Morre menino de dois anos diagnosticado com raiva humana

Notícia Geral
Morreu no início da tarde desta quarta-feira (03), o menino de dois anos que foi diagnosticado com raiva humana e estava internado no Hospital Universitário da UFMA. O caso foi confirmado no dia 06 de outubro pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), após a criança ter sido mordida por um animal silvestre no povoado Santa Rita, no município de Chapadinha.
Segundo a nota da SES, o menino ficou internado 45 dias em internação na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrico do Hospital Universitário.
O caso foi o primeiro registrado após oito anos no Maranhão. Antes, em 2013, os últimos dois casos foram notificados nos municípios de Humberto de Campos e São José de Ribamar.
Por meio de nota, o Hospital Universitário lamentou o falecimento do menino.
É com profundo pesar que o Hospital Universitário da UFMA informa o falecimento do paciente de dois anos, diagnosticado com raiva humana que estava internado em nossa unidade.
Reforçamos que estão sendo tomadas todas as providências cabíveis sobre seu caso, bem como acolhimento familiar.
Confira a nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamenta o falecimento da criança, na manhã desta quarta-feira (3), após 45 dias em internação na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrico do Hospital Universitário, na capital maranhense.
Como parte das ações de gestão estadual, a SES adotou ações imediatas a partir da notificação do caso, antes da confirmação do resultado. O Departamento de Controle de Zoonoses esteve no município de Chapadinha e permanece com o acompanhamento de vigilância na cidade, junto a Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretaria relembra, ainda, que realizou treinamento e capacitações das equipes de saúde do município, inclusive médicos, sobre manejo clínico e medidas profiláticas da raiva. Além disso, animais do povoado e regiões vizinhas foram todos vacinados, bem como as pessoas em contato com a criança também passaram pelo protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, com vacinação.