Connect with us
Hora

Saúde

Maranhão chega a 372.118 casos e 10.399 óbitos por Covid-19

Foram registrados 105 casos e duas mortes nas últimas 24 horas.

Publicado

em

Na segunda-feira (10), o Maranhão chegou a 372.118 casos e 10.399 óbitos por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Foram registrados 105 casos e duas mortes nas últimas 24 horas. Dos novos casos registrados, 9 foram na Grande Ilha de São Luís, 3 em Imperatriz e 93 nas demais regiões do estado.

As mortes foram registradas em Chapadinha e Estreito. Ambas não ocorreram nas últimas 24 horas, mas foram registradas em dia e/ou semana anterior, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

O número de casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) teve uma nova alta e chegou a 2.719. Desse número, 2.536 estão orientados a ficar em isolamento domiciliar, 97 estão internadas em enfermarias e 86 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte – g1 Maranhão

Saúde

Piso salarial da Enfermagem é aprovado por deputados federais

Texto define o valor de R$ 4.750 como salário mínimo inicial para os enfermeiros

Publicado

em

Por

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.

“Conforme assumido com a enfermagem brasileira, não será na semana que vem que este projeto seguirá para sanção presidencial, mas sim tão logo garantirmos o respectivo financiamento”, disse a relatora da proposta, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

A deputada informou que o piso salarial somente irá à sanção presidencial após a votação da PEC 122/15, do Senado, que proíbe a União de criar despesas aos demais entes federativos sem prever a transferência de recursos para o custeio.

Piso aprovado

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

A votação da proposta foi acompanhada de perto por representantes da categoria, que também participaram pela manhã de uma sessão solene no Plenário em homenagem à Semana Brasileira da Enfermagem.

– Com informações da Agência Câmara de Notícias

Continuar Lendo

Saúde

Maranhão completa uma semana sem registro de mortes por Covid-19

Número de casos na última semana somaram 2.093 em todo o estado e está em tendência de queda.

Publicado

em

Por

O Maranhão completou neste domingo (3) uma semana sem registro de mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os registros são de 28 de março a 3 de abril e foram obtidos a partir do boletim epidemiológico que é divulgado diariamente pela pasta.

Na mesma semana, foram 2.093 casos registrados da doença e está em tendência de queda. Neste domingo (3), 18 foram registrados na Ilha de São Luís e 4 nas remais regiões do estado.

Segundo a secretaria, o número de casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) caiu e chegou a 2.943. Desses, 2.910 pacientes foram orientados a ficar em isolamento domiciliar, 17 estão internados em enfermarias e 16 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Recuperados e testes

Até o momento, 412.476 pacientes já se recuperaram da Covid-19. Ao todo, a Secretaria de Saúde diz que já foram realizados 1.046.865 testes (rede privada + pública) para a Covid-19, sendo que 692.994 casos foram descartados. O número de casos suspeitos atuais é de 568.

Fonte – g1 Maranhão

Continuar Lendo

Saúde

Felipe Camarão testa novamente positivo para a covid-19

Secretário de Educação Felipe Camarão testou positivo

Publicado

em

Por

"Felipe Camarão testa novamente positivo para a covid-19 "

Foto Reprodução: Twitter

O anúncio foi feito pelo próprio Secretário de Educação, Felipe Camarão, pelas redes sociais, no início da tarde desta quarta-feira (9).

Continuar Lendo

Destaques da Semana