da Cibrazém, e apresentou um requerimento para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Felipinho. 

As pavimentações das ruas é um desejo antigo dos moradores, hoje colocamos essas indicações que  representa a vontade do povo, ruas pavimentas, é mais qualidade de vida, certamente os moradores ficarão radiante de felicidade em ter suas ruas asfaltadas, acreditamos que o prefeito Dr. Júnior irá executar essa obra para o povo, outro desejo do povo é a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Felipinho, a UBS, é necessária em virtude da grande população que hoje tem o bairro do Felipinho, com a UBS no bairro, o atendimento será muito mais rápido, é mais saúde ao nosso povo, destacou Chicão da R.A

VEREADOR JEIEL MARCOS 

Jeiel Marcos, fez dois requerimentos e uma indicação, no primeiro requerimento, o vereador requisitou a perfuração de um poço artesiano no bairro de Independência, no segundo, o parlamentar solicitou a construção de uma ponte no Povoado Veloso, na indicação, o edil postulou tambores de lixo em locais específico no município. 

Água, todos sabem que essa é uma necessidade de todo o município, porém, hoje coloco esse requerimento, em favor do povo de Independência, solicito ao poder executivo a perfuração de um poço artesiano para dá mais qualidade de vida aos nossos irmãos de Independência, Povoado Veloso, os moradores de lá todos os anos no período do inverno sofre, pois a ponte interliga o povoado aos demais cai, todos os anos a ponte desaba, isso nos levou a colocar esse requerimento para ajudar os moradores do povoado, uma ponte nova, dará a eles alegria, e mais dignidade, disse o camarista. 

VEREADORA VANESSA MURAD 

Vanessa Murad

A parlamentar apresentou duas indicações e um requerimento, na primeira indicação, Vanessa Murad, indicou o povoado São João das Neves para ser asfaltado, na segunda, solicitou ao chefe do poder executivo a conclusão da Creche do município, no requerimento, a vereadora requisitou a construção do Mercado Público Municipal.

A pavimentação asfáltica deve chegar a nossa zona rural, e o povoado São João das Neves pode ser o primeiro a ser contemplado, é isso que queremos, pois com asfalto a poeira acaba, o povo ganha mais qualidade de vida, a outra indicação é a creche, a conclusão da mesma irá trazer grande benefícios para toda a comunidade, principalmente as mães que precisa trabalhar fora de casa, a realidade hoje é que elas não tem onde deixar os seus filhos, com a creche elas terão um lugar seguro e para deixar as crianças, Matadouro, importantíssimo para o município, hoje Peritoró, não tem  um local adequado para abater os animais, com a construção do matadouro, passaremos a ter um local organizado e a carne passará a ter mais qualidade, pontuo a vereadora.

VEREADORA CAMILA DO CHICO MIGUEL 

Camila do Chico Miguel

Camila do Chico Miguel, fez duas indicações e um requerimento, na indicação de número 017/2021, impetra ao chefe do poder executivo a colocação de placas indicativas nas ruas, praças e avenidas de Peritoró, em cumprimento ao que determina a lei municipal de número 209/2019, e na indicação de número 016/2021, a vereadora solicita um bueiro para a rua da granja. No requerimento de número 014/2021, a parlamentar requer a construção de uma ponte sobre o rio Peritoró na Br-316.

Pensando em ofertar mais seguranças aos pedestre, ciclista que necessitam trafegar pela ponte diariamente, fizemos o requerimento ao gestor municipal solicitando a construção da passarela sobre o Rio Peritoró, acha vista que a BR-316 é uma das mais movimentadas que corta a nossa cidade, com a construção da passarela  todos aqueles que precisarem fazer traversita terão mais segurança, além impactar a estética da cidade, com relação a indicação de n°017/2021, as placas também irão dá mais segurança para todos os peritoroenses que circula pelas as ruas da cidade, elas poderão evitar futuro acidentes, no diz respeito ao bueiro, estamos no período chuvoso, tudo fica mais complicado em virtude das chuvas, o bueiro vai ajudar a água escorrer com mais facilidades, isso vai diminui os transtornos para os moradores, recitou a vereadora 

VEREADOR NALDO LISBOA 

Naldo Lisboa, apresentou uma indicação de número 015/2021, requerendo uma reforma de uma ponte no povoado Santa Rosa, que liga ao povoado Levada. 

A manutenção da ponte trará benefícios para todos que precisam trafegar pela aquela estrada, assim como também a reforma da ponte pode evitar acidentes, disse o vereador 

VEREADOR SALES DA ITAMARASOM 

Sales subiu a tribuna da Câmara para apresentar duas indicações e um requerimento, na indicação de número 008/2021, o vereador solicita que seja feita melhorias da estrada do povoado de São José dos Clementes, que liga ao povoado São Benedito do Elcias na margem da BR-316, e na indicção de número 007/2021, o parlamentar requer a perfuração de um poço artesiano na escola municipal de São Benedito do Elcias.

O requerimento de número 009/2021, solicita a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Povoado São Benedito do Elcias, zona rural de Peritoró-MA.

