Mulher diz que foi mutilada pelo marido

Mundo

Caso volta a expor situação precária dos direitos das mulheres em país asiático, que já foi até simbolizada em capa de revista

Mulher diz que foi mutilada pelo marido
Foto — BBC – Reza Gul teve o nariz cortado e espera por um tratamento especializado na Turquia (Foto: BBC) Reza Gul teve o nariz cortado e espera por um tratamento especializado na Turquia

Uma afegã de 23 anos é uma das recentes vítimas da violência doméstica no Afeganistão – ela contou como seu marido a amarrou e cortou suas orelhas.

O caso ocorreu na província da Balkh, no norte do país. Zarina foi hospitalizada e não corre mais perigo de vida, mas obviamente ficou traumatizada.

Segundo informações da agência AFP, o marido amarrou as pernas e mãos de Zarina com seu véu e usou uma faca para mutilá-la.

Ela teria sangrado a noite toda até que um vizinho a encontrasse de manhã e a levasse até seus familiares.

“Não cometi nenhum pecado. Não sei por que meu marido fez isso comigo”, disse ela.

O agressor, segundo a polícia, está foragido.

Em entrevista à agência de notícias Pajwhok, Zarina disse que o ataque ocorreu sem motivo, pouco depois de ele despertá-la subitamente. Ela se casou aos 13 anos e disse à BBC que “as relações com o marido não eram boas”.

Em outra entrevista, Zarina contou que o marido tentou impedi-la de ver os pais, e que ela não queria mais permanecer casada.

“Ele sempre foi um homem muito desconfiado e frequentemente me acusava de conversar com outros homens quando ia visitar meus pais.”

O relato de Zarina é apenas mais um caso de violência contra as mulheres no Afeganistão que veio à tona nos últimos anos.

Em janeiro de 2016, Reza Gul teve o nariz mutilado por seu marido na província de Faryab, no nordeste do país.

Outro caso famoso ocorreu em 2015, quando uma jovem, conhecida apenas como Farkhunda, foi linchada e queimada viva por uma multidão em Cabul, a capital afegã, depois de ser acusada falsamente de queimar uma cópia do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.

Em mais um episódio de violência, Aisha, que tinha apenas 18 anos, teve o rosto desfigurado pelo marido após tentar fugir. Ela, que depois foi capa da revista americana Time em 2010, ficou sem o nariz e as orelhas.

O Afeganistão vem tentando aprovar leis para proteger mulheres da violência doméstica.

Durante o governo do presidente Hamid Karzai (2004-2014), o Legislativo passou pacotes de medidas, mas elas nunca foram chanceladas pelo Executivo.
Em 2014, Karzai pediu mudanças na legislação que críticos disseram ser prejudiciais às vítimas.

Ashraf Ghani, o sucessor de Karzai, tampouco deu sua chancela à mais nova versão da lei, aprovada pelo parlamento no final do ano passado.
O Afeganistão frequentemente figura nos primeiros lugares nas listas de países com maior incidência de violência de gênero. 

FONTE: G1