MÁVIO ROCHA PARTICIPA DA AGRTEC EM BARREIRINHAS

Notícia Geral

Iniciou-se na manhã desta quarta-feira (06/11) a abertura da 19ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em Barreirinhas. O evento acontece no antigo aeroporto do município e atenderá agricultores dos territórios Munim, Lençóis e Delta, e se estende até sexta-feira (08/11).

Mávio Rocha, Júlio Cesar Mendonça e Fávio Dino

Participaram na solenidade de abertura na manhã de quarta-feira, 6 de novembro,  lideranças políticas e entidades empresariais,  Flávio Dino, governador do Estado, Amílcar Rocha, superintendente de articulação do governo do Estado em Barreirinhas, o  deputado estadual Adelmo Soares, o , Júlio Mendonça, secretário  da Agricultura familiar-Saf, Mávio Rocha, secretário adjunto da Saf, Prefeitos de Tutóia, Barreirinhas, Paulino Neves, Primeira Cruz, Humberto de Campos), e (Representantes do SENAI, FAEMA/SENAR, SEBRAE).

Para programação de 3 dias, há espaço de comércio de alimentos produzidos por agricultores atendidos pelo Sistema SAF; exposição de itens do artesanato e demais produtos dos municípios dos territórios incluídos; mostra de animais de pequeno porte; e demonstração de tecnologias simples no espaço tecnológico. Há ainda, acesso a benefícios como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), emitido pelo Sistema SAF; e as orientações para emissão de notas fiscais, certidões e cadastro do produtor rural, oferecidos pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Barreirinhas é o município maranhense com o maior número de assentamentos estaduais – são mais de 60. A feira dará acesso à formação e informação deste segmento.

Para a realização da Agritec foram mobilizados representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barreirinhas e dos municípios adjacentes.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (Sistema SAF), formado pela SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Conta, ainda, com parceria da Prefeitura de Barreirinhas, Sebrae, Embrapa, Senar e movimentos sociais.

Estímulo ao Emprego e Renda

Entre 2015 e 2019, foram realizadas 18 Agritecs em 18 municípios do Maranhão, capacitando mais de 30 mil pessoas e movimentando R$ 1,8 milhão em comercializações. No período, foram firmados contratos de mais de R$ 25 milhões com instituições financeiras, atendendo agricultores familiares que buscavam financiamento rural. A feira se consolidou como um dos maiores eventos do setor da agricultura familiar, envolvendo e mobilizando várias secretarias estaduais e órgãos estaduais e municipais na prestação de serviços à população.