Visto que os moradores quando buscam atendimento, são obrigados a deslocarem-se para a sede do município, quando forem acometidos de alguma enfermidade cujo o tratamento seja simples e não exija procedimento de maior complexidade a UBS no Povoado, traria benefício ao povo dessa região, acerca do poço artesiano, uma vez que água é um bem essencial para a vida e de fundamental suprir  a necessidade da comunidade, agora a estrada, está em péssima condições, o que cria enorme dificuldades para as pessoas que precisam trafegar pela a mesma, principalmente para os produtores que precisam escoar sua safra nesta época do ano, proferiu o vereador.

VEREADOR WALDIR COLLARES 

O parlamentar apresentou uma indicação de número 011/2021, que solicita a construção do muro da Escola São Benedito do Elcias, e a de número 012/2021, que prever a construção do muro da Escola do Povoado Piranha.

As indicações buscam dá mais segurança para a comunidade escolar, pois da forma que está, todo tipo de animal está invadido a Escola, com muro, é mais segurança para todos, relatou o vereador.

 

 

Notícia Geral

É hoje! música gospel na live cultural dos 125 anos de Codó

Transmissão pelo canal do YouTube CULTURADECODO

Publicado

em

Por

Nesta segunda-feira (19), quarto dia de programação especial da Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria de Juventude, Cultura e Igualdade Racial.

As apresentações contarão com a presença de cantores e bandas do seguimento gospel, serão 3 dias de apresentações dos cantores e bandas evangélicas, dias 19, 20 e 21 de abril, em comemoração aos 125 anos de Codó.

Participação de Bandas Ministeriais e Cantores (as) solos do seguimento evangélico.

Dia 19 ( segunda )

18h30 às 18h50 – Daniel Sena
19h às 19h20 – Diogo Bass
19h30 às 19h50 – Taline Holanda
20h às 20h20 – Irmão Carlos Henrique.
20h30 às 20h50 – Zé Maria
21h às 21h20 – Natali Nartene

21h30 às 22h30 – Ministério IBANMIC

Dia 20 ( terça )

18h30 às 18h50 – Cantor Rodrigues
19h às 19h20 – Michelane Lima
19h30 às 19h50 – Magno Freitas
20h às 20h20 – Wagno Cristão
20h30 às 20h50 – Cleudiane Almeida
21h às 21h20 – Nicoly Souza

21h30 às 22h30 Ministério Levita

Dia 21 ( Quarta )

18h30 às 18h50 – Elicio Marques
19h às 19h20 – Erica Fontes
19h30 às 19h50 – Nilde Lima
20h às 20h20 – Zaira Verônica
20h30 às 20h50 – Andre Medeiros
21h às 21h20 – Joice Vitória
21h30 às 21h50 – Taciane Lima

22h as 23h – Banda Nova Estrada

Continuar Lendo

Notícia Geral

Dr. Suelson Sales, ex-Secretário de Saúde do governo Francisco Nagib, poderá ser o novo Secretário de Saúde do governo Dr. Zé Francisco

Fato ou fake? Dr. Mário Braga vai cair?

Publicado

em

Por

Dr. Mário Braga vai cair?
No governo do prefeito de Codó Dr. Zé Francisco, circula nos bastidores a informação que Dr. Mário Braga, médico e atual Secretário de Saúde do município, poderá cair, se isso realmente acontecer, será o primeiro secretário a ser substituído, isso mostra a fragilidade do governo.

Para o seu lugar, existe a especulação do ex-Secretário de Saúde de Codó, o advogado Dr. Suelson Sales ser cogitado a assumir a pasta, isso é o que consta nos bastidores político da cidade de Codó, aguardamos nas próximas horas para que essas informações se confirmem ou não. Será?

Continuar Lendo

Notícia Geral

Vereador Tiago Lopes lidera oposição e veta Projeto na Câmara Municipal de Lago do Junco-MA

Em Lago do Junco, vereadores de oposição vetam Projeto.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira, 16 de abril, às 08h:00min, foi realizada a sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores do município de Lago do Junco-MA. Foi colocado em votação o Projeto de Lei e parecer de número 001/2021 que o vereador Tiago Lopes e demais vereadores de oposição votaram contra, em virtude do município ter mais de dez anos sem concurso público.

Além disso, o voto do vereador Zeca Leopoldo (PT), foi impugnado pelo grupo de vereadores oposicionistas, o motivo foi que o vereador Zeca, chegou mais de trinta minutos atrasado na sessão, a sessão também contou com a presença do Dr. Enoc Lopes, advogado e ex-prefeito do município de Lago do Junco.

“Rejeitamos o projeto em razão do município ter mais de dez anos sem a realização de concurso público, a contratação da forma como eles querem fazer fere o artigo trinta e sete da constituição federal, bem como o regimento interno, o vereador Zeca Leopoldo chegou mais e trinta minutos atrasado, razão pela qual nós vereadores de oposição vetamos o voto dele, ora, só temos sessão uma vez na semana, todos são avisados com sete dias antes, ainda assim, o companheiro atrasa, é uma falta de respeito com o povo e com seus colegas que fazem um grande esforço para chegarem no horário”, disse Tiago Lopes, advogado e vereador do município.

Continuar Lendo

Destaques da Semana