Connect with us
Hora

Notícia Geral

Morre aos 106 anos Bita do Barão o ” Babalorixá ” mais famoso do Brasil

Publicado

em

Morreu no início da tarde desta quinta-feira (18), o Mestre Bita de Barão, aos 106 anos. Pai Bita, como era chamado em Codo, estava internado em hospital particular de Teresina.

O pai de santo mais requisitado do Maranhão e um dos mais conhecidos do Brasil estava internado há dez dias e o quadro de saúde dele se agravou hoje.

A trajetória do pai de santo Bita do Barão

Conhecido internacionalmente, Wilson Nonato de Souza (106 anos), mais conhecido como Bita do Barão, é um famoso pai de santo de Codó, interior do Maranhão. O umbandista recebeu do ex-presidente José Sarney o título de Comendador da República, na década de 1980.

Filho de Cirilo Bispo de Souza (caxiense) e Olívia Ferreira de Souza, Bita do Barão nasceu no dia 10 de julho de 1912. Iniciou-se nos cultos afros aos 5 anos de idade, realizando trabalhos espirituais na localidade Santo Antônio dos Pretos, zona rural de Codó.

O pai de santo revelou que na infância ganhou do padrinho o apelido de “Bita” devido ser uma criança muito agitada. A palavra significa bode, no linguajar da cidade. O nome “Barão” recebeu por causa da entidade que diz incorporar desde os 15 anos de idade, o Barão de Guaré.

O pai de santo é fundador da Tenda Espírita de Umbanda Rainha de Iemanjá. No local, que funciona desde o dia 24 de junho de 1954, acontece anualmente dois grandes eventos: Festejo aos Santos e Orixás, realizado no mês de agosto, e o Festejo de Santa Bárbara, comemorado em dezembro. Milhares de pessoas, incluindo turistas de outros países, visitam Codó todos os anos para acompanhar as duas festas.

Adepto do Terecô, uma das religiões afro-brasileiras praticadas pelos umbandistas codoenses, Bita do Barão também é conhecido no Brasil por sua proximidade com a família Sarney. Dentre as diversas histórias, contam que o pai de santo teria feito um despacho para que José Sarney assumisse o lugar de Tancredo Neves, morto no dia 21 de abril de 1985. Em entrevista ao jornalista Arthur Veríssimo, no ano de 2015, o umbandista negou a informação.

“Não, senhor. E, se tivesse feito, não falaria. Não tenho nada a ver com isso e não quero nem falar. Que Deus tenha o Tancredo lá junto dele, pronto”,disse.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, é madrinha de batismo da neta de Bita do Barão. Sempre que passa por Codó, ela faz questão de visitar a residência do pai de santo.

O mais popular pai de santo do Maranhão conseguiu, no dia 06 de agosto de 2015, mudar o seu nome de batismo. O juiz Holídice Cantanhêde Barros autorizou a mudança e o umbandista passou a assinar como Wilson Nonato Bita do Barão de Sousa.

Famoso no Brasil e respeitado em varias partes do mundo, o babalorixá já recebeu em sua tenda artistas, políticos e empresários conhecidos.

Nesta quinta-feira (18), várias caravanas estão previstas com destino a Codó.

SOBRE A IDADE DELE

De acordo com o livro Encantaria de Barba Soeira, da Antropóloga maranhense Mundicarmo Ferretti, Wilson Nonato de Sousa, o bita do Barão, nasceu em 10 de julho de 1932, na zona rural de Codó, e, neste contexto, morreu aos 86 anos de idade, muito embora sua idade seja alvo de um dos grandes mistérios que envolvia uma das figuras mais carismáticas que Codó já produziu. 

Mas veja a publicação de outro site:

Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, tinha 108 anos de idade, segundo a família. Considerado um dos pais de Santo mais influentes do País, Bita era natural de Codó (MA) e ganhou fama nacionalmente ao atender em seu terreiro personalidades políticas. A informação é do Cidadeverde.com. Ou seja, existe uma dúvida sobre sua idade.  

