Municípios do Maranhão vão receber melhorias sanitárias, garante Senador Roberto Rocha

Notícia Geral

Recursos foram empenhados e quando forem liberados serão aplicados em instalações hidrossanitárias para viabilizar água limpa e esgoto tratado.

A parceria de trabalho entre o senador Roberto Rocha (PSDB) e o Governo Federal tem gerado resultados bastante promissores ao povo do Maranhão. E nesta semana, o parlamentar maranhense anunciou o empenho R$ 20 milhões para a implementação de melhorias sanitárias em diversos municípios do estado. Na prática, isso significa que o dinheiro está assegurado, ou seja, não poderá ser destinado para outra finalidade.

O objetivo do senador é atender as necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.

Roberto Rocha justifica que o investimento vai possibilitar que os benefícios do saneamento sejam estendidos para milhares de famílias, contribuindo para melhorar os indicadores de saúde no estado. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 88% dos maranhenses não têm coleta de esgoto e quase metade não tem acesso à água.

“Todos sabem que a falta de saneamento, ou mesmo o saneamento básico precário, cria o ambiente propício a todos os tipos de doenças. E é por esse motivo que trabalho incessantemente para destinar cada vez mais recursos para que todos os municípios maranhenses tenham acesso às melhorias sanitárias. Investir em saneamento básico, é investir na saúde e na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Roberto Rocha.