Mistério Público Eleitoral denuncia Prefeito Tema e deputado estadual Fernando Pessoa por propaganda eleitoral antecipada em Tuntum

Mistério Público Eleitoral denuncia Prefeito Tema e o deputado estadual Fernando Pessoa por propaganda eleitoral antecipada em Tuntum

Política

O Ministério Público Eleitoral do Maranhão através do promotor Wlademir Soares de Oliveira protocolou na manhã de terça-feira, 28 de Julho, uma Representação contra o prefeito de Tuntum Cleomar Tema e contra os dois pré-candidatos a prefeitos daquele município, sendo eles, o deputado estadual Fernando Pessoa e o empresário Dida do Tio Luis pela prática de propaganda e campanha eleitoral antecipada.

Segundo o promotor Wlademir Soares, a propaganda eleitoral antecipada está se dando em Tuntum por meio de caminhadas e carreatas com utilização de carros de som. O MPE relata ainda na Representação junto ao Poder Judiciário que, nos dias 24 e 25 de julho, com mensagens através de músicas, ambos os pré-candidatos foram beneficiados com propaganda irregular através de seus correligionários.

O promotor relata ainda que tais eventos além de ferir o Código Eleitoral, põe  em risco a saúde coletiva do povo de Tuntum, em meio à pandemia do novo Coronavírus. 

 

O MPE citou na Representação trechos de mensagens que circularam em carros de som nos últimos dias na cidade de Tuntum. Veja abaixo;

“Eu estou cansado de quem não pensa no povo, tá nem aí, eles só pensam em enricar, já pulei, estou do lado de cá”.

Cobra não manda, quem manda é labigó, onde é que as cobras vão parar, alerta povo, deixa os cobras de lado..”

Quanto ao prefeito Cleomar Tema, o Ministério Público Eleitoral classifica ele como colaborador de tais atos, chegando, a descumprir com os Decretos que impedem aglomeração de pessoas. Tema tem comparecido como linha de frente de todos os eventos em favor do seu pré-candidato Dida do Tio Luís.

No último final de semana, o prefeito Tema discursou perante uma quantidade expressiva de pessoas. O evento parecia um comício de campanha eleitoral. Tema chegou a insultar policiais militares e disse que lugar de bandido é na cidade de Barra do Corda.

O Ministério Público Eleitoral pede a interrupção imediata de visitas por parte de pré-candidatos às residências e reuniões em qualquer espaço público ou privado, antecedidas ou seguidas de caminhadas e carreatas com uso de carro de som, motocicleta com som, bicicleta com som, carroça com tração animal, trio elétrico, paredão e outros meios sonoros.

Pede ainda que caso, algum dos pré-candidatos descumpra a decisão judicial, caso a Representação do MPE seja aceita, recebam condenação e multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

O promotor Wlademir Soares pede ainda que seja solicitado reforço policial para as eleições no município de Tuntum em 15 de novembro.

A Representação do Ministério Público Eleitoral será analisada e julgada pelo juiz Eleitoral, Raniel Barros.