 

Continuar Lendo

Notícia Geral

Em Poção de Pedras, homem é preso acusado de estuprar e matar criança em Goiás

A prisão aconteceu na última quarta-feira (16) por volta das 12 horas.

Publicado

em

Por

Na manhã desta quarta-feira (16/06), por volta das 12 horas, a Polícia Civil do Estado do Maranhão, por meio da Delegacia Regional de Pedreiras, prendeu por meio da “Operação Acalento” o elemento das iniciais C.S.S., 47 anos, em cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pelo juízo de direito da comarca de Catalão/GO.

O indivíduo é acusado da possível prática do crime de estupro de vulnerável com resultado de morte, praticado no dia 09/12/2013, nas imediações de uma construção que ficava situada no bairro Paineiras, município de Catalão.

Na época, ele teria estuprado e matado a garota Yasmin de Sousa Silva, 08 anos. A garota foi encontrada dentro da construção de uma casa na região Sudeste de Goiás.

O Homem preso foi localizado na zona rural do município de Poção de Pedras/MA. Após as formalidades legais o preso será encaminhado para a UPR de Pedreiras, local onde estará à disposição da justiça.

A Polícia Civil do Estado de Goiás já foi comunicada sobre a prisão.

Fonte: Blog do Coutinho Neto

Continuar Lendo

Notícia Geral

Deputado Zito Rolim solicita ao MEC o credenciamento das Instituições de Ensino Superior em Codó

O deputado solicita ao Senhor Ministro de Estado da Educação , as providências necessárias para que o MEC envie equipe técnica para visita, visando o credenciamento de duas importantes Instituições de Ensino Superior (IES) em Codó.

Publicado

em

Por

O deputado estadual Zito Rolim (PDT) protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a Indicação de número 1494/2021, solicitando ao Senhor Ministro de Estado da Educação, Professor Milton Ribeiro, as providências necessárias para que o MEC envie equipe técnica para visita, visando o credenciamento de duas importantes Instituições de Ensino Superior (IES) em Codó.

A solicitação foi encaminhada para o credenciamento do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Pitágoras, e os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Direito, Engenharia Civil e Arquitetura, do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema).

Para o deputado Zito Rolim, com o efetivo funcionamento dessas duas instituições de ensino, cujas obras, instalações e ambiências, já se encontram integralmente concluídas, o município de Codó dará um firme passo para se tornar um relevante Pólo de Educação e de Saúde no Interior do Estado, beneficiando diretamente a população de municípios da Região dos Cocais, como Timbiras, Coroatá, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Codó, além de outras cidades, que terão mais próximo de suas residências a oferta de cursos e serviços essenciais, com redução de despesas para estudantes e suas famílias.

O parlamentar ainda destacou que as IES em Codó disponibilizarão Bolsas de Estudos para os universitários, por meio do Prouni Federal e Municipal, e que, em plena atividade, essas instituições serão capazes de gerar cerca de dois mil empregos diretos, além renda para fornecedores de serviços e insumos, representando mais desenvolvimento para toda região.

Continuar Lendo

Notícia Geral

Alcântara-MA é a primeira cidade no Brasil a alcançar 100% de vacinados contra a Covid-19

O município alcançou a marca nesta quarta-feira (16).

Publicado

em

Por

A cidade de Alcântara, no Maranhão, é a primeira do Brasil a ter 100% da população vacinada com a primeira dose do imunizante contra a covid-19. O município alcançou a marca nesta 4ª feira (16.jun).

Com 204 comunidades quilombolas, totalizando 3,3 mil famílias, a cidade recebeu um carregamento de vacinas maior, por conta da priorização desta população definida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). É o que destaca o governador Flávio Dino (PCdoB-MA).

“Garantimos o acesso de toda a população-alvo à 1ª dose da vacina. Seguimos lutando para avançar em todas as regiões, com os Arraiais da Vacinação e o trabalho conjunto com os municípios”, afirma o governador.

A Secretaria de Saúde fez operação em conjunto com a Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). Enfermeiros, aplicadores, digitadores e profissionais municipais, trabalharam para o avanço do processo de vacinação.

Fonte: Sbtnews

Continuar Lendo

Destaques da Semana